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Estado de Minas ESTÉTICA/PALAVRA DE ESPECIALISTA

Expansão da renda e maior participação da mulher abrem oportunidades no mercado de beleza

Brasil já é o 3º maior consumidor de produtos de beleza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão


postado em 10/05/2015 06:11 / atualizado em 10/05/2015 07:49

Luciana Lessa

'O objetivo é transformar a experiência de seus clientes em momentos de bem-estar, beleza, autoestima e praticidade, o que muitas vezes vai além da vaidade das pessoas'(foto: Ronaldo Guimarães/Divulgação)
'O objetivo é transformar a experiência de seus clientes em momentos de bem-estar, beleza, autoestima e praticidade, o que muitas vezes vai além da vaidade das pessoas' (foto: Ronaldo Guimarães/Divulgação)
Os apelos à boa aparência movimentam os salões de beleza, clínicas de estética, academias de ginástica, lojas de roupas, entre outros negócios relacionados à beleza e também à saúde. Entre os maiores impulsionadores desse mercado, estão a expansão da classe média, o aumento da idade média da população e a maior participação da mulher no mercado de trabalho. Esse cenário provoca uma elevação no consumo de produtos e serviços de beleza, pois aumenta a preocupação com a manutenção da juventude.

O Brasil já é o 3º maior consumidor de produtos de beleza no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Japão. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), até 2020 o Brasil deve se transformar no maior consumidor de beleza do mundo. Trata-se, portanto, de um mercado com grande potencial de investimento. O aumento no número de empresas formalizadas como microempreendedor individual (MEI) revela os avanços desse segmento. Até março de 2015, os negócios de cabeleireiro/manicure tiveram mais de 44.000 formalizações em Minas Gerais, 9.000 delas em Belo Horizonte.

Com a mudança de mentalidade e comportamento do consumidor brasileiro em relação à qualidade de vida, os estúdios de pilates, academias e Spa’s se multiplicaram nos últimos anos. E os empreendedores estão, cada vez mais, diversificando os serviços e segmentando seus clientes. Encontramos academias específicas para mulheres ou destinadas à classe C e à terceira idade.

Outras tendências para este mercado que devem ser levadas em consideração: exercícios e programas de perda de peso, treinamento funcional, personal training em grupo, yoga, exercícios para crianças, saúde no trabalho/ginástica laboral e atividades ao ar livre (corrida, skate, ciclismo, etc.). Nesse contexto, é muito importante investir em qualidade, diversificação de produtos e serviços, novidades e tratamento diferenciado aos clientes.

Estratégias

Os empresários do segmento estão realizando promoções para fidelização, comercialização de produtos e tratamentos exclusivos para se destacar no mercado. O objetivo é transformar a experiência de seus clientes em momentos de bem-estar, beleza, autoestima e praticidade, o que muitas vezes vai além da vaidade das pessoas.

Quem pretende abrir uma empresa nesse ramo precisa elaborar um plano de negócios e se capacitar. Deve analisar o mercado e as condições em que o seu negócio estará inserido. É importante planejar o inicio da atividade, definindo a estratégia de atuação e identificando os produtos e serviços que serão oferecidos por sua empresa e como relacioná-los com as tendências e novos hábitos dos consumidores.

Depois da análise, e de decidir qual estratégia adotar, é hora de definir o grupo de clientes que pretende atender e como irá atraí-los e mantê-los. Para quem já tem o seu negócio, é preciso ainda se capacitar sempre, estar atento às oportunidades e novidades do mercado, fazer um planejamento das ações durante o ano e fazer o correto gerenciamento da empresa. Esses fatores são essenciais para a sua permanência no mercado, mas não é apenas isso que garante ao profissional um espaço no mundo dos negócios. Nessa área, também é preciso ser um bom ouvinte, pois é preciso lidar com a autoestima dos clientes. Por isso, entender de pessoas e das relações humanas é fundamental para quem quer investir nesse setor.

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