Festival de Tiradentes traz atrações culinárias do norte, nordeste e da França

Evento gastronômico, artístico e cultural completa 18 anos como um dos mais badalados do país

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 910445, 'arquivo_grande': '', 'tipo': None, 'credito': 'Beto Magalh\xe3es/EM/DA Press', 'link': '', 'legenda': 'Tendas na pra\xe7a principal atraem os turistas durante a noite', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/08/19/679855/20150819110955817008e.jpg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}, {'id_foto': 910446, 'arquivo_grande': '', 'tipo': None, 'credito': 'Beto Magalh\xe3es', 'link': '', 'legenda': 'Evento atrai turistas de todo o pa\xeds para 10 dias de celebra\xe7\xe3o gastron\xf4mica', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/08/19/679855/20150819111353239391o.jpg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 19/08/2015 10:48 / atualizado em 19/08/2015 11:25

Estado de Minas

Tiradentes receberá, no período de 21 a 30 de agosto, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que, há 18 anos, potencializa a histórica cidade mineira. O Festival, que faz parte do Projeto Fartura, levará à cidade grande variedade de atividades gastronômicas, permitirá aos visitantes desfrutar da riqueza do conteúdo gastronômico do Brasil e movimentará a economia local.

Beto Magalhães

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes se baseia na pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, que já percorreu mais de 60 mil km por 21 estados e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar.

O resultado dessa viagem é levado para a cidade através da presença de profissionais do Brasil inteiro, como a chef Daniela Martins, responsável pela cozinha do Lá em Casa, em Belém; a chef Márcia Pinchemel, do Antônia Bistrô de Goiás; e Rosa Nunes, do Cabana do Lago de Tocantins, que irão assinar alguns dos jantares realizados no Festival. Estarão presentes também produtores, como Guilherme Ferreira, que produz queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e que foi recentemente premiado como um dos melhores queijos do mundo pelo Mondial Du Formage de Tour, na França. Além dele, Nazareno Alves, de Belém, que falará sobre o tradicional peixe com açaí do norte do país, e Dona Nena, sobre o chocolate da Ilha do Combu no Pará.

NOVIDADES

Um dos principais objetivos do festival é, a partir do conteúdo gerado pelas pesquisas, promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia.

Exemplo disso é a participação de produtores mineiros de doces, cachaça artesanal e café, que serão apreciados pelo grande público e apresentados a empresários de hotéis, pousadas, supermercadistas do Brasil e bares e restaurantes de Tiradentes, a fim de gerar novos negócios.

A oferta de roteiros gastronômicos complementa as novas opções para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. Um dos passeios é visitar um dos alambiques mais antigos do Brasil, em Coronel Xavier Chaves, distante 22 Km.

Os restaurantes de Tiradentes também abrem as portas para os participantes do Festival, ao ofertarem cardápios especiais pelo período do evento, através da iniciativa do Tour Gastronômico. A cada ano o número de participantes aumenta, sendo um deles o Restaurante Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão, classificado com uma estrela no Guia 4 Rodas.

Os jantares, uma das principais atrações do Festival, serão ampliados. Neste ano, serão 16 jantares assinados em quatro restaurantes locais. Os chefs Rubens Beltrão, do Via Destra, Rodolfo Mayer, do Angatu; Rafael Pires, do Pacco & Bacco; e Tanea Romão, do Kitanda Brasil, serão os anfitriões de chefs como Manu Buffara, de Curitiba; Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro e Rolland Villard, do Rio de Janeiro, entre outros.

Com quase todos os estado brasileiros já explorados pela Expedição Fartura Gastronomia, há um rico conteúdo a ser compartilhado com os visitantes. Por isso, em 2015, dois novos espaços serão apresentados ao público: o Espaço Aulas Senac será duplicado, nomeado "Norte" e "Sul", e oferecerá diversas aulas gratuitas ministradas por chefs e profissionais de todo o país, ligados à gastronomia; no Espaço Experiência, no Restaurante Pacco e Bacco, chefs e sommeliers serão acompanhados por um pequeno grupo de pessoas no preparo de pratos e harmonizações especiais.

INTERCÂMBIO

Outra novidade desta edição é o intercâmbio entre as cidades de Tiradentes e Mougins, na França. Cidades que compartilham, além do amor pela cultura e pelas artes, a valorização da gastronomia local, incentivando chefs e pequenos produtores. Realizado na cidade francesa desde 2006, o Festival L'Etoile de Mougins, evento internacional de gastronomia, será protagonista de uma parceria inédita com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes.

