SIGA O EM
 col-xs-12

Para vencer os desafios na saúde

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 815138, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Euler Junior/EM/D.A Press. Brasil', 'link': '', 'legenda': 'Fundador do Mater Dei, Jos\xe9 Salvador Silva (ao centro) com os executivos da fam\xedlia que conduzem a empresa', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/03/15/627578/20150314213232482017i.jpg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}, {'id_foto': 815139, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Jair Amaral/EM/D.A Press - 2013 17/11/14\n', 'link': '', 'legenda': 'O diretor e fundador do Hospital Biocor, M\xe1rio Vrandecic', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/03/15/627578/20150315114207253903a.jpeg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 15/03/2015 06:01 / atualizado em 15/03/2015 13:11

Estado de Minas

Euler Junior/EM/D.A Press. Brasil
Em meio à insatisfação da população com a qualidade e a estrutura dos serviços de saúde em todo o país, marcas mineiras, que conciliam inovação e credibilidade, se destacam na visão do consumidor. Atentas ao que querem e exigem seus clientes, essas empresas entraram no ranking Saúde – Prestadores de Serviços como aquelas com boa reputação no meio em que atuam. No topo da lista estão duas empresas tradicionais na capital, a Drogaria Araújo e o Hospital Mater Dei. As duas empresas conduzem planos de expansão, com o objetivo de ficar mais próximas dos mineiros. Os investimentos visam às melhorias no atendimentos e buscam conciliar experiência no ramo com atuação moderna, sem perder de vista o valor primordial da humanização dos serviços.

Com 109 anos de história, a Drogaria Araújo está, também, no Top 10 das Marcas com Sede em Minas desde 2010, quando, à época, estava no sétimo lugar. Em 2013, subiu dois degraus, chegando à quinta colocação, onde permaneceu nesta edição. A rede participa, ainda, da relação das 20 Melhores para Recomendar Produtos e Serviços. André Giffoni, gerente de marketing da drogaria, diz que entre os motivos para a empresa se destacar é ter se transformado numa marca que convive com o seu cliente. “É por meio dos pontos de vendas que as pessoas interagem e criaram laços conosco. Há clientes que são amigos do vendedor e já conhecem o farmacêutico. E essa boa convivência é uma das razões para o nosso sucesso ”, justifica.

Até o fim do ano, a empresa terá 20 novas unidades em BH. Só neste ano, já foram inauguradas quatro lojas. “Este é um ano em que se fala muito em crise, mas nós preferimos encarar a situação fazendo mais com menos e aproveitar para colocar nosso plano de expansão em ação”, diz o gerente de marketing da Araújo. Outra empresa que conquistou esse espírito de ‘vizinhança’ é o Hospital Mater Dei, que aparece em segundo lugar no ranking. Em 1º de junho, o hospital completará 35 anos e se prepara para a sua terceira unidade, que será em Betim, na Grande BH.

A busca por se aproximar dos pacientes é o que explica o sucesso da marca, avalia o presidente da rede, Henrique Salvador Silva. “A pesquisa nos mostra que todos os esforços para prestar um serviço de qualidade estão sendo percebidos e ganhamos reconhecimento”, diz. Ele ressalta que, atualmente, os serviços de saúde, tanto públicos quanto privados, têm demandas cada vez mais altas e isso impacta no atendimento de muitos locais. “Um dos grandes problemas, hoje, do setor privado é essa dificuldade de acesso. Por isso, nosso objetivo é expandir para onde há espaço para isso”, revela, destacando que não se trata de crescimento sem planejamento.

“O nosso compromisso é muito grande em Minas, somos uma marca que só opera no estado. O mineiro tem um jeito diferente de outros brasileiros, ele gosta dessa proximidade e, quando ele entende que a empresa está prestando um serviço de qualidade, ele se fideliza à marca”, diz Henrique Silva.

O mais importante, na visão do presidente da empresa, é não perder os valores. “Pode-se ter tecnologia e prédio novos. O como se faz é que se torna o diferencial.” Em quinto lugar no ranking está o Hospital Felício Rocho. O diretor técnico do hospital, Roberto Carlos de Oliveira e Silva, destaca que, além do bom atendimento, o corpo clínico é composto de 700 médicos, muitos deles de renome internacional. “Ao longo dos anos, ele uniram a eficiência técnica, a transmissão de conhecimento para novos médicos, por meio de diversas residências oferecidas, e a busca incessante por novos métodos e técnicas para cuidar da saúde”, diz.

