(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso Paisagens Mineiras: o bucólico e o inusitado

Focadas com a criatividade do olhar, duas relíquias do patrimônio arquitetônico do estado se destacam na segunda seletiva de concurso. Entidades são premiadas com computadores


postado em 08/10/2011 06:00 / atualizado em 08/10/2011 07:05

Foto da capela de São José, do povoado Serra dos Alves, em Itabira, garantiu o primeiro lugar ao turismólogo Gabriel Salgado. Ele destinou os prêmios à Escola Estadual Professora Palmira Morais(foto: Gabriel Oliveira/Divulgação)
Foto da capela de São José, do povoado Serra dos Alves, em Itabira, garantiu o primeiro lugar ao turismólogo Gabriel Salgado. Ele destinou os prêmios à Escola Estadual Professora Palmira Morais (foto: Gabriel Oliveira/Divulgação)


Uma encanta pela simplicidade e singeleza, enquanto a outra surpreende pela imponência e riqueza de detalhes. Para se chegar à primeira, ainda pouco conhecida, o caminho nem sempre é fácil. Já a segunda, mais popular, é um dos cartões-postais do estado. Separadas por diferenças e cerca de um século de idade, as igrejas de São José, no povoado Serra dos Alves, em Itabira, e de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei, aparecem nas imagens vencedoras da segunda seletiva do concurso Paisagens Mineiras, realização do Estado de Minas com promoção dos Diários Associados e patrocínio da Petrobras.

Com 22.322 votos dos internautas, a igrejinha de São José, erguida em 1860, foi focada pelo turismólogo Gabriel Salgado Oliveira, que é de Belo Horizonte. Graças ao seu trabalho, Gabriel tem a oportunidade de conhecer a fundo as belezas do estado, caso do povoado Serra dos Alves, a cerca de 50 quilômetros de Itabira, na Região Central do estado.

O motivo da visita, feita em 2009, foi um trabalho educativo promovido com jovens de uma escola do município. “Organizamos com os alunos um enduro rural. O objetivo foi sensibilizá-los para o turismo e meio ambiente.” Em uma das idas para a montagem do evento, chamou atenção de Gabriel a paisagem vista da janela da casa em que estava hospedado. Com sua inseparável câmera, deu clique campeão.


(foto: Leandro Couri/Esp.EM/D.A Press)
(foto: Leandro Couri/Esp.EM/D.A Press)

Dois anos depois, a foto provocou um novo encontro entre Gabriel e os alunos da Escola Estadual Professora Palmira Morais. É que a instituição, como não poderia deixar de ser, foi a indicada pelo fotógrafo para receber o computador que é doado, a cada seletiva, pela organização do concurso. Segundo a diretora da instituição, onde estudam 720 alunos, o novo equipamento vai agilizar os trabalhos do departamento pessoal. “É o coração da nossa escola, por isso precisa ser modernizado”, disse Aparecida Duarte Quintão.

A entrega do computador, que é acompanhado de seis meses de acesso ao Uai, contou com a participação dos estudantes, responsáveis por boa parte dos votos que elegeram a imagem. “No meu tempo livre, ficava só por conta da votação. A Serra dos Alves é um lugar muito bonito e que eu não conhecia antes do projeto que o Gabriel fez conosco”, conta Patrícia Adriely, de 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)