Beto Magalhães

A presença, em Tiradentes, de uma comitiva francesa, composta pelos chefs Xavier Burelle (Hôtel de Mougins), Laela Mouhamou (La Brasserie de la Méditerranée), Emmanuel Ruz (Lou Fassum) e Serge Chollet (Le Moulin de Mougins), marca o início deste intercâmbio. Dentre as diversas atividades, os chefs assinarão dois dos jantares exclusivos no restaurante Pacco & Bacco, sendo dois chefs por jantar: Xavier Burelle e Laela Mouhamou e Serge Chollet e Emmanuel Ruz. Os chefs franceses também ministrarão algumas aulas durante o festival.

A segunda parte do intercâmbio acontecerá em setembro quando os chef’s mineiros, Fred Trindade (Trindade - Belo Horizonte), Léo Paixão (Glouton - Belo Horizonte), Ivo Faria (Vecchio Sogno - Belo Horizonte) e Rodolfo Mayer (Angatu - Tiradentes) representarão o Festival na 10º edição do festival gastronômico francês.


ARTE E MÚSICA


Dentro da proposta do Festival de valorizar o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia, o evento apresenta uma rica e variada programação cultural. A 18º edição contará com 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos.

No repertório musical, o violonista Yamandu Costa convida o Jazz Cigano Quinteto para se apresentar no evento. A Orquestra Ouro Preto, com interpretações de canções da banda The Beatles, e o premiado bandolinista Hamilton de Holanda também estarão presentes. Entre as atrações cênicas, há atrações para as crianças como O Pequeno Príncipe, com o Grupo Girino, e o Folclore do Mestre André, com a Cia. Candongas.

SOBRE O FESTIVAL

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Hoje, Tiradentes possui 7 restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do País, ocupando, juntamente com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados. Em 2014, o evento contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia. Juntos, eles foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, entre aulas, jantares e restaurantes na praça, espaços de exposição e comercialização de produtos, além de 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade. O festival já recebeu - desde o início - chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Também recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos.

PROJETO FARTURA


O Projeto Fartura, que inclui o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo é a base de informações para a realização dos demais eventos, Festival Fartura BH e Festival Fartura Fortaleza, e para composição dos canais de comunicação: webséries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que torna Projeto Fartura o principal projeto de gastronomia em desenvolvimento no país.

Fortaleza foi a primeira cidade a receber o Fartura em 2015. Em três dias, oito mil pessoas passaram pelo evento e puderam conferir uma intensa programação gastronômica, musical e cultural, onde os visitantes degustaram menus especiais produzidos para o festival e feitos com ingredientes tipicamente brasileiros.

O Festival Fartura BH acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro.

PROGRAMAÇÃO


*ESPAÇO AULAS SENAC NORTE:
reunirá chefs e profissionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, que trabalham com gastronomia, para ministrar aulas gratuitas para o público sobre temas diversos. Uma das aulas é a da Dona Nena, produtora de cacau na Ilha do Combu. Ela irá ensinar sobre os processos de produção dos famosos brigadeiros de cacau (22/08 às 10h). Rita Santos ministrará uma aula sobre o acarajé como patrimônio baiano (29/08 às 14h45) e Rosa Nunes dará uma aula sobre o que se come em Tocantins: tucunaré, buriti e cupuaçu são alguns exemplos (30/08 às 11h).
*Espaço sujeito à lotação de 40 pessoas. Não haverá inscrições. Os participantes entrarão por ordem de chegada.

*ESPAÇO AULAS SENAC SUL: reunirá chefs e profissionais do Sudeste e Sul do país, que trabalham com gastronomia, para ministrar aulas gratuitas para o público sobre temas diversos. Entre as aulas, História dos queijos artesanais mineiros, com Cássio Avelino (22/08 às 10h), pão sem forno, sobre os processos de produção de pães, com Camilo Gazzinelli (23/08 às 11h) e Jornalismo Gastronômico, com a jornalista Luiza Fecarotta, da Folha de S.Paulo.
*Espaço sujeito à lotação de 40 pessoas. Não haverá inscrições. Os participantes entrarão por ordem de chegada.

