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postado em 03/05/2010 09:40 / atualizado em 07/11/2012 20:03

Líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, a Votorantim Metais (VM) também está presente no ranking das 10 marcas de maior prestígio em Minas Gerais.

A empresa, que no estado tem unidades de exploração de alumínio, em Poços de Caldas, Itamarati de Minas e Miraí, e de zinco, em Paracatu e Vazante – além de unidades de processamento em Três Marias e Juiz de Fora –, aparece na lista geral em décimo lugar.O mesmo ocorre nas relações das melhores em quatro dos seis atributos pesquisados: admiração e confiança, responsabilidade social e ambiental, história e evolução e ambiente para trabalhar.

Segundo a gerente geral de comunicação corporativa e responsabilidade social da empresa,
Silene Chiconini, a Votorantim Metais tem uma estreita ligação com Minas Gerais, o que explicaria, em parte, o bom resultado. "A empresa está presente em Minas desde 1930 e, por meio de diversas ferramentas de comunicação, realiza o diálogo aberto e permanente com os funcionários, familiares, clientes, comunidades e autoridades", afirma.

COMPROMISSO
Silene Chiconini destaca ainda que, ao concentrar esforços na obtenção de resultados financeiros de longo prazo, a empresa não abre mão do compromisso com os diversos agentes da cadeia produtiva, como o meio ambiente, comunidades, colaboradores, fornecedores e clientes. "O processo de expansão da empresa, por exemplo, é apoiado por investimentos na ampliação da produção, aprimoramento constante de processos, projetos de gestão ambiental e capacitação de profissionais", diz ela, lembrando que, somente em projetos ambientais, a empresa investiu R$ 112 milhões no ano passado.

De acordo com Silene Chiconini, a VM também se dedica a projetos sociais nas comunidades em que atua, priorizando o desenvolvimentointegral de jovens de 15 a 29 anos com ações de educação e a qualificação profissional, o que acaba sendo percebido pelo público externo.

"Pelo menos 75 mil jovens brasileiros foram beneficiados, apenas em 2009, nos 28 projetos sociais desenvolvidos pela empresa em 16 municípios de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Este ano, o número de municípios deve chegar a 24, nos mesmos estados, com investimento de R$ 4 milhões", anuncia.
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