(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Vale conquista o 8º lugar no ranking geral da pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas

Ela é a única marca que não comercializa diretamente com o consumidor final


postado em 10/12/2012 17:06 / atualizado em 23/04/2013 10:13

(foto: Agência Vale)
(foto: Agência Vale)

A Vale conquistou o 8º lugar no ranking geral participando pela primeira vez da pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas, que está na terceira edição. Entre as dez primeiras colocações, apenas ela não vende produtos ou serviços diretamente para o consumidor final. “A sociedade já começa a compreender que o minério faz parte do seu dia a dia, que ele está presente em todo produto de consumo. Carros, aviões, celulares, tablets, geladeiras, enfim, quase tudo precisa de algum tipo de minério para ser produzido”, afirma a gerente-geral de comunicação da Vale, Cássia Cinque.

Além do minério como matéria-prima, há outra explicação para a grande identificação dos mineiros com a marca: “Os mineiros se sentem um pouco donos da Vale, pois é na cidade de Itabira que está registrada a sua certidão de nascimento”, explica Cássia. Para ter um melhor relacionamento com o cliente, a Vale investe em diálogo, apoio a iniciativas locais e gestão da marca. “Temos mostrado que, além de o minério fazer parte da rotina das pessoas, a mineração contribui para a preservação do meio ambiente. Pode parecer paradoxal, mas as áreas hoje preservadas pela mineração como obrigação legal, ou mesmo como iniciativa das empresas, garantem para as futuras gerações áreas verdes que não serão invadidas ou urbanizadas”.

A força econômica também é um fator que influencia na escolha, “por meio da geração de empregos e negócios na cadeira produtiva”. Para Cássia, os investimentos realizados em projetos sociais, culturais e ambientais também podem ter influenciado na lembrança dos mineiros. De acordo com a doutora em administração de empresas e professora de marketing e estudos do consumo da Fundação Dom Cabral, Ivani Becker, “a Vale tem essa percepção positiva e forte no mercado mineiro em função do reconhecimento de sua importância no desenvolvimento de Minas e da projeção que a empresa traz do estado no Brasil e no mundo”.

RANKING
Segundo a gerente-geral de comunicação, Cássia Cinque, os funcionários e gestores ficaram felizes ao saber da estreia no ranking e seguem firme no propósito de a Vale ser a melhor mineradora do mundo. “Continuaremos trabalhando incansavelmente para que a mineração seja reconhecida como um orgulho deste estado. E que seja reconhecida não somente em índices econômicos e financeiros, mas também nos quesitos ambientais, sociais e de segurança no trabalho”, ressalta.

Estar bem no ranking da mineração é resultado do desafio que a marca enfrenta diariamente. “Hoje a Vale figura como a segunda mineradora global. A Vale é uma empresa desafiadora em todos os sentidos. No tamanho, na capilaridade global, no uso de tecnologias inovadoras, no portfólio de novos projetos que garantirão a sua perpetuidade”, conclui Cássia Cinque.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)