*ESPAÇO DEGUSTAÇÃO SENAC
: reunirá palestrantes para proporcionar ao público um momento de conhecimento e degustação gratuita dos sabores brasileiros. Entre os as aulas, Técnicas de porco, peru e embutidos com o chef Leo Paixão (23/08 às 10h), aula sobre cervejas com José Felipe Carneiro, mestre cervejeiro da Cervejaria Wals e aula sobre Heranças Portuguesas, com Fred Trindade (30/08 às 10h).
*Espaço sujeito a lotação de 20 pessoas. Não haverá inscrições. Os participantes entrarão por ordem de chegada.


*ESPAÇO INTERATIVO SENAC: vai reunir chefs que darão uma aula prática e gratuita aos participantes, onde eles poderão "colocar a mão na massa" sob a orientação desses profissionais. Entre as aulas, Cozinhando com Alberto Landgraf (23/08 às 13h) e Da água à mesa (29/08 às 10h) , com Sandro Motta, responsável pela cozinha do Dom Mani (PA).
*Espaço sujeito a lotação de 16 pessoas. Não haverá inscrições. Os participantes entrarão por ordem de chegada.


*POUSADA ESCOLA SENAC: sediará aulas gratuitas demonstrativas, algumas delas ministradas pelos chefs que participam dos jantares da programação do evento. Oportunidade de conhecer de perto o trabalho deles, que estão em destaque na programação. Entre os convidados estão Lia Quinderé Fortaleza - CE, Ari Kespers - Monte Verde/MG, Manu Buffara - Curitiba/PR, Rafa Costa e Silva - Rio de Janeiro/RJ.
Também haverá aula com os chefs franceses Laela Mouhamou (22/08 ao 12h) e Xavier Burelle (22/08 às 13h).
*Espaço sujeito a lotação de 60 pessoas. Não haverá inscrições. Os participantes entrarão por ordem de chegada.

*ESPAÇO EXPERIÊNCIA: Oferta de experiência gastronômica a ser ministrada por profissionais renomados a um grupo exclusivo de participantes. Entre os convidados estão Alberto Landgraf - São Paulo/SP e Manoel Beato - São Paulo/SP.

*RESTAURANTES NA PRAÇA: Montagem de 05 restaurantes no Largo do Chef e 05 restaurantes de Tiradentes no Largo das Forras que apresentarão cardápios exclusivos para o festival.

LARGO DO CHEF: O espaço reunirá cinco restaurantes com estandes no Largo do Chef (Praça da Rodoviária). O chef Flávio Trombino oferecerá uma galinhada com cogumelos paris frescos, acompanhado de ovo quase perfeito. Outro destaque é são os dadinhos de tapioca com melaço e alecrim, do chef Fred Trindade.

Jaime Solaris - Borracharia Gastropub (Belo Horizonte/MG) - pratos no valor de R$ 22 à R$ 38.
Fred Trindade - Trindade (Belo Horizonte/MG) - pratos no valor de R$ 15 à R$ 45.
José Luis de Oliveira - Carne na Lata (Divinópolis/MG) - pratos à R$ 25.
Guilherme Melo - Hermengarda (Belo Horizonte/MG) - pratos no valor de R$ 20 à R$ 45.
Flávio Trombino - Xapuri (Belo Horizonte/MG) - R$ 28 a R$ 40.

Funcionamento:
Sexta-feira: 17h às 00h
Sábado: de 10h às 00h
Domingo: de 10h às 18h

LARGO DAS FORRAS: O espaço reunirá diversos estandes de pequenos produtores e de restaurantes locais, além de apresentações musicais e artísticas.
Entre alguns destaques, está Vicente Teixeira, que oferecerá pratos como a Costela de tira com mandioca na manteiga de garrafa e Luiz César Costa, que servirá, entre outros pratos (à R$ 35), o Risoto e o Fondue, com toques mineiros.

Wellen Guimarães - Creperia Debret (Tiradentes, MG) - pratos no valor de R$ 25 a R$ 30
Vicente Teixeira - Estalagem do Sabor (Tiradentes, MG) - pratos no valor de R$ 25 a R$ 40
Luiz César Costa - Luth Bistrô (Tiradentes, MG) - pratos à R$ 35
Leonídia de Jesus Bezerra e Fernanda Bezerra Barbosa - Pau de Angu (Tiradentes, MG) - pratos no valor de R$ 15 a R$ 25
Ricardo Martins - Uai Thai Bistrô (Tiradentes, MG) - pratos à R$ 45

Funcionamento:
Sexta-feira: 17h às 00h
Sábado: de 10h às 00h
Domingo: de 10h às 18h
De segunda a quinta: 19h às 00h

Jantares:

