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Um viva à excelência

Pesquisa destaca as 10 marcas mais prestigiadas em Minas e reforça a importância da reputação para as empresas de vários setores

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postado em 15/03/2015 06:18 / atualizado em 15/03/2015 13:21

NESTLÉ/Divulgação


O jornal Estado de Minas apresenta aos leitores o ranking das Marcas Mais Prestigiadas em Minas em 2014/2015. Na edição que comemora os cinco anos da pesquisa, que teve sua séria histórica iniciada em 2010, a Nestlé, empresa que há 94 anos iniciou suas operações no Brasil, dona de marcas experimentadas por gerações, como o leite condensado Moça, o leite Ninho e o chocolate Suflair, é a grande campeã, levando a medalha de ouro no ranking geral do prestígio e da reputação em Minas. A Nestlé trocou de posição com a Vale, que, no ano passado, obteve o primeiro lugar. A mineradora segue firme no pódio, brilhando na terceira posição. A medalha de prata, desta vez, ficou com o Banco do Brasil, que recuperou sua colocação de 2012, dando um salto surpreendente, já que no ano passado o BB havia ficado com a sétima posição. Agora, o banco recebe uma reluzente medalha de prata no ranking geral das instituições mais prestigiadas pelos mineiros.

No pódio das 10 Marcas Mais Prestigiadas com sede em Minas, está a montadora Fiat, que levou a medalha de ouro. Com o resultado de fôlego, a Fiat se coloca como a grande vencedora dos últimos cinco anos, assegurando o primeiro lugar na pesquisa desde 2010, quando teve início a série histórica do estudo, realizado e publicado pelo EM, em parceria com o Grupo Troiano de Branding e a Ideia Comunicação Empresarial. Instalada em Betim, na Grande BH, desde 1976, a Fiat Automóveis tem capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano.

Ao lado da Fiat, no mesmo pódio das 10 mais prestigiadas com sede em Minas, está a Cemig, que recuperou a medalha de prata que havia conquistado em 2012. Já a PUC Minas mostra vigor surpreendente. Em 2012, a instituição havia ocupado a 10ª colocação no ranking, e agora, em 2014/2015, foi reconhecida pela opinião pública como a terceira marca mais prestigiada do estado, arrebatando uma importante medalha de bronze.

“Os rankings dos últimos três anos mostram que há marcas de implantação nacional, não necessariamente com origem em Minas, que têm um excelente reconhecimento no nosso estado. Por outro lado, os rankings desses cinco anos demonstram que Minas Gerais possui marcas com origem no estado que têm força para disputar espaço com marcas nacionais e até globais”, observa Levi Carneiro, sócio-diretor da Ideia Comunicação Empresarial.

Com investimentos previstos em R$ 200 milhões, a sexta unidade da Nestlé em Minas entra em operação no quarto trimestre do ano, em Montes Claros, no Norte do estado. Segundo a companhia, a admiração dos consumidores traz para o dia a dia da empresa uma grande vantagem competitiva e, também, responsabilidade. Para manter uma relação de sucesso com o público, a empresa avalia que deve estar preparada para prever as necessidades do consumidor e surpreendê-lo com inovações, ao mesmo tempo em que precisa continuar a desenvolver suas atividades de forma consistente com os valores que construíram a relação. “A Nestlé se orgulha por estar presente no coração dos brasileiros. Prêmios como o Marcas Mais Prestigiadas em Minas refletem que, além de uma relação de confiança, a Nestlé construiu com seus consumidores um laço de afeto e carinho, por meio de marcas que fazem parte da sua vida. O objetivo da Nestlé é oferecer nutrição, saúde e bem-estar em todas as fases da vida, e esse tipo de reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo”, diz a companhia em nota ao Estado de Minas.

