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Estado de Minas MODA/ESTUDO DE CASO

Conforto, praticidade e estilo dão identidade a peças fabricadas para servir de padrão


postado em 24/05/2015 06:04 / atualizado em 24/05/2015 09:42

A empreendedora Milena Bertucci com os modelos de roupas de trabalho desenvolvidos pela Star(foto: Endeavor/Divulgação)
A empreendedora Milena Bertucci com os modelos de roupas de trabalho desenvolvidos pela Star (foto: Endeavor/Divulgação)
No competitivo mercado da moda, ser diferente é primordial para conquistar espaço entre um público sempre exigente e ávido por novidades. Então, parece impossível fazer moda com uniformes, já que, como o próprio nome diz, trata-se de roupa padronizada. Mas, o diferente não está somente na forma ou na matéria-prima usada na confecção de uma peça. No caso dos uniformes o diferencial pode estar no conceito do produto. Foi esse o ponto que motivou os empreendedores Sérgio Bertucci e Milena Bertucci a abrir a Star Think Uniforms para disputar uma fatia de um mercado que gira mais de R$ 7 bilhões por ano entre uniformes industriais (equipamentos de proteção individual), escolares, executivos, médicos e promocionais, entre outros.

“A Star nasceu apostando em um novo conceito em uniformes, que une design, funcionalidade e a identidade visual da marca”, afirma Marina Turner, gestora de apoio a empreendedores da Endeavor, ONG mundial de fomento ao empreendedorismo. Ela destaca o sucesso do empreendimento ao revelar que a empresa teve crescimento de 200% nos últimos três anos.

Mais utilizados pelos trabalhadores até do que as roupas pessoais, os uniformes podem ser fator de motivação e bom desempenho. “Os empreendedores pensaram não só em produzir uniformes, mas em fazer isso de uma forma inovadora: trazendo tendências da moda e produtos de alta qualidade para a rotina daqueles que são os porta-vozes de marcas com seus clientes”, destaca Marina Turner ao apresentar o estudo de caso da terceira edição do Você, empreendedor, dedicada à moda.

ESTRATÉGIAS DE SUCESSO

>> POTENCIAL DE CRESCIMENTO
Para saber se o negócio em que você está entrando tem potencial de crescimento, é preciso olhar primeiro para o mercado: o que os números dizem sobre o tamanho do meu mercado, ou seja, dos meus potenciais clientes? A ABC da Construção, por exemplo, focou modelo de negócio inovador, para dar capilaridade e crescimento rápido trazendo diferenciais competitivos claros. Assim, a empresa pode atender às necessidades do mercado, absorvendo todas as camadas socioeconômicas, oferecendo serviços para todos os tipos de projeto, desde pequenas reformas residenciais até a construção de obras e prédios maiores. Com um modelo escalável, que é a proposta da ABC da Construção, o potencial de crescimento é visível.

>> FORMA INOVADORA
Além de resolver um problema, o empreendedor que quer construir um grande negócio deve conseguir fazer isso de uma forma diferente – de seus concorrentes diretos e indiretos – para agregar valor ao seu produto ou serviço. A ABC da Construção traz uma proposta diferente. As lojas são especializadas, possuem grandes quantidades de itens com disponibilidade de estoque e ainda contam com mix exclusivo, e com equipe de vendas que presta um serviço também de consultoria em materiais de acabamento ao cliente, indicando o que é mais adequado para cada situação.

>> BRILHO NOS OLHOS
Construir um negócio que faça a diferença no setor em que atua tem muito a ver com o próprio empreendedor. Afinal, ele é o primeiro a acreditar na sua ideia, e ter brilho nos olhos e um sonho grande ajudam (e muito!) a superar os obstáculos do dia a dia e, claro, a fazer com que o time sonhe junto. Quando Tiago começou a trabalhar na ABC da Construção, um negócio familiar, a empresa estava estagnada. Com muita vontade de fazer a diferença, ele aplicou todo o conhecimento de gestão e visão de negócios, que adquiriu se capacitando ao longo dos anos, para alavancar a empresa. Com capacidade de execução, ele liderou uma revitalização do modelo de vendas e logística, o que fez com que a expansão fosse iminente.

>> PESSOAS CERTAS
Ter identificação com o produto ou serviço que se está oferecendo também é um quesito essencial para ter sucesso. Seja porque você já sofreu daquela dor, portanto já esteve “na pele” do seu cliente e sabe como resolver, ou porque entende bem o mercado, por meio de experiências anteriores na área, por exemplo. Com Tiago, não foi diferente: cresceu “respirando” os negócios da família e vendo o dia a dia das empresas, e quando começou a se capacitar, ainda jovem, adquiriu uma boa bagagem pra fazer a diferença na ABC da Construção. Por isso, foi a pessoa certa para implementar métodos de gestão e construir um time forte – alguns dos pontos que foram mais importantes para que o negócio retomasse seu crescimento.

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