RESTAURANTE ANGATU
O restaurante Angatu vai ser palco dos jantares com os nomes da Expedição Fartura Gastronomia. O anfitrião, Rodolfo Mayer, recebe chefs dos estados mapeados durante a viagem de 2015: Piauí, Pará, Goiás, Tocantins e Maranhão:

JANTAR EXPEDIÇÃO FARTURA - PIAUÍ
Chef: Carlos Augusto (Favorito Comida Típica, Teresina, PI)
Data: 21 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR EXPEDIÇÃO FARTURA - PARÁ
Chef: Daniela Martins (Lá em Casa, Belém, PA)
Data: 22 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

JANTAR EXPEDIÇÃO FARTURA - GOIÁS E TOCANTINS
Chefs: Márcia Pinchemel (Antônia Bistrô, Goiânia, GO) e Rosa Nunes (Cabana do Lago, Palmas, TO)
Data: 28 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR EXPEDIÇÃO FARTURA - MARANHÃO

Chef: Ana Lula (Casa de Juja, São Luiz, MA)
Data: 29 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h


RESTAURANTE KITANDA BRASIL
Os sabores de Minas Gerais poderão ser provadas nos jantares sediados no Kitanda Brasil. A chef da casa, Tanea Romão, receberá em seu restaurante nomes renomados da gastronomia de Minas:

JANTAR MINAS GERAIS - A FAVORITA
Chef: Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG)
Data: 21 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR MINAS GERAIS - PROVENCE COTTAGE E BISTRÔ
Chef: Ari Kespers (Provence Cottage e Bistrô, Monte Verde, MG)
Data: 22 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

JANTAR MINAS GERAIS - EPHIGÊNIA BISTRÔ
Chef: Robson Viana (Ephigênia Bistrô, Belo Horizonte, MG)
Data: 28 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR MINAS GERAIS - AU BON VIVANT
Chef: Silvana Watel (Au Bon Vivant, Belo Horizonte, MG)
Data: 29 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

RESTAURANTE PACCO & BACCO
O restaurante Pacco & Bacco abre as portas para os jantares do Festival. O chef Rafael Pires cozinhará junto com os chefs franceses, quatro deles vindos direto da França, e dois deles já radicados no Brasil:

JANTAR FRANÇA - MOUGINS - XAVIER BURELLE E LAELA MOUHAMOU
Chefs: Xavier Burelle (Mas des Herbes Blanches, Joucas, França) e Laela Mouhamou (La Brasserie de la Méditerranée, Mougins, França)
Data: 21 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR FRANÇA - RIO DE JANEIRO - ROLLAND VILLARD
Chef: Rolland Villard (Le Pré Catelan, Rio de Janeiro, RJ)
Data: 22 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

JANTAR FRANÇA - MOUGINS - SERGE CHOLLET E EMMANUEL RUZ
Chefs: Serge Chollet (Moulin de Mougins, Mougins, França) e Emmanuel Ruz (Lou Fassum, Grasse, França)
Data: 28 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR FRANÇA - SÃO PAULO JULIEN MERCIER

Chef: Julien Mercier (São Paulo, SP)
Data: 29 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

RESTAURANTE VIA DESTRA
O restaurante Via Destra sediará os jantares de Norte a Sul do Festival. Chefs convidados de quatro estados diferentes irão cozinhar com o experiente anfitrião Rubens Beltrão:

JANTAR DE NORTE A SUL - MANU BUFFARA
Manu Buffara (Restaurante Manu, Curitiba, PR)
Chef: Data: 21 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR DE NORTE A SUL - MARCELO CORRÊA BASTOS
Chef: Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia, São Paulo, SP)
Data: 22 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

JANTAR DE NORTE A SUL - RAFA COSTA E SILVA
Chef: Rafa Costa e Silva (Lasai, Rio de Janeiro, RJ)
Data: 28 de agosto, sexta-feira, entrada de 20h às 23h

JANTAR DE NORTE A SUL - SERGINHO JUCÁ
Chefs: Serginho Jucá (Sur Arte Gastronômica, Maceió, AL)
Data: 29 de agosto, sábado, entrada de 20h às 23h

*Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Serviço do Festival:
XVIII Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes - 2015
Local: Largo das Forras e Largo do Chef - Centro - Tiradentes - MG
Data: de 21 a 30 de Agosto
Segunda a Quinta: 19hs às 24h
Sexta: 17h às 24h
Sábado: 10 às 24h
Domingo: 10 às 18h
Idade/acesso: livre

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Últimas Notícias