(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuva de dezembro bate recorde de 100 anos em Belo Horizonte

A capital mineira registrou um acumulado para o período de 659,4 milímetros. A média no mês era de 319,4 mm


postado em 27/12/2011 16:14 / atualizado em 27/12/2011 16:21

Com a chuva que caiu de segunda para terça-feira, Belo Horizonte chegou a marca de 659,4 milímetros acumulados para todo o mês. O volume é o maior para o período desde 1910. Para se ter uma ideia, a média esperada era de 319,4 mm, ou seja, choveu mais do que o dobro do esperado. O recorde anterior foi registrado em 1987, onde foram computados 644,4 mm.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, somente de ontem para hoje choveu na Região de Venda Nova 66,8 mm, na Oeste, 76,2 mm e no Barreiro 57,6 mm. O acumulado para o mês poderá aumentar ainda mais. “Dezembro ainda não acabou e esse número pode aumentar. A previsão é de chuva de moderada a forte em Belo Horizonte, região metropolitana, regiões da Zona da Mata, Noroeste e parte do Rio Doce”, afirma o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Jorge Moreira.

Desde o início do período chuvoso, 31 cidades mineiras já decretaram situação de emergência por causa dos temporais. Já são mais de 2 milhões de pessoas afetadas pela chuva. Destas, 7.759 ficaram desalojadas, 335 desabrigadas. Também foram registradas duas mortes e 31 pessoas ficaram feridas.

Chuvas em Belo Horizonte

Além disso, a força das águas danificou 1.952 casas e destruíram totalmente 73. Em relação as pontes, 26 foram danificadas e outras 38 destruídas.

Nesta terça-feira, o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional (Sedec), Ivan Ramos, esteve em Belo Horizonte para se reunir com representantes das cidades mineiras que decretaram situação de emergência. O objetivo do encontro foi orientá-los sobre a captação de recursos federais. O ministério não anunciou investimentos especiais em Minas, mas ensinou aos municípios a solicitação de dinheiro para obras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)