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Em diferentes dimensões

Empresas são escolhidas pelo público a partir de seis atributos que criam um julgamento e revelam a importância dos elementos de contato para a percepção do consumidor

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postado em 29/11/2012 09:14 / atualizado em 29/11/2012 16:10

Para obter o ranking final das marcas mais prestigiadas no estado, a pesquisa do Estado de Minas considerou a percepção dos entrevistados em seis dimensões: qualidade dos produtos e serviços; responsabilidade social e ambiental; admiração e confiança; inovação; ambiente de trabalho; e história e evolução. A importância relativa desses atributos para determinar a reputação de uma empresa foi escolhida pelos próprios entrevistados.

Mais uma vez, a qualidade dos produtos e serviços foi apontada como o quesito de maior peso no cálculo sobre a imagem das corporações. Para o presidente do Grupo Troiano de Branding, Jaime Troiano, a explicação é bem simples: “Esse é o elemento mais tangível, mais próximo do dia a dia da sociedade. Aquele elemento com o qual as pessoas convivem mais diretamente e que é mais fácil de ser avaliado por elas. Além disso, não há marca forte que resista a um produto ou serviço fraco ou medíocre”.


DIVERSOS FATORES

As demais dimensões também figuraram em posição de destaque, com pequenas variações de importância entre o primeiro e o último atributo mais relevante. “Cada vez mais cresce a importância desses outros itens. A reputação é importante por implicar em um julgamento da corporação sob diversos fatores. Muitas vezes você tem um produto fantástico, mas a empresa comete um deslize na sua política ambiental e isso compromete absolutamente a sua performance”, exemplifica o diretor do Grupo Troiano de Branding e da Ideia Comunicação Empresarial, Levi Carneiro.

VALOR EMOCIONAL
Por isso, responsabilidade social e ambiental foi o item apontado como o segundo em importância relativa, mostrando que as pessoas valorizam empresas mais sustentáveis. Depois, pela ordem, vem o atributo que traduz o lado emocional dos consumidores e clientes ao lidarem com as marcas: admiração e confiança indicam o quanto a sociedade nutre de afeição pela marca e revelam a credibilidade que ela mantém com seus públicos.

Capacidade de inovação foi o quarto atributo mais importante. Ele diz respeito ao quanto a marca provê produtos e serviços com novas soluções e se ela tem uma história de pioneirismo em seu setor. Na seqüência vem o item ambiente de trabalho. “Essa avaliação leva em conta o tratamento dado pela marca aos empregados em combinação com a percepção do nível de remuneração e benefícios praticados pelas corporações”, explica Levi. Por último, o atributo história e evolução reflete não apenas a permanência da empresa no mercado, mas também o quanto ela evoluiu com o tempo.
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