Com uma longevidade invejável, alcançada por poucas empresas no mundo, o Banco do Brasil completou 206 anos de atuação em outubro do ano passado. O BB, medalha de prata no ranking geral, está presente em 99,8% dos municípios brasileiros e, assim, está no alvo da opinião pública, que testa seus produtos e serviços. Para o superintendente estadual do banco em Minas, Otaviano Amantéa de Souza Campos, a reputação é um ativo que tem a ver com a vida da instituição. “Um banco vive de sua reputação.” Para o executivo, a relação existente entre o BB e seu público é, primordialmente, de confiança. “O banco vive a realidade de que a percepção é mais real do que o fato”, observa. Segundo Otaviano Amantéa, os desafios para manter esse ativo têm a ver com a relação existente entre a promessa e a entrega efetiva. “Essa última representa a confirmação ou não da credibilidade da relação”, descreve.

A Cemig, medalha de prata no ranking, também se destaca nos cinco anos da pesquisa. A empresa mostra prestígio entre os mais jovens, as 10 com melhor reputação para a população até 34 anos com renda de até quatro salários mínimos. Fundada em 1952, hoje a Companhia Energética de Minas Gerais é uma holding composta de 206 empresas e com participações em consórcios e fundo de participações, além de possuir ativos e negócios em 22 estados brasileiros, no Distrito Federal e também no Chile. Atua nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, e ainda na distribuição de gás natural, por meio da Gasmig, em telecomunicações, por meio da Cemig Telecom, e no uso eficiente de energia, por meio da Efficientia. O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da concessionária, Luiz Fernando Rolla, observa que reputação é uma percepção construída a longo prazo, com base na experiência das pessoas e do consumidor com a marca. “A força da nossa reputação impulsiona os negócios, dá força para nos mantermos como a maior empresa integrada do setor elétrico do país e reforça a solidez da Cemig no mercado”, afirma.

VIGOR NA SUBIDA
Rompendo a barreira do meio século, a PUC Minas, que surpreende a cada ano com ganho de posições no ranking, completa 56 anos. A universidade é reconhecida pela Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, como a maior universidade católica do mundo, abrigando mais de 55 mil alunos em seus cursos de graduação, pós-graduação e de extensão. Patrícia Bernardes, vice-reitora da PUC Minas, acredita que o resultado alcançado na pesquisa Marcas Mais Prestigiadas de Minas reflete o cuidado da instituição com sua reputação. “Esse é um dos ativos mais importantes de uma instituição de ensino superior e, na PUC Minas, ele vem sendo construído a partir do compromisso da instituição com a educação de qualidade, com a cidadania e a responsabilidade social.”
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
atanazio
atanazio - 24de Março às 19:41
Onde esta a lista?
 
Claudio
Claudio - 22de Março às 20:51
Eu já estava pronto pra comentar a péssima e a confusão das ideias do texto. Sorte que resolvi ler os comentários antes. Não precisarei comentar nada. Assino embaixo dos colegas leitores. Até agora não sei quem é quem. Estou redigindo apenas por desabafo. Nem sei se vão publicar,pois das ultimas vezes que comentei, não tive meus cometários publicados. Acho até que estou sendo censurado.
 
Carlos
Carlos - 22de Março às 12:49
Reportagem igual às falas da Presidente Dilma, sem pé nem cabeça!
 
Joao
Joao - 21de Março às 16:30
Mas, Não por ser uma edição,ou uma redação,e pelas circunstância que o pais.vive,no toma lá,da cá,mas o patricnador,não precisou exigir muito do estado de mg....
 
Joao
Joao - 21de Março às 16:28
cada Jornal,tem seu editor,mas também, a "Empresa (Jornal EMG)tambem é patrocinada sim,não,está materia não iria ser noticia,neste Portal ''UAI""""
 
Nelson
Nelson - 21de Março às 15:54
O moderador devia moderar o artigo..
 
Nelson
Nelson - 21de Março às 15:53
Fraquíssima a matéria. O jornal precisa ter um redator é um revisor.
 
Paulo
Paulo - 21de Março às 14:19
Cade a lista BB que piada e esta e pra ri kkkkkkk
 
Marcio
Marcio - 21de Março às 14:12
Não dá pra continuar lendo o Estado de Minas. Chega. Muito Mal escrita a matéria. Vou ficar com O Tempo pois lá as reportagens são mais bem escritas.
 
