Estado de Minas - Acompanhe as últimas notícias sobre Minas Gerais, economia, política, nacional, internacional, ciência e tecnologia Mundo Pet

SIGA O EM

Mundo peixe

Lavagem de aquário garante ambiente sempre saudável

Aquário fica sujo constantemente por vários fatores e requer uma periodicidade de limpeza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/06/2015 06:06 / atualizado em 12/06/2015 18:05

Jockson Melo/Arquivo pessoal

Comprar um aquário e escolher os peixes não significa que raramente vai ter trabalho. Ele fica sujo constantemente por vários fatores e requer uma periodicidade de limpeza. Estão enganados aqueles que acham que a limpeza é apenas questão de estética para ficar visualmente atraente, mas vale lembrar que a água do aquário é o lar dos peixes, onde eles passam as 24 horas do dia. É nela que eles comem, respiram, dormem, nadam e deixam os dejetos. Por isso, é importante manter um ambiente sempre saudável para os peixes. No aquarismo, prevenir é o melhor remédio. Manter o aquário sempre limpo e saudável aumenta as chances de se obter sucesso nesse hobby.

Existem muitos fatores que influenciam na sujeira do recipiente, como a quantidade e o tamanho dos peixes. Quanto mais peixes, maior será o consumo de ração, bem como a quantidade de dejetos. A qualidade da ração também é um fator a ser levado em consideração. Rações de baixa qualidade, além de ruins para a saúde dos peixes, acabam sujando o aquário, pois são pouco aproveitadas por serem pouco palatáveis.

A quantidade de ração fornecida aos peixes também deve ser pensada, evitando assim as sobras, que, além de sujar o aquário, prejudicam a qualidade da água. “Então, para mantê-lo sempre limpo deve-se atentar para esses fatores e ainda contar com a manutenção periódica e um sistema de filtragem bem dimensionado”, diz o aquarista Jockson Melo, graduando em ciências biológicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ele explica que o ideal é realizar a manutenção sem retirar os peixes, pois o estresse é bem menor do que retirá-los e isso ainda previne doenças e riscos de acidentes. O sabão ou qualquer outro produto de limpeza não pode ser utilizado de maneira alguma, pois a filtragem do aquário é realizada por colônia de bactérias e é essencial preservá-las sempre saudáveis para ter um aquário sadio. Por isso, o ideal é lavar os filtros a cada um ou dois meses apenas com a água do próprio aquário. “Se no filtro houver algum produto para filtragem química, como carvão ativado, é importante a substituição dele periodicamente, pois tem tempo de vida útil”, ressalta o aquarista.

A principal dica para cuidar da limpeza de um aquário é realizar trocas parciais de água. A quantidade a ser trocada bem como a periodicidade pode variar um pouco dependendo do tipo de aquário, mas em geral troca-se cerca de 15% a 20% do volume de água do aquário por semana. “É importante ter o cuidado de renovar a água com os mesmos parâmetros da que foi retirada. Porém, um passo muito importante para que essa troca seja eficiente é utilizar um sifão próprio, um tipo de dispositivo para transportar um líquido de uma altura para outra mais baixa. Dessa forma, é possível retirar a água do fundo do aquário, onde se concentram a maior parte das restos de comida e dejetos dos animais”, explica Jockson.

Por fim, para manter o aquário esteticamente bonito, é importante limpar os vidros para retirada das algas. “Para isso, podemos utilizar limpadores magnéticos específicos ou mesmo uma esponja macia, sem nenhum tipo de sabão”, ressalta o aquarista. Para aqueles que querem ter menos trabalho com o aquário, é bom se atentar para a escolha dos peixes. “Existem algumas espécies de peixes e invertebrados que auxiliam na limpeza, pois são comedores de algas.”
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marco
Marco - 18 de Junho às 13:58
Meu amigo Romin tem varios aquarios. Gasta 1000,00 reais em cada peixe (a noiva dele nao pode saber). tem 10.000,00 entre peixes e sistemas hi tech de aquarios. sem contar que ele fez um hack com 3 aquarios em cima do outro , mais de 1000 litros cada.