(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Florestal, na Grande BH, fica alagada após temporal


postado em 17/12/2011 07:20 / atualizado em 17/12/2011 16:28

O municípo de Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acordou debaixo d'água neste sábado. A chuva forte que atingiu a cidade acumulou cerca de 21.4 mm em poucas horas. Um ribeirão que deságua no rio Paraopeba transbordou e alagou várias casas na cidade.

De acordo com os bombeiros,  o ribeirão do Camarão teria subido um metro e meio acima do nível até atingir as residências. Oito viaturas, 42 militares, funcionários da Defesa Civil realizaram os resgates com botes e helicóptero. As famílias que moram na parte baixa do município e tiveram casas atingidas já estão sendo resgatadas. Duas pontes cederam e várias pessoas estão sem acesso à parte baixa da cidade. Pelo menos dez  famílias estão sendo abrigadas em uma escola do município devido ao comprometimento de suas residências.

A moradora Maura Lúcia Oliveira contou que desde as 2h da madrugada amigos e vizinhos não conseguiam dormir preocupados com a forte chuva. O cunhado dela chegou a resgatar uma mulher que estava sendo levada pela correnteza. Ela informou ainda que grande parte das casas está sem água para limpar todo o barro, já que a correnteza também atingiu a represa da Copasa. Não há, até o momento, registro de vítimas em decorrência do evento. No entanto, há suspeitas de que uma mulher teria sido levada pelas águas. Os órgãos oficiais ainda não confirmam.

Moradores informaram que carros de alto falante tem passado pelas ruas alertando a população que não vá  para a parte baixa da cidade, próximo à Rua Juvelino Faria, no Centro.
 
A Defesa Civil de Minas Gerais já havia alertado para a possibilidade de eventos adversos, devido a frente fria que chegou ao Estado nessa quinta feira. Segundo a coordenadoria, há possibilidade de chuvas entre 100 e 140mm até nesta segunda-feira o que aumentará os riscos de deslizamentos e alagamentos devido ao solo já estar saturado.  A precipitação prevista para Belo Horizonte neste mês de dezembro é de 319 mm. O acumulado para este mês está em torno de 306 mm.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)