SIGA O EM
 col-xs-12

2010

A voz do povo pela internet

Estudo com consumidores comprova boas práticas de algumas empresas e serve de alerta a outras para que revejam estratégias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 03/05/2010 08:00 / atualizado em 07/11/2012 20:06

A pesquisa Marcas de maior prestígio e reputação em Minas Gerais, realizada pela primeira vez no estado pelo Grupo Troiano de Branding, uma das principais empresas brasileiras de estudos e desenvolvimento de marcas, e pela Ideia Comunicação Empresarial, de Belo Horizonte, foi feita por meio de entrevistas com uma amostra regional de 3.364 internautas. Os consultados, de ambos os sexos, de 16 a 64 anos e distribuídos em diversas faixas de renda e regiões mineiras, foram submetidos a um sistema on-line de avaliação, produzido pela empresa e-bit entre novembro de 2009 e janeiro deste ano.

Ao todo, 45 marcas de empresas do estado foram apresentadas aos consumidores. Elas foram extraídas de rankings das maiores organizações do país, fruto de levantamentos feitos, em 2009, pela revista Exame e pelo jornal Valor Econômico. "A partir dessas listagens, que levam em conta dados como tamanho, receita líquida e relevância no cenário econômico nacional, fizemos a seleção das 45 maiores empresas de Minas para verificar quais delas tinham as marcas mais prestigiadas e de maior reputação na avaliação do público regional", explica o diretor da Ideia Comunicação e associado do Grupo Troiano, Levi Carneiro.

As escolhidas foram avaliadas pelos consumidores em seis diferentes dimensões ou atributos: qualidade de produtos e serviços; admiração e confiança; capacidade de inovação; responsabilidade social e ambiental; história e evolução; e ambiente para trabalhar. A metodologia consistiu em mostrar a cada internauta seis das 45 marcas, aleatoriamente escolhidas pelo sistema, para que ele ou ela registrasse o grau de identificação da empresa com cada um dos atributos.

"Depois de indicar a corporação que mais se identificava com cada uma das dimensões, o respondente apontava qual era, na sua visão, a importância relativa dessas dimensões para determinar a reputação de uma empresa", afirma Levi Carneiro. "Essa medida de importância gerou os pesos para o cálculo do Índice de Prestígio e Reputação de Marcas Corporativas, por meio do qual as marcas são distribuídas em rankings", completa. Com a média de quantas vezes determinada marca foi associada a cada um dos seis atributos, ponderada pela importância relativa das dimensões, chegou-se ao índice final de cada empresa e ao ranking geral.

ANÁLISE
Ainda segundo Levi Carneiro, uma das conclusões óbvias a que se chega a partir do resultado é que nenhuma das empresas bem colocadas é estreante no mercado. "No ranking das 10 primeiras de Minas só estão empresas que têm certa maturação, história, algum tempo de existência. Não tem ninguém chegado de última hora, são marcas de lastro", diz.

Outra constatação é que a primeira colocação dada pelos consumidores à Fiat Automóveis
indica que, mesmo que a empresa se comunique bem com seus stakeholders, os mineiros demonstraram sabedoria ao elegê-la. "Trata-se de uma empresa que tem base no estado, mas que trabalha com um produto altamente simbólico e tem uma marca de dimensões nacionais e internacionais. O resultado, portanto, é prova de inteligência de quem respondeu à pesquisa", afirma Carneiro.

Para o empresário e consultor Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano, a expectativa é de que a pesquisa sobre as marcas de maior prestígio e reputação em Minas se repita. "Essa medida de prestígio para as marcas tem dois grandes benefícios: o primeiro é para as empresas, já que, com o resultado, seus colaboradores ficam satisfeitos e demonstram um orgulho que é altamente motivacional; e o segundo é para os próprios consumidores, que, ao indicar se as organizações estão ou não agindo e se comunicando bem, acabam colhendo frutos da avaliação", diz.

TOP 10

RANKING GERAL DE PRESTÍGIO E REPUTAÇÃO


1º FIAT
2º CEMIG
3º USIMINAS
4º COPASA
5º UNIMED
6º ITAMBÉ
7º DROGARIA ARAÚJO
8º GERDAU AÇOMINAS
9º TELEMIG VIVO
10º VOTORANTIM METAIS

IMPORTÂNCIA RELATIVA DOS ATRIBUTOS(%)

QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVICOS 18,78
RESPONSABILIDADE SOC. E AMBIENTAL 17,16
ADMIRAÇÃO E CONFIANÇA 16,99
CAPACIDADE INOVADORA 16,55
AMBIENTE DE TRABALHO 16,39
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO 14,13

Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600