Estado de Minas - Acompanhe as últimas notícias sobre Minas Gerais, economia, política, nacional, internacional, ciência e tecnologia Mundo Pet

SIGA O EM

Serviço

Banco de sangue cataloga cães saudáveis para atender demanda crescente em hospitais

Seu cão pode ajudar a salvar vidas. Veja os critérios de doação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 936836, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Euler Junior/EM/D.A Press', 'link': '', 'legenda': 'Rafaela Miqueletti e Arnaldo Ant\xf4nio da Silva criaram o Element Vital: banco tem de 50 a 60 doadores caninos', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/10/10/695764/20151007145435356105e.jpg', 'alinhamento': 'right', 'descricao': ''}]

postado em 10/10/2015 06:00 / atualizado em 08/10/2015 11:40

Ludymilla Sá /Estado de Minas

Euler Junior/EM/D.A Press
Você sabia que o seu cãozinho pode salvar vidas? Entre os avanços das especialidades veterinárias, está o banco de sangue canino. Cães saudáveis entre 1 e 8 anos e com mais de 25 quilos podem doar sangue para ajudar a salvar vidas de outros da mesma espécie. Em Belo Horizonte, o Element Vital, hemocentro veterinário localizado dentro do Hospital Life, no Prado, Região Oeste, está catalogando doadores, em razão da grande demanda.

O centro oferece o sangue total fresco, que tem validade de seis horas fora do refrigerador, e tem plaquetas, e o sangue total refrigerado, com validade de 21 dias e armazenado entre dois e seis graus Celsius. No primeiro caso, as amostras são usadas em animais que tratam de alguma hemoparasitose ou com distúrbio na medula ou coagulação. No segundo, o sangue é usado em cães com anemia consequente da erliquiose, babesiose, leshmaniose ou que vão fazer procedimentos cirúrgicos, explica a veterinária Rafaela Lima Miqueletti.

Além da idade e peso mínimos, há outros pré-requistos para o animal ser um doador. Ele não pode ter recebido transfusão e precisa estar vacinado e vermifugado. No caso de ser uma fêmea, a cadela não pode estar prenha, no cio ou amamentando.

O sangue coletado é usado nas demandas do Life e fornecido a outros hospitais veterinários. “No começo, conseguíamos atender a 100% dos pacientes, mas, como a demanda está alta, estamos com dificuldade para atender a todos. Temos de 50 a 60 doadores, mas eles precisam de um intervalo de três meses para que consigam produzir as células que foram retiradas.”

Rafaela assegura que o processo é rápido e indolor. “Se ficar quieto, o procedimento demora quatro minutos. Ele tem de ser dócil, porque a gente não seda. As pessoas acham que ele sofre, mas isso não ocorre, principalmente porque o dono fica junto.”
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600