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Coach de marcas

Realizadores da pesquisa Marcas mais prestigiadas em Minas, do Estado de Minas, ressaltam a importância do branding na interação com o público e na gestão e estratégia das empresas

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postado em 29/11/2012 14:46 / atualizado em 30/11/2012 11:24

Estudos sobre marcas são usados como bússolas para as organizações, uma vez que os resultados podem comprovar, por exemplo, o sucesso de uma gestão ou indicar a necessidade da adoção de novas estratégias corporativas. “Marcas mais prestigiadas em Minas” se destaca no panorama das pesquisas por avaliar as corporações sob a ótica da reputação e do seu impacto no mercado. “As pesquisas de prestígio são o que há de mais moderno e sofisticado em termos de abordagem da marca, porque elas validam a percepção dos consumidores sobre várias dimensões das empresas”, assinala Levi Carneiro, especialista no assunto, ao qual se dedica há mais de 15 anos.

Ele lembra que vivemos em uma sociedade em que os produtos são parecidos uns com os outros e que o nível de informação das pessoas é muito maior. Daí o fato de a reputação e o prestígio para uma empresa “serem fatores de diferenciação bem mais amplos e mais poderosos do que apenas os aspectos relacionados ao produto”.

ARQUIVO GRUPO TROIANO DE BRANDING


REFERÊNCIA
Diretor do Grupo Troiano de Branding e da Ideia Comunicação Empresarial – empresas parceiras na realização das três edições do estudo feito para o Estado de Minas –, Levi atesta o pioneirismo da pesquisa no estado. “Minas é um território de marcas fortes e mineiro é um bom criador de marca. A pesquisa veio para fortalecer essa vocação do estado que já se tornou referência na construção e manutenção de grandes marcas”, ressalta.

O desafio proposto pelo Estado de Minas, de realizar uma pesquisa ímpar no estado, foi viabilizado pela expertise do Grupo Troiano de Branding, que tem também no currículo um dos estudos de marca mais respeitados do país, o “Época Negócios 100 – As empresas de maior prestígio” no Brasil. O grupo assessora empresas no desenvolvimento de negócios, análise de marcas e comportamento de consumidor em vários segmentos do mercado e se tornou referência na área. “Acreditamos que branding deve ser usado como um dos instrumentos de gestão nas empresas e é potencialmente o mais eficaz na construção de valor e de sustentabilidade nas organizações”, afirma o presidente Jaime Troiano.

ARQUIVO GRUPO TROIANO DE BRANDING


COMUNICAÇÃO
“Quem tem uma marca com prestígio e reputação tem maior valor de mercado, vale mais na bolsa de valores, tem mais facilidade para expandir negócios e para reter talentos, entre outras vantagens. A marca é hoje um provedor de sentido, principalmente para os funcionários. Ela indica, dá referência, valoriza. Por isso, é fundamental começar o trabalho de marca de dentro para fora, com uma boa comunicação interna e muito diálogo”, acrescenta Levi.

Segundo o especialista, estudos recentes da Ideia Comunicação Empresarial mostram que as pessoas sentem falta de uma cultura, de valores e de um propósito bem definidos na empresa em que trabalham. “A marca é justamente essa intenção, essa razão de ser que cria identidade, orienta e une as pessoas que trabalham na mesma empresa. Daí a importância de o trabalho começar de dentro”, ressalta.
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