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Reputação é o centro do ranking Marcas Mais Prestigiadas em Minas

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postado em 09/11/2013 09:21

Carolina Mansur

A reputação, principal ativo das marcas, é também o centro do ranking Marcas Mais Prestigiadas em Minas, que será publicado na semana que vem pelo Estado de Minas. Desenvolvido pela Ideia Comunicação e Grupo Troiano de Branding, o estudo traz em sua quarta edição resultados importantes para as organizações com base em entrevistas feitas com quase 3 mil consumidores. Os indicadores permitem que tanto as empresas avaliadas quanto as não avaliadas passem a incorporar a gestão da marca e a reputação como componente da administração.

De acordo com Levi Carneiro, diretor da Ideia e coordenador do ranking, a proposta do estudo é introduzir a medida de reputação como um novo vetor da gestão. “Medir e avaliar as marcas, buscar entender a importância de cada dimensão dela, considerar as diferentes avaliações de seus stakeholders, adotar medidas de correção passam a fazer parte de uma nova contabilidade das organizações nestes tempos de ativos intangíveis e que se tornam mais acessíveis quando se tem dados como esses”, explica.

Luiz Michalick, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Cemig, lembra a importância do estudo para o reconhecimento da marca na cadeia em que está inserida. “Aos poucos a marca de uma organização, mesmo não tendo forte presença no mercado, passa a ser reconhecida como componente fundamental para o sucesso da empresa no relacionamento com seus stakeholders”, comenta.

Para Rodrigo Resende, diretor de Marketing da MRV, o olhar do consumidor retratado pelo estudo é vital para o sucesso do negócio. “Marcas fortes geram confiança no consumidor”, lembra. O diretor-presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos, garante que a pesquisa é um bom indicador para acompanhar o desempenho, além de um estímulo para trabalhar cada vez mais em busca da aprovação dos clientes. “A Copasa entende que a sua marca é o seu maior patrimônio”, ressalta.

Ricardo Cotta, assessor de Relações Institucionais da Itambé, reforça que a busca por consolidação e reputação da marca é constante por ela trazer para as corporações toda a sua capacidade de vender, definir preços e negociar, colocando-as em um posicionamento de mercado diferenciado. “Há um investimento constante na formação de uma marca e o estudo é o reconhecimento disso”, finaliza.
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