Saborear um sorvete, degustar um chocolate ou um iogurte, matar a sede com água mineral e preparar um jantar. Certamente você terá escolhido pelo menos um produto Nestlé. Afinal, desde que chegou por aqui, em 1921, a empresa de alimentos vem recheando a mesa dos brasileiros. O país é atualmente o segundo em volume de vendas e em faturamento da multinacional entre as mais de 100 nações onde ela está presente, atrás apenas dos Estados Unidos. A primeira colocada no ranking nacional da pesquisa “Marcas mais prestigiadas em Minas” faturou R$ 20,5 bilhões no Brasil em 2011.
“O compromisso da Nestlé é oferecer produtos de qualidade, que contribuam com a nutrição, a saúde e o bem-estar dos consumidores. A companhia está sempre em busca de inovações e atenta às novas demandas do mercado. Estar entre as marcas mais prestigiadas do estado é motivo de orgulho, pois demonstra que o consumidor mineiro acredita nesse compromisso”, ressalta o diretor de Regionalização da Nestlé Brasil, Edson Ebizawa.
Essa confiança é recíproca, pois Minas Gerais é uma região estratégica para a companhia, não apenas pelos consumidores, mas também por ser um dos principais polos de captação de leite. Em 1964, a Nestlé inaugurou sua primeira fábrica no estado, em Ibiá, no Alto Paranaíba. Atualmente são cinco unidades (Ituiutaba, Teófilo Otoni, São Lourenço e Montes Claros). O estado é representativo também para outras unidades de negócios, como a Nestlé Waters (águas) e a unidade de cafés.
MARKETING REGIONALIZADO
A Nestlé mantém desde 2010 uma estrutura de marketing focada exclusivamente no consumidor mineiro. A campanha “A cozinha está no coração dos mineiros. E é na cozinha que a gente se encontra” iniciou um conjunto de ações para aproximar a Nestlé dos clientes. Trata-se de uma homenagem à cultura de Minas Gerais, que valoriza a importância da cozinha e da culinária no seu cotidiano. “Em quase cinco décadas, ampliamos a presença na região e incorporamos a cultura mineira e suas tradições ao desenvolvimento dos negócios, com projetos e ações específicas, como patrocínios, eventos culturais e gastronômicos, promoções, além de ações de capacitação e incentivo aos produtores de leite”, esclarece o diretor.
Em 2011, foi inaugurada a Cozinha Escola, no tradicional Mercado Central de Belo Horizonte. O projeto viabilizado pela Nestlé proporciona uma rica troca de experiências em aulas gratuitas de culinária para a população. Outra promoção exclusiva para o consumidor mineiro é a “Cozinha que dá gosto”, lançada em outubro. Quem comprar R$ 30 em produtos Nestlé ganha quatro diferentes tigelas com desenhos assinados pelo estilista Ronaldo Fraga. Ela inclui também o sorteio de três conjuntos de eletrodomésticos no valor de R$ 15 mil cada um.
A empresa foi uma das primeiras a adotar estratégias para atingir as classes C, D e E. Desde 2003, a Nestlé faz pesquisas de mercado e desenvolve linhas de produtos populares, com preços e embalagens menores e mais simples. O modelo de venda porta a porta (Nestlé até Você), realizado pela empresa desde 2006, já reúne mais de 11 mil revendedores e 273 microdistribuidores em 20 estados do país. Só em Minas Gerais, são aproximadamente e 950 revendedores.
Qualidade que rima com proximidade
Na edição 2012 da pesquisa “Marcas mais prestigiadas em Minas”, a Nestlé garantiu o primeiro lugar em três dimensões. O reconhecimento em duas delas – qualidade dos produtos e serviços e inovação – revela o jeito da companhia de trabalhar. Considerada a maior autoridade do mundo em nutrição, saúde e bem-estar, a empresa tem uma longa história de excelência em pesquisas de alimentos e nutrição, por meio do Centro Nestlé de Pesquisa – um dos principais laboratórios internacionais de alimentos e nutrição – e dos seus 17 centros de desenvolvimento de produtos em todo o mundo.
A transparência no relacionamento com os consumidores é um dos pilares da companhia e fortalece a satisfação dos clientes. “O Serviço Nestlé ao Consumidor, por exemplo, é um atendimento pioneiro da empresa, já muito reconhecido pelo próprio cliente por ter como valores básicos o respeito, a excelência em serviços e a proximidade. Ele cumpre uma função de extrema importância, contribuindo diretamente para os negócios da companhia”, aponta o diretor de Regionalização da Nestlé Brasil, Edson Ebizawa. Segundo ele, o serviço conta com diversos canais, como telefone, e-mail, SMS, cartas e redes sociais. As manifestações recebidas são registradas e analisadas pelas diferentes áreas da empresa. A partir delas, a Nestlé desenvolve novos produtos, altera embalagens, aperfeiçoa processos e implementa inovações que atendam as necessidades dos consumidores .
OUTRAS
No ranking com as dez mais em qualidade de produtos e serviços entram duas marcas que não constam na lista geral: Carrefour e Itambé assumem, respectivamente, o 7º e o 10º lugar. Saem da classificação a Vale e o Itaú. Já o ranking sobre capacidade para inovar não traz novidades. As marcas classificadas permanecem as mesmas do ranking geral, apenas com variações nas posições.
Imagem fiel retrata delicadeza
O primeiro lugar entre as marcas mais admiradas e confiáveis está diretamente relacionado com o símbolo da empresa. Nada poderia apresentar melhor a relação de fidelidade da Nestlé com seus clientes do que a imagem de um pássaro cuidando de seus filhotes no pequeno ninho da logo centenária da companhia. A marca suíça começou sua história no Brasil em 1876, quando iniciou a importação da Farinha Láctea, nove anos após seu lançamento. Mas foi somente em 1921 que inaugurou sua primeira fábrica no país, em Araras, interior de São Paulo, iniciando a produção local do leite condensado que estampava a camponesa suíça no rótulo. A qualidade e a versatilidade do produto geraram, desde seu lançamento, uma forte sintonia com a dona de casa brasileira, credibilidade que permanece até hoje.