SIGA O EM
 col-xs-12

Construtoras mineiras dominam segmento na pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas

Pesquisa tem onze empresas da construção civil, todas nascidas em Minas Gerais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/12/2012 11:03 / atualizado em 07/12/2012 11:11

Daniela Rezende

Divulgação/Conartes

“Minas tem há muito tempo empresas de construção civil que falam a língua do consumidor mineiro”, diz o Presidente do Grupo Troiano de Branding, Jaime Troiano. Apesar da mudança na metodologia da pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas para o nível nacional, um segmento se manteve apenas com marcas nascidas no estado: o da construção civil. Numa lista de onze, a MRV Engenharia puxa a fila, seguida pela Líder, Habtare, Caparó, Patrimar, Canopus, Masb, Concreto, Direcional, Paranasa e Conartes.

Três participam pela primeira vez: Canopus, Concreto e Conartes. “Isso é muito importante para as marcas, porque solidifica a relação de confiabilidade em uma área de negócios tão sujeita a volatilidade e muitas vezes suspeição. Principalmente se pensarmos que o sonho da casa própria ainda é a prioridade número um de milhões de famílias brasileiras”, explica Troiano, o realizador da pesquisa, em parceria com a Ideia Comunicação Empresarial.

Em comum, essas marcas têm empreendimentos conceituados, com acabamentos diferenciados e bem localizados. Os principais residenciais são para famílias de alta renda, com apartamentos de luxo que podem custar até R$ 3,8 milhões na Zona Sul de Belo Horizonte.

Marcas que vieram de fora do estado, como São Paulo, não deram muito certo por aqui e, quando ficam, geralmente fazem parcerias com construtoras regionais, explica o professor de MBA em gestão de marketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV)/ IBS, Fred Albuquerque. “Elas não ganharam muito espaço em Minas. As marcas do estado têm um aspecto regional muito forte”. O professor acredita que o mineiro tem preferência pelas marcas do estado, já que estão por perto e são acolhedoras, diferente das construtoras gigantescas “que estão construindo pelo Brasil afora”.

PESQUISAS
De acordo com o diretor da Canopus, Lucas Mattos, pesquisas são importantes para “aferir a percepção dos clientes”. Para ele, participar do ranking e conseguir a sexta colocação na avaliação por segmento é uma consequência do trabalho contínuo realizado pela construtora. “Insistindo em estratégia e apostar nos valores que nos fizeram aparecer na pesquisa, como a entrega no prazo, o compromisso com o cliente e o bom produto, fará a empresa melhor colocada na próxima vez”, ressalta.

QUALIDADE
Para o gerente de comunicação da Conartes Engenharia, Thiago Xavier Gonçalves, a construtora trabalha “com um público bem exigente”. “A imagem está totalmente atrelada a uma marca consolidada, que respeita os clientes e que oferece qualidade em seus produtos”, explica.

Segundo Thiago, a lembrança dos participantes da pesquisa é, principalmente, pelos investimentos da empresa para atender os clientes. “Ouvimos, fazemos pesquisas e temos um atendimento próximo e construtivo”, afirma o gerente de comunicação.

INOVAÇÃO
A Concreto, estabelecida em Belo Horizonte há mais de 30 anos, é também uma marca que gosta de inovar. “É uma empresa que pesquisa, que realmente está interessada em dar uma solução para quem procura uma moradia”, afirma o gerente de marketing, João Augusto Reis.

A admiração e confiança, segundo João, vêm de uma lei criada dentro da Concreto: construir com menos velocidade e mais qualidade. “Nós entregamos dentro do prazo, mas a gente trabalha com a qualidade. Nosso índice de pós-manutenção é muito baixo. São materiais de primeira linha”. E acrescenta: “O concreto é eterno”, brinca.
Tags: