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Sem fronteiras

Operadora que mais cresce no país há dois anos, TIM foca em tecnologia e investe em campanhas que valorizam o diferente e em ações voltadas para a internet, para se aproximar do consumidor

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postado em 29/11/2012 14:01 / atualizado em 29/11/2012 15:32

ARQUIVO TIM

Há três anos, a Telecom Italia Mobile (TIM) reposicionou sua atuação no mercado brasileiro de telefonia móvel com um novo conceito de tarifação por chamada: o plano pré-pago Infinity e o pós-pago Liberty, ambos com ligações, torpedos e acesso à internet ilimitados, a um custo fixo. As novas ofertas atenderam uma demanda reprimida da classe C, que queria falar e se conectar mais. Bem-aceitas, elas fizeram com que a empresa fosse a única a conquistar participação no mercado em 2011 e avançar rumo à vice-liderança de telefonia móvel no Brasil. Em 2012, a companhia comemora outras duas conquistas: a liderança entre os pré-pagos e o primeiro lugar no segmento Telecomunicações entre as marcas mais prestigiadas em Minas.

Mesmo diante de procedimentos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TIM manteve seu planejamento de expansão da rede, parte das ações de melhoria aprovadas pelo órgão regulador federal. Até 2014, R$ 9,5 bilhões serão aplicados para aumentar a capacidade de voz (TRX) em 75% e a capacidade de dados (Node B) em 433%. Um terço desse total já foi investido este ano. Paralelamente, a operadora segue o plano de aprimorar a rede de dados com o acesso automático wi-fi em locais de grande concentração populacional e tráfego 3G. Só no último trimestre, ampliou-se a cobertura para 1.500 pontos de acesso.

Para se manter em alta e tentar desbancar a líder de mercado no estado – a Vivo, sucessora da Telemig Celular, detentora de 32,5% de participação –, a companhia aposta na inovação, como o então pioneiro fixo pré-pago e o portal Qualidade TIM, que permite aos consumidores acompanhar a evolução da rede e as ações de melhoria da empresa. “O portal é um lançamento inédito no mercado de telefonia brasileiro e reforça a identidade inovadora da TIM, além do compromisso de transparência e qualidade dos serviços”, diz Lívia Marquez, diretora de Marketing Advertising. Para ela, o novo site inaugurará um marco no relacionamento da empresa com os consumidores.

JEITO DE FALAR
Lívia destaca a interação entre a empresa e seus clientes. Além de monitorar as mídias sociais para conhecer os desejos dos consumidores e desenhar produtos e serviços adequados a eles, a TIM investe em múltiplos canais de atendimento – via telefone e internet – e na aproximação das comunidades ao interagir, por exemplo, com torcedores dos nove clubes patrocinados pela operadora. Essas ações levaram a marca a ser apontada como a preferida da classe média no setor de telefonia móvel, segundo recente estudo do Instituto Data Popular.

Com receita bruta superior a R$ 7 bilhões até o terceiro trimestre, 10,1% maior que no mesmo período de 2011, a TIM fechou setembro com 69,4 milhões de clientes e um aumento de 17,2% da base total. Há dois anos, a operadora é a que mais cresce no país, graças à popularização da internet móvel e à maior penetração de smartphones e webphones, que já somam 39% da base de clientes.

Líder nacional do mercado pré-pago, com 59,1 milhões de usuários e crescimento de 17% ao ano, a TIM aposta em campanhas com o trio norte-americano Blue Man Group – parceiro da empresa desde 2009 – e na atual, intitulada “Trem Azul”, para reforçar o posicionamento de levar a tecnologia, a tarifação diferenciada e a inovação da operadora a seus atuais e futuros clientes.
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