SIGA O EM
 col-xs-12

2010

À frente da concorrência

Pioneirismo e novidades em produtos e serviços distinguem marcas e reforçam seu prestígio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/05/2010 10:20 / atualizado em 07/11/2012 20:02

A capacidade de inovação e o pioneirismo em produtos e soluções das maiores empresas mineiras formam um dos seis atributos da pesquisa sobre as marcas de prestígio no estado – o quarto dos seis pesquisados, em importância relativa. E a lista das 10 primeiras nessa dimensão é a mesma do ranking geral, apenas com o recuo nas posições de algumas e a subida de outras. Contudo, os destaques são a Fiat, que manteve aposição de liderança também no atributo, e a Telemig Vivo, que saltou do nono lugar no levantamento final para a terceira colocação.

Na Fiat, segundo o presidente da montadora para a América Latina, Cledorvino Belini, a preferência dos consumidores pela marca quando se fala em inovação é fruto de 34 anos de busca permanente por avanços. "Desde a sua instalação em Minas Gerais, a Fiat sempre foi arrojada, com a superação de grandes desafios, com ideias e soluções transformadoras, produtos evolucionários e, principalmente,uma forte e sólida empatia com a sociedade", diz.

Exemplos de realizações inovadoras apreciadas pelos consumidores foram os lançamentos de carros como o Fiat 147,o primeiro da empresa no mercado nacional, nos anos 1970 , e o Uno, comercializado a partir de 1984 e que inaugurou no país o conceito da racionalidade de dimensões. O Tempra, com o qual a montadora ingressou no segmento de luxo, e o Palio, primeiro carro mundial da empresa, também são considerados emblemáticos, assim como os motores fire e turbo, incorporados aos automóveis nos últimos 20 anos.

O diretor de comunicação corporativa da Fiat, Marco Antônio Lage, cita também como exemplo da capacidade de inovação da empresa as parcerias com universidades para formação de mão de obra especializada e desenvolvimento de projetos. "Começamos essa aproximação com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, hoje, temos programas com mais de 20 universidades e quatro outras instituições de ensino", diz. Lage lembra ainda os projetos de uso racional de recursos naturais, como o sistema de reaproveitamento de 92% da água na fábrica de Betim, como amostras de pioneirismo da empresa, aliando tecnologia e sustentabilidade.

CONEXÃO
No caso da marca Telemig Vivo, segundo a diretora de marketing da operadora, Cristina Duclos, inovação pode ser sinônimo de sucesso comercial, mas isso não basta. "Sabemos que o diferencial não está apenas no lançamento de produtos e serviços, mas, sim, na forma de fazer o lançamento, na maneira de explicar como os consumidores podem se beneficiar disso", afirma.

"A Vivo entende a importância e o potencial da conexão para melhorar a vida das pessoas. Participando ativamente da comunicação multilateral e dinâmica que está sendo criada, estabelecemos diálogos constantes de confiança com nossos clientes", acrescenta.

Além de ter lançado de forma pioneira no país aparelhos celulares sofisticados e com conexão à internet, em planos pré pagos, e serviços diferenciados de conexão, a Vivo tem, segundo Cristina, outros grandes projetos em andamento. Ela cita os planos para uso de redes sociais em plataformas móveis, em Minas, e o desenvolvimento, compartilhado com usuários, de aplicativos para os telefones.
Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600