Estado de Minas - Acompanhe as últimas notícias sobre Minas Gerais, economia, política, nacional, internacional, ciência e tecnologia Você, Empreendedor

SIGA O EM

Para despertar o desejo

Ambiente da loja estimula o impulso de compra e se torna um diferencial

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 860149, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Jair Amaral/EM/D.A Press', 'link': '', 'legenda': 'Carlinhos Santos, da PDV, diz que lojista precisa encantar o cliente com ilumina\xe7\xe3o, decora\xe7\xe3o e detalhes do interior da loja ', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/05/31/651937/20150527134351148738i.jpeg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}, {'id_foto': 860150, 'arquivo_grande': '', 'credito': '', 'link': '', 'legenda': '', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/05/31/651937/20150529135806529901a.jpeg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 31/05/2015 06:08 / atualizado em 31/05/2015 09:37

Jorge Macedo - especial para o EM

Jair Amaral/EM/D.A Press

Oferecer produtos de qualidade com preços competitivos para ser a fórmula para o sucesso de um empreendimento no setor de varejo. Sozinhos, porém, não garantem o acionamento da mola que impulsiona os negócios no setor: o consumo. O ambiente de vendas precisa despertar o interesse do consumidor, afirma o arquiteto da PDV Brasil Arquitetura de Varejo Carlinhos Barros Santos. O empresário precisa preocupar-se com minuciosos detalhes ao planejar a criação de uma loja. Da iluminação à disposição dos produtos na vitrine e no interior do estabelecimento, todo fator é importante para atrair o cliente para um local mais prazeroso.

“Se o lojista souber encantar o cliente, desperta o prazer intangível, fazendo-o comprar mesmo que ele não precise”, afirma Santos. O arquiteto ressalta ser imprescindível esforço do empresário para destacar-se em períodos de crise. E diz: o empreendedor que abrir o negócio nos próximos meses pode aproveitar o momento de turbulência para sair na frente da concorrência, tendo destaque daqui a um, dois anos.

Exemplo: o arquiteto desenvolveu o projeto de uma loja de colchões. O conceito foi planejado por quase dois anos. Ele destaca a importância de se manter o espaço atualizado, renovado, adaptado às boas práticas e tendências mais modernas em arquitetura de varejo. Segundo Carlinhos Santos, é preciso estabelecer uma conexão entre o produto e o conceito da marca. “Não adianta querer vender um Rolex em uma loja popular”, afirma.



Atração O economista da Fecomércio-MG, Guilherme Almeida, lembra que o comércio varejista responde por fatia considerável do Produto Interno Bruto (PIB), entre 12% e 18%, além de absorver grande quantidade de mão de obra. Por um lado, os indicadores mostram o potencial do setor, mas, por outro, demonstram a forte concorrência. “Isso obriga o empresário a ter um diferencial para atrair o consumidor”, afirma Almeida. O diferencial pode ser relacionado a preço, atendimento, ações de mídia, mix de produtos e outros fatores.

O economista acrescenta que se trata de um setor volátil, em que alterações no cenário macroeconômico podem influenciar fortemente nos rumos do setor. A alta da inflação influencia na taxa de juros, o que impacta diretamente no perfil do consumo. “Tem que estudar o comportamento do consumidor. É preciso identificar a situação econômica para não errar na hora de investir”, afirma Almeida.

Tags: emp-varejo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
João
João - 02 de Junho às 16:17
Algumas dicas para os lojistas que leram a matéria, de coisas que irritam o consumidor: 1) Ausência de preços nos produtos da vitrine (eu simplesmente não entro na loja, já que significa que ela é careira); 2) Vendedor pegajoso, que fica te seguindo dentro da loja. Minha reação é sair imediatamente do lugar, para não mais voltar; 3) Som em alto volume dentro da loja, quando alguém está anunciando num microfone as promoções da loja. Acho que isso espanta mais do que atrai, pois o próprio barulho impede que a gente converse com o vendedor num tom de voz normal.
 
Andre
Andre - 02 de Junho às 11:42
VÃO ME DESCULPAR, MAS ESSA LOJA DE COLCHÕES AI NA FOTO, MAIS PARECE AQUELAS LOJAS DE TOPA TUDO DO INTERIOR. FEIA DEMAIS E NÃO VI NADA DE ENCANTAMENTO NELA. CRITICA CONSTRUTIVA.