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Estado de Minas

Identificação com o jeito mineiro faz Fiat liderar ranking das marcas de Minas Gerais

Marca ficou em 1º lugar no ranking das marcas mineiras na pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas e em 3º lugar no ranking geral


postado em 05/12/2012 16:27 / atualizado em 05/12/2012 15:42

(foto: Divulgação / Fiat)
(foto: Divulgação / Fiat)

A Fiat criou uma forte identificação com o jeito mineiro de ser. Esse pode ser um dos fatores que fez a fábrica liderar o mercado de vendas no estado, ter ficado em terceiro lugar geral na pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas e liderar o ranking entre as marcas mineiras. “Costumamos dizer que somos uma marca italiana e também mineira, porque a instalação da fábrica no estado, há 36 anos, fez essa identificação”, afirma o diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, João Batista Ciaco.

Talvez esse seja um dos motivos do grande sucesso da Fiat em todo o estado. Apesar da nova metodologia, que inseriu empresas nacionais na pesquisa, a marca de automóveis conseguiu mostrar que tem seu lugar guardado no coração dos mineiros. “A mudança na abrangência reforça ainda mais a ligação que a Fiat criou com todo o estado de Minas Gerais, refletindo diretamente no relacionamento com os consumidores e com a comunidade”, ressalta Ciaco.

Segundo o presidente do Grupo Troiano de Branding, o realizador da pesquisa Jaime Troiano, com marcas nacionais dividindo o espaço com marcas mineiras, era esperado que houvessem mudanças na pesquisa. Porém, a Fiat também é uma empresa conhecida nacionalmente. “Não podemos esquecer do que ela representa no mercado de automóveis, ela tem uma atuação muito inteligente nas linguagens digitais e sua identificação com Minas é indiscutível”, afirma Troiano.

Para o diretor da Fiat, ser uma das marcas mais prestigiadas pelos mineiros em uma pesquisa realizada junto com marcas nacionais é muito importante. “Traduz o reconhecimento de um trabalho que a Fiat realiza em Minas. Continuar entre as dez colocações é o resultado de um forte vínculo com a população, que continua confiando na marca”, completa Ciaco.

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Todo o trabalho da marca Fiat é construído em conjunto com estratégias de comunicação, marketing e vendas. “A empresa acredita e investe na força da comunicação regionalizada, somos movidos pelos brasileiros, e é importante que a comunicação seja direcionada”, explica o diretor João Batista Ciaco. “Particularmente na comunicação, temos parceiros responsáveis pelo desenvolvimento das estratégias que trabalham em conjunto com a nossa equipe interna de marketing, fazendo com que a marca seja lembrada por levar ao consumidor aquilo que ele quer”.

Para o professor do MBA em gestão estratégica de marketing da FGV/IBS , Fred Albuquerque, a Fiat acertou ao mudar sua forma de comunicação, além de ter melhorado seus produtos e sua entrega. “Na comunicação ela é um dos maiores anunciantes. Essa proximidade da marca com os consumidores a eleva a patamares mais altos”, afirma.

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