SIGA O EM
 col-xs-12

Nestlé é a grande campeã do ranking geral da pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas

Uma equipe de marketing focada no estado pode ser o principal motivo para o sucesso da marca entre os consumidores mineiros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/12/2012 17:39 / atualizado em 07/12/2012 14:52

Daniela Rezende

Divulgação / Nestlé

Para conquistar cada vez mais mineiros, a Nestlé procurou entender melhor as necessidades do consumidor e desde 2010 criou uma equipe de marketing focada exclusivamente no estado. Esse pode ser o principal motivo da Nestle ter sido a campeã, entre 72 empresas, da pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas, realizada pelo terceiro ano consecutivo pelo Grupo Troiano de Branding em parceria com a Ideia Comunicação Empresarial e publicada pelo jornal Estado de Minas. “Esse prêmio reconhece as iniciativas exclusivas realizadas pela companhia no estado. Em quase cinco décadas de atuação em Minas Gerais, a Nestlé ampliou sua presença na região e incorporou a cultura mineira e suas tradições ao desenvolvimento dos negócios com projetos e ações específicas, como patrocínios, eventos culturais e gastronômicos, promoções, além de ações de capacitação e incentivo aos produtores de leite”, explica o diretor de Regionalização da Nestlé Brasil, Edson Ebizawa.

De acordo com Ebiwaza, o compromisso da Nestlé é oferecer produtos de qualidade e a tradição é importante, porque o consumidor constrói laços de afeto com as marcas ao longo dos anos. “Ser reconhecida como a empresa de maior prestígio em Minas Gerais é um orgulho para a Nestlé, pois demonstra que estamos próximos do consumidor mineiro oferecendo produtos de qualidade e que contribuem com sua nutrição, saúde e o bem-estar”.

Para o professor do MBA em gestão estratégica de marketing da FGV/IBS, Fred Albuquerque, a construção da marca passa por diversos fatores, como reputação, promessa e entrega do produto, mas o principal ponto é a comunicação. "As grandes marcas nacionais tem um poder de comunicação muito forte, muito constante na mídia. Estas estão entre as maiores anunciantes do Brasil”. As pesquisas com os consumidores são muito importantes, porque o resultado é necessário para a empresa entender o que os clientes esperam da marca e como é possível surpreendê-los, explica o diretor da Nestlé Brasil. “Seja com qualidade, valor nutricional, sabor e inovações. Para isso as opiniões dos consumidores são fundamentais”.

A Nestlé está atenta a necessidade de cada consumidor, por isso desde 2003 a empresa faz pesquisas de mercado e desenvolve linhas de produtos populares, com preços e embalagens menores e mais simples. "A empresa foi uma das primeiras a adotar estratégias para atingir as classes C, D e E”, ressalta Ebizawa. Para o professor Fred Albuquerque, esse mix de produtos acessíveis que contribui para o grande sucesso. “Ela oferece uma linha produtos que atende e fala bem com todas as classes”, diz.

INTERNET

Na Nestlé, as redes sociais são canais cada vez mais utilizados como ponte de relacionamento entre a empresa e seus consumidores. "É por meio desse feedback espontâneo que podemos avaliar como a companhia é vista pela população e descobrir onde está acertando e onde precisa melhorar para atender o consumidor da melhor maneira possível, garantindo sempre qualidade e proporcionando produtos que colaboram para a nutrição, saúde e bem-estar” conclui.

PESQUISA
As empresas foram avaliadas em seis atributos e o diretor da Nestlé Brasil, Edson Ebizawa, fala sobre eles:

Capacidade de inovação
A inovação sempre fez parte da estratégia da Nestlé. A companhia possui a maior rede de centros de Pesquisa e Desenvolvimento da indústria de alimentos e bebidas. Ao estar próximo do cliente, é possível identificar suas necessidades e, assim, desenvolver soluções para cada tipo de público.

Qualidade dos produtos e serviços
A atuação da Nestlé é pautada por princípios, que orienta o compromisso com os colaboradores, clientes, fornecedores, consumidores e o meio ambiente. Um desses princípios visa manter a Nestlé confiável por oferecer produtos seguros e com alto padrão de qualidade e o outro diz respeito a transparência, ou seja, proporcionar informações claras, de forma responsável, para que nossos consumidores possam fazer escolhas saudáveis.

Sustentabilidade
No Brasil, os programas Nestlé Nutrir Crianças Saudáveis levam educação alimentar a crianças e adolescentes de baixa renda, por meio de parcerias com escolas públicas e outras instituições; o Nestlé Cuidar, que promove educação ambiental com foco na preservação da água; e o Nestlé Saber, que investe no desenvolvimento rural nas regiões de baixa renda do País, por meio da formação do homem do campo.

Aliada à Criação de Valor Compartilhado, a Nestlé promove diversas ações na região, como o incentivo aos produtores de leite em Minas Gerais. Há mais de 20 anos, a companhia mantém, em Viçosa, o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), uma atividade que prepara jovens para o mercado de trabalho e oferece assistência técnica e gerencial às propriedades de famílias de pequenos produtores.

A empresa também anunciou em novembro o projeto “Águas de Montes Claros”, que consiste em utilizar água resultante do processo industrial do leite condensado produzido na Fábrica de Montes Claros, na irrigação de um viveiro de cana-de-açúcar. Esse viveiro irá abastecer os produtores rurais com mudas de alta produtividade e valor nutricional para que possam utilizar o insumo na alimentação do gado.

Evolução da empresa
A Nestlé nasceu em 1867 e o primeiro produto da companhia foi a Farinha Láctea, criada por Henri Nestlé. Hoje é a maior empresa mundial de Nutrição, Saúde e Bem-estar, com operações industriais em 83 países, com marcas mundialmente consagradas. No Brasil, a Nestlé instalou sua primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid.

Hoje, já com 91 anos de atuação, a companhia possui 31 fábricas e mais de 21 mil colaboradores diretos. A atuação da companhia no país abrange diversos segmentos de mercado, entre eles: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil, nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar.

Admiração e confiança
A Nestlé trabalha para oferecer produtos seguros e de alto padrão de qualidade. Além disso, a companhia mantém uma relação muito próxima com o consumidor e está atenta às suas sugestões e necessidades, monitorando a percepção dos mesmos sobre a marca e, com isso, adequando e desenvolver soluções e produtos que estejam de acordo com todos os perfis.

Ambiente de trabalho

A Nestlé trabalha diariamente com o compromisso de melhorar a vida das pessoas. Esta liderança não seria possível sem colaboradores comprometidos e apaixonados pelo que fazem. Para isso há um trabalho constante que visa o desenvolvimento profissional e humano, bem como sua satisfação. Entendemos que nosso papel como empregadora é oferecer e promover crescimento profissional em um ambiente de trabalho inspirador, criar desafios e oportunidades, oferecer qualidade de vida e benefícios adequados, diferenciados e competitivos.
Tags: