(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre Padre Geraldo Magela Teixeira, ex-reitor da PUC Minas e da UNA

As causas da morte ainda não foram divulgadas. O velório do padre será realizada na manhã desta sexta-feira


29/09/2011 19:32 - atualizado 29/09/2011 20:02

(foto: Renato Weil/EM/DA Press - 28/06/2004 )
Morreu na tarde desta quinta-feira o ex-reitor e ex-professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Padre Geraldo Magela Teixeira. Atualmente ele era reitor do Centro Universitário UNA. O velório ocorrerá nesta sexta-feira, na Paróquia São Lucas, localizada na Rua Nicolina Pacheco, 255, no Bairro Palmares, a partir das 7h. Às 11h, haverá uma missa de corpo presente presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.


O corpo de Padre Magela será cremado às 17h30 no Parque Renascer Cemitério e Crematório, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, dom Walmor Oliveira de Azevedo, lamentou a morte. “Na segunda-feira à noite estive no hospital para visitá-lo. Oramos juntos e lhe dei a Unção dos Enfermos. Ele partiu para a Casa do Pai”.


Dom Walmor convocou todos os sacerdotes da arquidiocese de BH para missa de corpo presente, nesta sexta-feira, na Igreja de São Lucas.

Por meio de nota, o Centro Universitário UNA lamentou a morte de seu reitor e informou que foi decretado luto oficial de três dias, com suspensão das aulas em todos os cursos de graduação e pós-graduação. "Com Padre Magela, como era carinhosamente conhecido, a comunidade acadêmica aprendeu importantes lições que permitiram viabilizar uma gestão universitária coerente com seu pensamento e sua irrepreensível conduta de cidadão virtuoso sempre em busca do Verdadeiro, do Bem e do Belo", destaca o comunicado.

Trajetória

Nascido no dia 18 de agosto de 1931, no município mineiro de Senhora do Porto, no Vale do Rio Doce,  Geraldo Magela foi ordenado no dia 13 de abril de 1958. 

Durante 30 anos, Padre Magela, como era conhecido, fez parte da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde atuou como professor, chefe de departamento, diretor, pró-reitor, vice-reitor e reitor, cargo que exerceu durante 16 anos.

Em sua formação acadêmica constava graduação em filosofia, teologia, jornalismo e história, com mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Sua luta em favor da educação o tornou co-fundador da Rede de Universidades Latino-Americanas e Europeia, presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias e membro do Conselho Estadual de Educação e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)