SIGA O EM
 col-xs-12

2010

Trajetórias premiadas

Percurso das organizações e o quanto evoluíram com o tempo ajudam a definir ranking final

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/05/2010 10:40 / atualizado em 07/11/2012 20:01

A dimensão histórica das maiores empresas de Minas, associada à evolução e ao crescimento dos negócios ao longo dos anos, foi o atributo de menor importância relativa entre os seis avaliados na pesquisa sobre as melhores marcas do estado. Mas o resultado do quesito foi tão relevante quanto os demais na formação do ranking final das mais prestigiadas. As primeiras em História e evolução, aliás, são as mesmas 10 empresas da lista final, com pequenas alterações na ordem em que aparecem.

O maior destaque, além da manutenção das três líderes do resultado geral – Cemig, que assume a ponta no lugar da Fiat, segunda colocada, e Usiminas, mantida na terceira posição –, é a boa avaliação da Araujo. A empresa subiu do sétimo lugar na lista definitiva para o quarto, no quesito.

Os diretores da empresa atribuem a percepção de riqueza do histórico e evolução da marca a dois fatores.O primeiro é a própria longevidade da organização, de 104 anos, a mais antiga de todas as relacionadas entre as 10 campeãs dos seis atributos. O outro é o crescimento expressivo e a modernização da rede de lojas, nas últimas décadas.

Aliados aos investimentos em campanhas de publicidade, que expõem justamente esses aspectos para comprovar que a empresa merece a confiança do consumidor, há também um forte trabalho de marca. Um conjunto de fatores que, segundo a diretoria da rede, mantém padrões desde o início do século passado.

"Os principais pilares da estratégia de marketing da Araujo são os mesmos desde a fundação, embora adequados de acordo com o tempo. Essa solidez estratégica permite um posicionamento claro na mente dos consumidores e vantagem competitiva em relação à concorrência", explica, em nota, a gerência de marketing da empresa. "Basta reparar, por exemplo,um dos anúncios mais antigos, de 1927, no qual esses pilares são claros: sortimento de produtos, padrão Araujo de medicamentos (preço baixo e procedência) e serviços, nossos diferenciais desde a fundação", acrescenta a gerência.

ESTATAL
A liderança da Cemig nesse atributo também não surpreende, já que a empresa, em quase 60 anos, atravessou com competência crises econômicas e energéticas e ganhou reconhecimento internacional. Além disso, são recentes na memória dos mineiros as ameaças de privatização à companhia, no final da década de 1990. A ideia de venda do controle da estatal a investidores estrangeiros não foi levada adiante e, em razão disso, a empresa pôde consolidar a imagem de patrimônio público e sua identificação com os consumidores.
Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600