SIGA O EM
 col-xs-12

2010

Gigante de tradição

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/05/2010 09:10 / atualizado em 07/11/2012 20:04

A Drogaria Araujo, a "vovó" das marcas eleitas no ranking das 10 mais prestigiadas de Minas, completa 104 anos também como uma das organizações mais modernas e bem administradas do estado. A rede, fundada em 1906 como Pharmacia Mineira e que passou a se chamar Araujo - o sobrenome do proprietário, Modesto - em 1913, tornou-se um gigante do setor varejista graças ao pioneirismo e à capacidade empreendedora dos gestores. O sucesso da marca, conforme a avaliação dos consumidores, foi consequência direta dessa postura.

"A construção é um processo contínuo. A marca é forte principalmente pela empatia e confiança que os clientes desenvolveram em relação à empresa, em mais de um século de vida", diz o presidente da rede, Modesto Araújo, neto do fundador. "Some-se a isso o fato de fazermos parte da história da cidade e da vida dos mineiros e de termos um posicionamento e uma proposta de valor bem claros para os clientes ao longo dos anos", acrescenta.

O pioneirismo pode ser verificado ainda nos primórdios da empresa. Na segunda metade dos anos 1910, em plena epidemia de gripe espanhola, a Araujo fez um favor aos belo-horizontinos, buscando financiamento bancário para importar um remédio da Alemanha, necessário ao combate à doença. E a medicação foi vendida a preço de custo. Na década seguinte, o primeiro Modesto Araújo deu início às entregas em domicílio, usando bicicletas e automóveis, o que se tornaria marca registrada da rede.

Também desde os primeiros anos, a drogaria oferece um mix de produtos, e não apenas de medicamentos, que passam por rigoroso controle de qualidade.Comisso, pôde expandir ainda mais os negócios. Hoje, a empresa, que faturou R$ 700 milhões em 2009, 20% a mais que no ano anterior, é composta por 92 lojas na capital e em cidades do interior, algumas delas com funcionamento 24 horas.

As prateleiras contam com mais de 18 mil produtos e a rede oferece serviços como revelação de fotos, pagamento de contas, farmácia popular, vacinação, caixas eletrônicos e atendimento drive thru, além de espaços de atendimento especializado e da Araujo Cirúrgica, onde se encontram produtos ortopédicos e cirúrgicos.

Também merecem atenção os projetos sociais desenvolvidos pela empresa. Segundo o gerente de marketing da rede, André Giffoni,a Araújo tem uma série de ações que promovem educação, lazer, saúde e preservação do patrimônio histórico e cultural. É o caso da campanha de arrecadação de recursos para o Hospital da Baleia, da instalação, em 2006, de equipamentos de ginástica para idosos na Praça JK, em Belo Horizonte, de constantes palestras sobre saúde e da recuperação e preservação de prédios históricos da capital onde estão instaladas algumas de suas lojas.
Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600