(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Qualidade e admiração

Rankings recortados por ingredientes do prestígio revelam valores importantes na percepção das marcas e verdadeiros patrimônios que mantêm junto ao público


postado em 15/03/2015 06:15 / atualizado em 15/03/2015 13:19

Antônio Padovezi, diretor de Ferrosos Sudeste da mineradora Vale (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 12/12/13)
Antônio Padovezi, diretor de Ferrosos Sudeste da mineradora Vale (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press - 12/12/13)
Admiração e respeito, responsabilidade social, ambiente de trabalho, capacidade de inovação, história e evolução, qualidade de produtos. A pesquisa As Marcas Mais Prestigiadas em Minas, realizada e publicada pelo Estado de Minas, considera os seis aspectos de percepção das marcas que possibilitam uma avaliação específica e também geral do prestígio e da reputação. Você vai conhecer agora quais foram as marcas que se destacaram em cada um desses conceitos, de acordo com a opinião pública, considerando desde a história das organizações até a sua responsabilidade social e o cuidado com o meio ambiente.

Na qualidade de produtos e serviços, Nestlé, Sadia e Honda se destacam nas três primeiras colocações no ranking 2014/2015. Essa dimensão avalia e combina qualidade de produtos e serviços com uma relação custo/benefício, destacando os setores que estão diretamente ligados ao consumidor, como alimentos e veículos. Nesse ranking, os Correios, no segmento de prestação de serviços, é uma marca que também aparece forte na percepção do consumidor, tendo sido indicada nos três últimos anos do estudo. “A Nestlé acredita que ser admirada pelos consumidores traz para o dia a dia da empresa uma grande vantagem competitiva e uma grande responsabilidade. Para manter uma relação de sucesso com esse público, a companhia deve estar preparada para prever suas necessidades e surpreendê-lo com inovações, ao mesmo tempo em que precisa continuar a desenvolver suas atividades de forma consistente com os valores que construíram essa relação”, diz a empresa, que tem 90 anos de presença no Brasil e cinco fábricas em Minas. Em dezembro, a companhia anunciou a futura construção de mais uma unidade fabril em Montes Claros, Norte do estado. A unidade será a primeira fábrica de cápsulas de Nescafé Nestlé fora da Europa. Com investimento de aproximadamente R$ 200 milhões, a previsão é de que a produção comece no quarto trimestre de 2015.

No segmento responsabilidade ambiental e social, que mede o quanto a marca está efetivamente dedicada a questões fundamentais do mundo contemporâneo, já que envolve a sustentabilidade para gerações futuras, a Vale leva o primeiro lugar. Destacam-se também nesse quesito as empresas com sede em Minas Copasa, Cemig e PUC Minas. “É motivo de orgulho para a Vale ser eleita pelos mineiros um dos destaques no anuário Marcas Mais Prestigiadas em Minas”, diz Antônio Padovezi, diretor de Ferrosos Sudeste. Segundo o executivo, o reconhecimento da atuação da companhia em índices relacionados ao ambiente de trabalho, prestígio, reputação, responsabilidade social e mineração é resultado do real envolvimento de cada um dos milhares de empregados da Vale em Minas. “Temos nos dedicado a trabalhar e produzir no estado, norteados pela premissa de que só há desenvolvimento quando este é compartilhado entre sociedade, governos e organizações.”

Refletindo a confiabilidade que as marcas têm junto a seus públicos, a Nestlé, Volkswagen e Honda lideram o ranking das mais admiradas e confiáveis. Itau, Nestlé e Banco do Brasil sobem no pódio entre as 10 mais reconhecidas em inovação.

Otaviano Amantéa de Souza Campos, superintendente Estadual do Banco do Brasil em Minas Gerais(foto: Banco do Brasil/Divulgação)
Otaviano Amantéa de Souza Campos, superintendente Estadual do Banco do Brasil em Minas Gerais (foto: Banco do Brasil/Divulgação)
Para apontar as 10 primeiras em ambiente de trabalho, a pesquisa leva em conta o tratamento dado pelas marcas aos empregados, em combinação com a remuneração e benefícios praticados. Vale, Banco do Brasil e Nestlé lideram o ranking 2014/2015, mas Fiat e Cemig são destaques entre as empresas com sede no estado.

RELACIOMENTO Para o superintendente estadual do Banco do Brasil em Minas Gerais, Otaviano Amantéa, o prestígio e a reputação se traduzem também na relação com o consumidor. Ele aponta que, em dezembro último, o Banco Central divulgou o ranking de reclamações e o BB apresentou a menor quantidade de denúncias procedentes desde dezembro de 2012. “Houve redução de 45% no percentual de reclamações, a menor média dos últimos 12 meses. Isso demonstra que as ferramentas disponibilizadas pelo BB ao longo de 2014 para solução tempestiva das demandas dos clientes está evitando que eles recorram aos canais externos, como o Banco Central, Procon e juizados especiais cíveis. Além disso, desde julho, a ouvidoria externa promove ajustes nos seus processos para otimizar o prazo de solução das demandas”, diz o executivo.

Axel Schroeder, diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil, diz que a história e a reputação da marca são extremamente importantes para qualquer decisão do consumidor. “Qualquer equívoco pode não ser perdoado pelo cliente. Por isso trabalhamos incansavelmente para manter a história impecável da Volkswagen do Brasil”, garante o executivo. Segundo ele, para continuar merecendo a confiança do consumidor brasileiro ao longo do tempo, o trabalho da corporação é realizado diariamente. Mas o que faz uma empresa ser considera confiável pelo seu consumidor? Para o diretor de Marketing da Volkswagen, a relação duradoura de confiança, com base em produtos e serviços de qualidade, com bom design, indo ao encontro das necessidades de mobilidade e do estilo de vida dos clientes, contribui para a admiração. Para a Sadia, a inovação da indústria contribui para a percepção positiva do consumidor sobre a marca e sua consequente admiração. Por meio de sua assessoria, a empresa diz que foi pioneira no mercado nacional em alimentos como lasanha, nuggets, pizza e sanduíches congelados.

O ranking das mais reconhecidas pela história e evolução mede a dimensão histórica da empresa, que reflete o seu tempo de permanência no mercado. É uma combinação da ideia com a evolução e crescimento da marca, sua vitalidade ao longo de sua trajetória. Banco do Brasil, Caixa e Vale levam os três primeiros lugares.

Confira os seis rankings com as 10 empresas mais prestigiadas em cada um dos aspectos avaliados. Compare também a evolução das empresas nos últimos três anos.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)