O Felício Rocho é avaliado, da mesma forma, pelo pioneirismo na oferta de alguns serviços especializados, a exemplo da Unidade de Transplantes, do Núcleo Avançado de Tratamento das Epilepsias (Nate), do Centro de Cicatrização de Feridas, entre outros. “Como parte desse diferencial, é importante ressaltar o atendimento em alta complexidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento do câncer”, diz o diretor técnico do hospital. Ele comenta que a trajetória da empresa, inaugurada em 1952, está diretamente ligada à história de BH. “E estar na memória e contar com a confiança da população nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que estamos traçando os caminhos corretos para continuar a ser referência na prestação de serviços de saúde”.

Especialistas

Ranking dos prestadores de serviços na área da saúde

1º Drogaria Araújo
2º Hospital Mater Dei
3º Hermes Pardini
4º Rede Farma
5º Felício Rocho
6º Hospital Biocor
7º Drogaria Raia
8º Laboratório São Marcos
9º Laboratório Humberto Abrãao

Acolhimento faz toda a diferenca


Há quase 30 anos no setor da saúde, o Biocor conta com um corpo clínico de 370 médicos, oferece 40 especialidades médicas e convênios com mais de 70 operadoras de planos de saúde. A empresa ficou na sexta posição do ranking. Segundo o diretor-presidente do Biocor Instituto, Mario Vrandecic, por meio de seus resultados, a instituição é referência em todo o estado e até mesmo no Brasil, ganhando visibilidade internacional por práticas de benchmarking em relação a centros dos Estados Unidos e da Europa. Os pacientes começam o dia recebendo a visita dele, junto a representantes do corpo clínico e da enfermagem.

“Essa prática de acolhimento agrega bem-estar ao doente e aos seus familiares, além de promover a realização profissional de toda a equipe assistencial. O nosso diferencial é a assistência avançada e completa, inseparável de uma atenção carinhosa e sempre presente, o que garante ao Biocor Instituto um raro nível de aprovação, de 99,7% dos pacientes e familiares”, afirma o presidente da instituição. Os laboratórios também tiveram destaque neste segmento.

Em terceiro lugar no ranking das marcas de prestação de saúde está o Hermes Pardini. De acordo o diretor-presidente do laboratório, Roberto Santoro Meirelles, desde 2011 o grupo investe em aquisições de empresas especializadas, se consolidando entre os maiores grupos de Medicina Diagnóstica e Preventiva do Brasil. Hoje, está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. “É fundamental investir em tecnologia de ponta que permita expandir o menu de exames e oferecer testes de alta complexidade. Além disso, ampliar o mix de serviços. Esse é, talvez, o segredo do atual mercado de saúde”, afirma.

A instituição trabalha com a meta de sair do lugar-comum, para ser um centro de convivência que ofereça soluções para a promoção e prevenção da saúde e o bem-estar. O destaque do grupo na pesquisa, para Roberto Meirelles, fortalece a marca e “contribui para a credibilidade e reputação, que são essenciais a sobrevivência da empresa”. Outro destaque do ramo de análises clínicas é o Laboratório São Marcos.

O diretor administrativo-financeiro do São Marcos, Rodrigo Cerqueira, afirma que mais que atenção à saúde e o carinho dado às pessoas, a empresa tem uma boa distribuição geográfica dentro da Grande BH. “Muitas vezes, somos a única referência de empresa de saúde na região de uma unidade”, conta. Segundo a gerente de marketing do laboratório, Adriana Goulart, a principal estratégia está na valorização das pessoas. “Nosso sonho é fazer com que o São Marcos não seja somente uma empresa municipal ou intermunicipal. Queremos expandir fronteiras”, observa. Rodrigo acrescenta o desejo de crescimento da marca no interior do estado, com atendimento preciso e ágil. “Estar entre as marcas mais prestigiadas de Minas mostra que nosso sonho é possível”, comenta.

Jair Amaral/EM/D.A Press - 2013 17/11/14

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600