(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CARNE PRA TODA FESTA

Ex-digitador investe em buffet de churrasco e lucra com indicações


postado em 07/06/2015 00:02 / atualizado em 09/06/2015 18:03

Dono do Buffet do Churrasco Du Paulão, Paulo Roberto de Oliveira deixou a área de informática para investir em alimentos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Dono do Buffet do Churrasco Du Paulão, Paulo Roberto de Oliveira deixou a área de informática para investir em alimentos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Determinação não faltou ao ex-digitador Paulo Roberto de Oliveira para abraçar uma nova carreira, seis anos atrás, e dela construir o negócio próprio, o Buffet do Churrasco Du Paulão. A nova fase da pequena empresa, no entanto, requer dedicação maior do que ele poderia imaginar para gerenciar com eficiência a demanda dos clientes e não perder pontos para a concorrência nos atributos pontualidade, qualidade da matéria-prima e do atendimento. “É um aprendizado sobre como melhorar a cada dia que passa”, afirma.

No furgão equipado com toda a infraestrutura, à exceção da churrasqueira, Paulão já atendeu 1.100 pessoas numa festa do Dia do Trabalho em Belo Horizonte e não se esquece do valor das indicações da clientela. A experiência foi essencial, na visão do empreendedor, para testar a capacidade que ele desenvolveu de entregar o serviço na hora acertada, sem deixar de cuidar da boa procedência dos ingredientes de um bufê variado, ao custo de R$ 45 por pessoa, e da entrega do espaço da festa limpo e intacto.

Com o aumento da concorrência, Paulo Oliveira decidiu retomar a busca de opções de qualificação no trabalho e no gerenciamento do negócio, que espera servirem de trampolim para o crescimento dos serviços. No mês passado, ele dedicou tempo ao aprendizado de técnicas de controle de caixa e de estoques. “Percebo que sem essas medidas muito bem acompanhadas a empresa não vai alavancar”, observa. O aperfeiçoamento e reciclagem foram úteis, ainda, na manipulação de alimentos e no uso de técnicas de congelamento e descongelamento de mercadorias.

Cadastro Sem querer parar, o empreendedor está debruçado, agora, na montagem de um cadastro adequado de clientes que permita a ele ir além da dependência de um sistema de indicações, a despeito do valor que elas têm para o sucesso do negócio. A ideia é partir em pouco tempo para o desenvolvimento de um site na internet. “Com as melhorias, acredito que novas oportunidades vão surgir. Quero fortalecer a clientela, primeiro pelo trabalho benfeito e por indicação, e agora com técnicas de divulgação”, diz Paulão.

Apoio no gerenciamento do negócio próprio é, na opinião do churrasqueiro, um dos principais nós que os pequenos empreendedores têm de desatar. A tarefa envolve todo o tempo dele com a disposição que teve mesmo antes de montar o próprio bufê. Paulo Oliveira começou no ramo quando se viu sem emprego na área de informática, levado pelo cunhado, de quem foi ajudante ao longo de três anos. No comando do próprio serviço, dá emprego a pelo menos três pessoas por churrasco oferecido a cada 30 convidados. A rotina de Paulão é dura no trabalho, já que ele acompanha tudo o que envolve o negócio e põe as mãos na churrasqueira para garantir a satisfação dos clientes.

 

ANOTE AÍ
Dicas para o sucesso de qualquer empreendimento na área de alimentação

- Faça um controle rígido nas compras, uma vez que a maioria dos produtos é perecível. Lembre-se de que quanto maior for a rotatividade do estoque, maior é a eficiência do negócio
- A exemplo de toda atividade ligada à área de alimentação, o bom desempenho do negócio dependerá da qualidade dos produtos, da higiene, do conhecimento do próprio negócio, das técnicas de fabricação e do bom atendimento aos clientes
- É vital para o sucesso do empreendimento a escolha de profissionais qualificados na produção e de bons atendentes
- Não despreze os valores éticos e morais. Eles precisam ser seguidos e mantidos pelo empresário e pelos funcionários como parte da cultura da empresa
- Adote controles operacionais com a consciência de que ter os controles adequados é conhecer sua empresa e ter melhores condições para tomar decisões com maior assertividade

Fonte: Sebrae Minas

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)