(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas UM BERÇÁRIO PARA OS RIOS

Criação de áreas de preservação é caminho para preservar nascentes de rios

A nascente histórica do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, está preservada e é uma das raras exceções no cenário de degradação que seca os cursos d'água de Minas


postado em 10/04/2014 07:34 / atualizado em 03/02/2015 16:44

A nascente histórica do Rio São Francisco, de águas cristalinas, em São Roque de Minas: preservação garantida por parque nacional(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
A nascente histórica do Rio São Francisco, de águas cristalinas, em São Roque de Minas: preservação garantida por parque nacional (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Um dos caminhos para conservar as mais importantes nascentes de Minas é a criação de parques. A chamada nascente histórica do Rio São Francisco, em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado, por exemplo, está totalmente preservada por estar dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra. Nessa unidade com guardas e manejo planejado, a mina de águas puras serve de berçário para peixes antes de ganhar corpo. O modelo é uma esperança para os 91 olhos d’água do município vizinho de Medeiros, apontados em 2002 por estudo da Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf) como as nascentes geográficas do Velho Chico. Para isso, é necessário um projeto de lei, a exemplo do 6.905/2010, que tramita na Câmara dos Deputados, mas se encontra parado desde 2012.

Ver galeria . 19 Fotos  No Vale do Jequitinhonha, moradores do quilombo Baú do Serro mostram seus costumes e rotina. Na foto, Vera Conceição, 50 anos, mãe de 11 filhos, Maria da Conceição Carmindo Vieira e Clenilde da Conceição Reis Vitor mostram o artesanato praticado na região.Leandro Couri/EM
No Vale do Jequitinhonha, moradores do quilombo Baú do Serro mostram seus costumes e rotina. Na foto, Vera Conceição, 50 anos, mãe de 11 filhos, Maria da Conceição Carmindo Vieira e Clenilde da Conceição Reis Vitor mostram o artesanato praticado na região. (foto: Leandro Couri/EM )
 


A criação de áreas de preservação pode beneficiar ainda as nascentes do Rio Santo Antônio, em Conceição do Mato Dentro, na Região Central, para as quais há projeto na prefeitura local e no comitê de bacia hidrográfica. O rio abriga quatro espécies de peixes que só existem naquele curso e correm risco de extinção. As águas que brotam em Medeiros e em Conceição do Mato Dentro são ameaçadas pela devastação provocada por desmatamento, erosão, assoreamento e contaminações por agrotóxicos.

De acordo com o professor de hidrologia florestal e manejo de bacias hidrográficas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Herly Carlos Teixeira Dias, o primeiro passo é identificar a área de recarga, onde a água das chuvas deve ser amortecida pela vegetação para ter tempo de se infiltrar no solo e alimentar o lençol subterrâneo da nascente. “Se o trabalho for bem feito, podem existir plantações e pastos por perto, desde que com curvas de nível, barraginhas, cordões vegetativos e outras técnicas que permitem a absorção da chuva”, afirma.

Segundo o professor, há produtores rurais com nascentes em suas fazendas que não são atingidos por políticas de conservação por questões burocráticas. “Muitas terras são partilhas em heranças informais. Sem documentação de posse ou averbação de reserva legal não é possível receber recursos públicos”, afirma. Há, ainda, fazendeiros que temem a fiscalização por outras questões e por isso não chamam a atenção para suas nascentes.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)