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Produtos, prazer e diversão

Hipermercados se esforçam para cultivar relação de confiança com os clientes, que buscam satisfazer desejos de consumo, além de garantir a segurança alimentar. Melhores de Minas planejam expansão

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postado em 15/03/2015 06:05 / atualizado em 15/03/2015 13:13

Estado de Minas

Cristina Horta/EM/D.A Press
Ao encher o carrinho de compras no supermercado, o consumidor leva mais do que produtos. Junto aos preços que cabem no bolso, ele carrega para casa um outro fator primordial para a família e a continuidade das próprias empresas, a confiança. É nesse quesito que a pesquisa Marcas Mais Prestigiadas em Minas no segmento Varejo elegeu seis grandes supermercados, que conquistaram clientela fiel. Especialistas do ramo afirmam que conquistar essa relação com os clientes não é uma tarefa fácil, principalmente em se tratando de alimentos perecíveis, o que exige um esforço intenso das redes.

O hipermercado Carrefour ficou no topo do ranking, impulsionado pela presença da empresa no mercado mineiro desde 1980, quando inaugurou sua primeira loja em Contagem, na Grande BH. A rede emprega, hoje, cerca de 3,5 mil profissionais em 48 lojas. A estratégia de marketing da empresa está sintetizada no slogan “Faz a conta. Faz Carrefour”, lançado em 2012. Segundo a rede, além do investimento na qualidade dos produtos, recursos estão sendo destinados a inovação, pesquisa e treinamentos dos mais de 70 mil funcionários em todo o país.

Somente em 2013, a empresa aplicou mais de 570 mil horas de treinamentos voltados ao atendimento e às competências técnicas de profissionais que atuam em diferentes áreas. A companhia iniciou a renovação de diversas lojas com o conceito Nova Geração.

Baseado em pesquisa qualitativa sobre o comportamento e preferências do consumidor brasileiro, o Carrefour inaugurou 18 unidades no país com novo projeto arquitetônico, que valoriza o caminho que o cliente faz durante as compras. Até o fim de 2016, serão 60 lojas transformadas. O modelo chegou a Minas em dezembro do ano passado, quando a unidade Carrefour BH Shopping foi reinaugurada sob esse formato. Em nota, a empresa ressalta que o mercado mineiro é um dos mais relevantes para as operações da companhia no Brasil. Entre 2013 e 2014, o total de itens oferecidos nas lojas cresceu 15% para os atuais 50 mil produtos à disposição do consumidor.

A medalha de prata foi dada ao Supermercados BH, que tem 137 pontos de venda espalhados por 33 cidades de Minas, e apura um faturamento de R$ 3,4 bilhões por ano. Segundo a empresa, o consumidor associa a marca a “preços justos”. A ampla penetração da rede no mercado mineiro e também no país, de acordo com o Departamento de Marketing a empresa, também levaram a marca ao ranking.

GARANTIA DE PROCEDÊNCIA O superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, afirma que, quando se fala em confiança nesse setor, há vários fatores envolvidos. Em se tratando de responsabilidade sobre a origem dos produtos, ele garante que, em Minas, não há vendas de itens clandestinos nas redes associadas à instituição. No entanto, ressalta que cada supermercado faz a sua promessa pública, e aí está o “pulo do gato” para ganhar a confiança do consumidor. “A empresa tem que ser coerente com o que prometeu, caso contrário, o cliente vai cobrar dela. A confiança, nesse ramo, é baseada na promessa”, comenta.

A missão, segundo Halisson Moreira, sócio-proprietário do Hipermercado Verdemar, “corre na ‘veia” da rede, que ficou no quarto lugar da pesquisa de marcas. “Estar nesse ranking nos deixa honrados e mostra que a empresa está fiel à missão de tornar uma compra de supermercado um ato de emoção, prazer e diversão. Temos, também, o objetivo de surpreender os clientes, com produtos diversificados e qualidade inigualável”, comenta. A rede tem 22 anos de história em Minas e conta, hoje, com sete lojas, empregando 3,1 mil funcionários.

O empresário diz, ainda, que além de a rede cumprir o que promete, escuta seus clientes. “É algo incansável estarmos atentos a todas as situações, sem acreditar que o jogo está ganho.” A estratégia foi definida como algo permanente para não perder o consumidor. “Temos uma caixa de observações feitas por eles e sempre estamos atentos a ela. Não podemos perder o norte da nossa missão. Por isso, somos lembrados. O esforço vale a pena”, comenta.

OS MAIS CONFIÁVEIS

Os melhores do varejo de alimentos

1º Carrefour
2º Supermercados BH
3º Supermercados Bretas
4º Verdemar
5º EPA/Martplus
6º Super Nosso

Metas de qualidade e bom atendimento

 

Como nesse mercado não há placar garantido antes do jogo, os supermercados apostam todas as fichas para tornar os clientes fiéis, sem deixar de satisfazer cada desejo de consumo. A rede Super Nosso, há 16 anos no setor, ocupa a sexta posição do ranking da pesquisa no segmento do varejo. A empresa dá prioridade ao atendimento e à qualidade dos produtos para conquistar a confiança do público. Segundo Rafaela Nejm, diretora de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento da rede, estar em destaque no levantamento confirma todo o empenho que tem a família à frente do negócio.

“Passamos nosso recado para a equipe o tempo todo, os valores da ética, do trabalho e o foco no consumidor. Nossas metas estão voltadas para a excelência dos serviços”, comenta a executiva. A política de atuação da rede considera, além das venda de produtos e indicadores de desempenho, a responsabilidade com a saúde de quem compra. “Uma marca confiável é aquela que o cliente pode levar para casa de olhos fechados. É claro que são milhares de itens, e não existe perfeição, mas nosso esforço é esse respeito à saúde do nosso cliente”, afirma Rafaela Nejm.

O Super Nosso planeja expansão e poderá abrir 20 lojas nos próximos dois anos, revela a diretora de Desenvolvimento da rede. “Toda marca é uma promessa de valor. A pesquisa nos mostra que estamos cumprindo essa promessa de ser goumert de coração e de respeitar nossos clientes”, conclui. Sobre o vencimento dos produtos, um dos pontos mais ressaltados por quem busca segurança nos alimentos que leva para casa, o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, afirma que é uma questão de luta constante nos supermercados grandes ou pequenos.

“Estamos a um passo de usar tecnologia específica para ajudar os empresários nessa questão. Trata-se de um sistema inteligente que vai informar, por meio do computador, se aquele produto está para vencer. Além disso, o sistema, caso verifique um prazo próximo do vencimento daquele alimento, não não permitirá que ele seja registrado no caixa, o que vai permitir evitar que o consumidor o leve para casa”, conta Rodrigues. Ele afirma que esse equipamento deve chegar em breve às redes.

Euler Junior/EM/D.A Press

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