Glicia
Glicia - 22de Março às 14:26
Concordo , o tempo ta melhor!
 
Glicia
Glicia - 21de Março às 13:19
Inacreditável , também fiquei procurando a lista...kkkk.....péssima matéria, me desculpem!
 
Daniel
Daniel - 21de Março às 11:30
Cadê a lista?
 
Luís
Luís - 21de Março às 10:45
Banco do Brasil? É brincadeira né? Essa turma literalmente explora o povo desde sua criação. Fizeram essa pesquisa infame onde? No congresso nacional? Imagino que sim, porque só por lá tem gente que se beneficia deste sistema perverso - juros escorchantes, funcionários hiper ultra arrogantes, etc...
 
Libério
Libério - 21de Março às 10:30
Com todo respeito ao profissional que fez esta matéria, mas qualquer um mesmo não sendo jornalista faria algo bem melhor! Aprenda com as críticas "filho", as pessoas que leem jornal e opinam, geralmente não são as mesmas alienada pelo wathsapp, pense nisso!
 
Adair
Adair - 21de Março às 09:09
Bom dia olha o EM é um meio de comunicação muito bem conseituado, mas eu estou achando nesta materia ai divulgada, tem um pouco de dinheiro envolvido, nisto ai, é claro que a Nestle sim é uma empresa privada, Agora colocar o BB, é piada, sabe porque com tantas maracutaias, do Governo é para duvidar destas Pesquisas
 
edson
edson - 21de Março às 05:28
Quando li a matéria e não entendi nada, pensei que eu era um idiota e não ter compreendido nada. Após verificar os comentários doutros leitores, percebo que quem escreveu a matéria deve ser alguém primário. É necessário ter dom para para se fazer qualquer coisa bem feita, e quem escreveu essa matéria não possui o dom da comunicação.
 
Sergio
Sergio - 20de Março às 22:51
O melhor é demitir o estagiário que fez isso.
 
Sergio
Sergio - 20de Março às 22:50
TRANSCREVENDO TRECHOS: "A Nestlé trocou de posição com a Vale, que, no ano passado, obteve o primeiro lugar." PRESSUPONHO QUE SE TROCOU DE POSIÇÃO, A NESTLÉ ASSUMIU O PRIMEIRO LUGAR....... "a montadora Fiat, que levou a medalha de ouro". OURO NÃO É PRIMEIRO LUGAR? Expliquem isso ateus....
 
Marco
Marco - 20de Março às 20:53
Eu daria nota zero para a COPASA. SEUS TÉCNICOS, deveriam ter projetado e executado meios de armazenar a água aqui em MINAS e não fizeram. Três Marias, Furnas...e outros mananciais eram um mar aqui em Minas e agora ficam esperando milagres para que encham novamente o que serve para nos abastecer. Pensem agora e façam algo ou veremos o que é desespero...agora, está mais ou menos controlado. Fazer rodízio nos bairros mostra a total incompetência de não terem prevenido essa questão.
 
Fera
Fera - 20de Março às 18:10
Estagiário é phoda!
 
Rosana
Rosana - 20de Março às 17:15
Péssima matéria.
 
Rosana
Rosana - 20de Março às 17:14
Péssima matéria
 
alexandre
alexandre - 20de Março às 17:00
Dá pra fazer a listinha? Assim: 1º: Fulano; 2º: Ciclano ; 3º: Beltrano. No final, vocês colocam quem promove a a escolha. O resto é jabá. Jornalismo é simples assim.
 
Eugenio
Eugenio - 20de Março às 15:41
É. Quem está na lista das "Dez Mais"? Matéria ruim.
 
Thiago
Thiago - 20de Março às 14:53
Han? Quem afinal ganhou? Nestle ou Fiat. Que matéria mal escrita.
 
marcos+marcos
marcos+marcos - 20de Março às 14:12
matéria confusa
 
EMERSON
EMERSON - 20de Março às 11:51
Uma "listinha" com as 10 mais teria tão bom !!!!