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Reputação ajuda a valorizar negócios

4º ranking das marcas mais prestigiadas em MG reforça valor da reputação das empresas

Os resultados servem, entre outras coisas, para balizar e orientar as ações das empresas

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postado em 26/10/2013 07:55 / atualizado em 26/10/2013 08:17

Carolina Mansur

O ranking das Marcas mais prestigiadas em Minas chega a sua quarta edição com novidades e reforça o valor da reputação para as empresas. A pesquisa do Grupo Troiano de Branding, em parceria com a Ideia Comunicação Empresarial, publicada exclusivamente pelo Estado de Minas, ouviu 2.968 entrevistados, que avaliaram 72 marcas, sobre aspectos de relevância para diversos públicos. Os resultados servem, entre outras coisas, para balizar e orientar as ações das empresas. “Eles devem ser utilizados pelas companhias para um momento de reflexão. É um periscópio que mostra a posição da empresa aos olhos da sociedade”, define o diretor da Ideia Comunicação, Levi Carneiro.

Carneiro destaca que uma das grandes constatações da pesquisa é de que a reputação é um valor que se constrói ao longo dos anos e ganha consistência à medida em que é percebido pelas pessoas e, por isso, é tão considerado pelas organizações contemporâneas. “Reputação é algo intangível, mas extremamente consistente. Não surge da noite para o dia e é um saldo que a empresa vai constituindo com o tempo”, define. “A reputação valoriza a empresa no mercado, protege nas crises, ajuda a reter talentos, facilita novos negócios e possibilita a ampliação de ganhos. Ou seja, tem efeitos concretos”, acrescenta Levi, que coordena o estudo.

Jaime Troiano, diretor da Troiano, ressalta que a reputação corporativa, salvo grandes mudanças na vida de uma organização, como fusão ou aquisição, é um traço de identidade que poucas vezes altera-se radicalmente. “Nos estudos nacionais regulares que fazemos, observamos que cerca 15 marcas têm sempre estado entre as 20 primeiras ao longo dos últimos anos”, diz. “O mesmo tem acontecido em Minas, onde as marcas do grupo das 20 primeiras mudam de posição entre si, mas em geral se mantêm no grupo”, comenta.

Lição

Outra lição importante deixada até agora pelo ranking das Marcas mais prestigiadas em Minas, de acordo com Carneiro, é que reputação se faz com atuação equilibrada em diversas dimensões da experiência da marca: qualidade, inovação, compromisso social e ambiente, confiança, tratamento dos empregados e história. “Não adianta ter só produtos de qualidade ou ser inovadora. A marca deve ter uma boa performance em vários atributos. Reputação é uma medida mais ampla, um parâmetro dos novos tempos”, conclui Levi.
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