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Estado de Minas

Copasa preserva meio ambiente e garante mananciais para abatecimento das cidades


postado em 14/11/2013 16:21 / atualizado em 14/11/2013 16:33

Nascida em 1963 pelas mãos do governo do Estado, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) trabalha há 50 anos com a responsabilidade de levar água tratada de qualidade para os lares mineiros. "Quando a gente lida com um produto tão essencial para as pessoas, como o fornecimento de água, o impacto que isso pode gerar na população é muito grande. Então, temos que ter um cuidado muito maior", declara o superintendente de Comunicação da Copasa, Henrique Bandeira de Melo.

E foi pelo cuidado e dedicação da empresa ao longo de sua história que vieram os louros do reconhecimento, posicionando-a novamente entre as marcas mais prestigiadas em Minas, com sede no estado, na nona colocação. Entretanto, a empresa ocupava, no ano passado, o terceiro lugar.

Hoje, são 14,2 milhões de pessoas atendidas em todo o estado, nos 625 municípios onde a Copasa atua com fornecimento de água potável e saneamento básico de maneira direta ou por meio de concessão. Com o slogan "A água de Minas", a estatal se mostra empenhada em construir o conceito de que a água é um patrimônio coletivo e todos têm responsabilidade sobre ela. Exemplos disso são as unidades de proteção da Copasa, que guardam mais de 25 mil hectares de áreas protegidas em torno de mananciais em Belo Horizonte e região.

Bandeira explica que uma das ações da empresa nos locais é o foco no conceito de %u2018vizinhança%u2019. %u201COs vizinhos, pessoas que moram nos entornos da área, ajudam na preservação da mesma. Dessa maneira eles garantem a qualidade da água que vão receber, a quantidade, além de saber que não terão que se preocupar com o futuro, pois estão garantindo o seu abastecimento%u201D, pondera.

NA COMUNIDADE

 

Mas a atuação social da Copasa se expande para além das unidades de proteção. O projeto Chuá mostra a forte preocupação em integrar a questão ambiental com a educação básica. O programa existe há quase 25 anos. "Começamos numa época em que as empresas não interagiam com a sociedade e não se falava em responsabilidade social", lembra Bandeira.

Foi em 1986 que a Copasa abriu suas portas e passou a promover visitas escolares às suas estações de tratamento de água. A partir daí, o projeto Chuá ganhou forma e já soma 2 milhões de crianças contempladas com um conteúdo didático sobre questões ambientais, sustentabilidade, saneamento básico e informações sobre a água no planeta, complementando o que elas aprendem em sala de aula.

Outro importante trabalho desenvolvido pela Copasa é o projeto Portas Abertas, que visa à integração e ao acolhimento de jovens e moradores próximos às suas unidades localizadas em áreas de risco, como na Pedreira Prado Lopes, onde a companhia oferece aulas de música a um coral de crianças. A batuta fica por conta de um funcionário da Copasa, com formação musical, que participa voluntariamente.

COMUNICAÇÃO

Mantendo seus canais sempre abertos ao público, a Copasa está nas redes sociais e aposta na interatividade para informar o cliente. No site da empresa é possível se cadastrar para receber informações sobre os segmentos que interessem ao cliente, bem como sobre o fornecimento de água da sua região. Já são 900 mil pessoas cadastradas que recebem por SMS avisos sobre a interrupção ou quaisquer outros problemas na rede.

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