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Prestes a completar 350 anos de existência, os Correios se ligam a novas tecnologias e em campanhas para enfrentar a modernização dos serviços e conquistar um público mais jovem

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postado em 29/11/2012 11:27

Um profundo processo de revitalização fez com que um dos serviços mais antigos e populares do Brasil dialogasse também com o presente, cada vez mais digital. A Lei Federal nº 12.490, de 2011, determinou que os Correios incluíssem novas tecnologias em seu cotidiano, o que acabou por criar mais oportunidades de negócios e consolidou a instituição como a melhor marca no segmento Serviços e a sétima do ranking geral de prestígio e reputação, segundo a pesquisa “Marcas mais prestigiadas em Minas”.

“Temos hoje produtos ligados à internet, como a postagem de carta e telegrama via internet, o transporte e encaminhamento digital de processos de tribunais e a entrega de encomendas do comércio eletrônico”, enumera Pedro Amengol, diretor regional dos Correios em Minas Gerais. A diversificação nos serviços prestados vai gerar uma receita de RS 15,6 bilhões em 2012. A expectativa é de que o estado responda por R$ 1,07 bilhão.

NA INTERNET
A um ano de comemorar 350 anos transportando notícias, informações, encomendas e objetos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) já prepara uma campanha de R$ 250 milhões – R$ 160 milhões a mais do que em 2012 – para exaltar sua história e sua marca, gerida pelo Núcleo de Marcas do Departamento de Comunicação Estratégica, em parceria com setores como o de produtos e serviços, gestão de atendimento e de frota, marketing e comunicação interna.

Enquanto 2013 não chega, a instituição vem fortalecendo sua imagem entre o público jovem. A empresa utiliza as novas mídias e redes sociais para veicular campanhas, como a do Papai Noel dos Correios – divulgada pelo Facebook – e o Blog dos Correios, canal de interação com a sociedade que atingiu mais de 2 milhões de acessos em pouco mais de um ano.

MELHOR ATENDER
Os investimentos dos Correios se estendem à infraestrutura, com o Centro de Logística Integrada de Contagem (CLI), fundamental à armazenagem de material da Justiça do Trabalho do estado, e à qualificação. Amengol salienta que a ETC possui universidade corporativa e oferece bolsas para cursos técnicos, de graduação e pósgraduação para seus empregados, 120 mil em todo o país. A instituição realiza pesquisas para medir a satisfação de seus clientes, avaliando os canais de atendimento. No último levantamento, 90% dos 15 mil entrevistados demonstraram satisfação.

Atualmente, a ETC se relaciona com seus clientes por meio do portal Fale com os Correios – Fale Conosco e Ouvidoria – e da Central de Atendimento dos Correios – por telefone e e-mail. Esses canais e as agências, por meio de atendentes e gerentes, são as vias de relacionamento entre os usuários e a empresa. Os clientes corporativos, empresariais e estratégicos, por sua vez, se relacionam com os representantes comerciais.

Entre os usuários dos Correios, destacam-se os deficientes visuais, integrados por meio da Central Braille, criada pela instituição em 2007, com sede em Belo Horizonte. A proposta é proporcionar a eles autonomia, inclusão e cidadania, reforçando o papel da empresa como agente de integração social. No estado, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi pioneira ao fazer uso da central para emitir contas em braille. Só este ano, o serviço converteu mais de 2,3 mil mensagens.
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