SIGA O EM
 col-xs-12

Marcas mais prestigiadas

Conselheiro e investidor

Balanços marcados por bons lucros levam os bancos ao destaque do ranking de melhores opções de investimento. Já na recomendação de produtos, credibilidade é o principal quesito

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 15/03/2015 06:04 / atualizado em 15/03/2015 13:12

Quando se trata de investimento, a pesquisa das marcas mais prestigiadas avalia o fluxo de caixa da companhia, seus ativos junto ao mercado e o valor daquela marca. Na edição deste ano do ranking das 20 Melhores Empresas para Investir, os bancos se destacaram entre os primeiros colocados. No topo ficou o Itaú; em terceiro, o Banco do Brasil; em quarto, o Bradesco, e em quinto, a Caixa Econômica. A mineradora Vale ocupa o segundo lugar. O professor de administração da escola de negócios Ibmec Paulo Pacheco atribui o posicionamento dos bancos aos balanços positivos que eles têm apresentado. “As instituições financeiras tiveram lucro expressivo no ano passado, e, atualmente, com o país vivendo um período de retração da economia, as pessoas olham para um banco que seja grande, tenha reconhecimento para o consumidor e, dessa forma, lhes traga segurança”, afirma o especialista. No caso da Vale, ele considera que a posição reflete a credibilidade da companhia perante o mercado financeiro.

O Banco Itaú fez história nos rankings da pesquisa Marcas Mais Prestigiadas em Minas e, ao longo dos anos, está subindo degraus no pódio. Em 2012, por exemplo, a instituição ficou em sexto lugar no ranking de Melhores em Responsabilidade Social e Ambiental, e este ano está em terceiro. No perfil dos mais de 3 mil entrevistados, o Itaú foi mais lembrado pelo público feminino, entre os jovens com até 34 anos e entre aqueles que ganham até quatro salários mínimos no interior de Minas. Na avaliação do professor do Ibmec Paulo Pacheco, hoje em dia, os grandes investidores observam as empresas melhores para se investir num contexto mais amplo e a credibilidade é um ponto forte para que elas sejam apontadas no ranking.

O superintendente estadual do Banco do Brasil em Minas Gerais, Otaviano Amantéa, diz que o grande investimento feito pelo banco no crédito rural e a ampliação da rede de agências na capital e no interior pesaram nas indicações recebidas pela instituição. “Uma postura que tradicionalmente diferencia o BB é que, enquanto o volume de crédito concedido pelo banco em Minas supera o montante captado, outras instituições financeiras costumam fazer o caminho inverso. Elas captam mais do que emprestam.”

No quesito da confiabilidade para investir, o executivo diz que a BB DTVM, empresa especialista na gestão de recursos de terceiros e na administração dos fundos de investimento dos clientes do Banco do Brasil, tem um time de profissionais selecionados para atender a cada perfil de investidor. “Desde 2006, a BB DTVM detém o grau máximo de qualidade, MQ1, atribuído pela agência classificadora de risco Moody’s América Latina”, ressalta Amantéa. Já o diretor de marketing do Banco Bradesco, Jorge Pohlmann, comenta que o conjunto de iniciativas do banco reflete confiança e credibilidade, fortalecendo a marca, e, consequentemente, o seu reconhecimento.

O Bradesco conta com 456 agências em Minas, 5.643 unidades do Bradesco Expresso e 2.515 máquinas de autoatendimento, além da rede 24 horas. O banco está em nono lugar entre os Melhores em Responsabilidade Social e Ambiental; entre as 20 empresas melhores para trabalhar, e em quarto lugar em Melhores Empresas para Investir. Além disso, o Bradesco ficou em 12º lugar entre o público do interior, em 12º entre as mulheres, e na mesma colocação entre aqueles que ganham até quatro salários mínimos. “ Estar nesses rankings demonstra a proximidade que temos com toda a população de Minas, que foi refletida de forma espontânea na lembrança de nossa marca e afirma o reconhecimento das ações do banco no estado”, comenta Jorge.

Colocada na oitava posição do ranking de melhores marcas para investir, a Toyota teve em Minas, no ano passado, o seu segundo resultado em vendas no Brasil, informou Ricardo Bastos, diretor-adjunto de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil. Os negócios no estado, em 2014, representaram cerca de 8% do total de mais de 195 mil unidades comercializadas no país.

Bom exemplo Outro ranking em que o peso da confiança e credibilidade é primordial é aquele que destaca as 20 Melhores para Recomendar Produtos e Serviços. Neste ano a Nestlé, arrebatou o primeiro lugar. Em nota enviada por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa informou que as relações de consumo mudaram e o consumidor está mais atento aos benefícios reais dos produtos. “No caso dos alimentos, além do sabor, ele busca um conteúdo nutricional equilibrado e diferenciais que contribuam com suas necessidades nas diferentes fases da vida. Alinhada a essas necessidades, a Nestlé investe em pesquisa & desenvolvimento em cada país onde está presente”, diz a nota. Em segundo lugar no ranking, também no ramo alimentício, está a Sadia. Em nota, a empresa atribuiu o sucesso da marca ao resultado da busca constante por inovações.

VEDETES


Ranking de melhores para investir

1º ITAÚ
2º VALE
3º BANCO DO BRASIL
4º BRADESCO
5º CAIXA
6º CEMIG
7º NESTLÉ
8º TOYOTA
9º VOLKSWAGEN
10º FIAT
11º HONDA
12º HYUNDAI
13º USIMINAS
14º VOTORANTIM METAIS
15º GERDAU
16º AUDI
17º FORD
18º BANCO BMG
19º MERCANTIL DO BRASIL
20º MRV ENGENHARIA

EU RECOMENDO

As 20 melhores para se recomendar produtos e serviços

1º NESTLÉ
2º SADIA
3º HONDA
4º VOLKSWAGEN
5º FIAT
6º TOYOTA
7º CORREIOS
8º GVT
9º FORD
10º CAIXA
11º AUDI
12º ITAMBÉ
13º CAFÉ 3 CORAÇÕES
14º GM
15º HYUNDAI
16º CARREFOUR
17º ITAÚ
18º BANCO DO BRASIL
19º AYMORÉ
20º DROGARIA ARAÚJO

Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600