Itabira comemora no Festival de Inverno aniversário de obra do poeta Drummond

Livro de poesias A rosa do povo completa 70 anos e inspira o tema principal do evento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 881409, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Divulga\xe7\xe3o', 'link': '', 'legenda': 'Peda\xe7o de homem cercado de outro por todos os lados, do grupo C\xf3ccix Companhia Teatral, \xe9 uma das atra\xe7\xf5es itabiranas', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/06/29/663122/20150629182022329352i.jpg', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}, {'id_foto': 881410, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Arquivo/EM', 'link': '', 'legenda': 'Evento vai celebrar os 70 anos do livro A rosa do povo, do escritor Carlos Drummond de Andrade', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/06/29/663122/20150629182242568740a.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}, {'id_foto': 881411, 'arquivo_grande': '', 'credito': '', 'link': '', 'legenda': '', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/06/29/663122/20150630131126584524i.jpg', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}]

postado em 29/06/2015 16:37 / atualizado em 01/07/2015 09:48

Gustavo Perucci , Benny Cohen /TV Alterosa , Marcelo Faria , Júlia Boynard / , Benny Cohen /TV Alterosa

 

Cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, Itabira vai celebrar seu filho ilustre no 41º Festival de Inverno da cidade, que tem início no domingo e vai até dia 26 de julho. Comemorando os 70 anos do livro A rosa do povo, o evento busca valorizar a produção artística, sem esquecer da tradição. “A temática ampla oferece espaço para toda a diversidade de expressão artística. Assim, abrimos as portas para todos os criadores, que fazem da arte brasileira uma das mais belas, ricas e originais de nossos tempos, para realizarem conosco essa celebração da cultural nacional”, explica Sônia Cristina Magalhães, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). O tema do festival deste ano é “A rosa e o povo, o eu e o mundo”.

Apresentações como o concerto do Coral da FCCDA com a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, o grupo folclórico local Tumbaitá com o espetáculo Paraminas e o grupo Cóccix Companhia Teatral com a peça Pedaço de homem cercado de outro por todos os lados, além de mesas redondas sobre literatura, sarau em praça pública com os jovens integrantes do projeto Drummonzinhos e autores convidados e exposição com reconhecidos artistas plásticos itabiranos.


Divulgação

“A valorização do artista local é um dos trabalhos que a Fundação Cultural desenvolve ao longo do ano e, durante o Festival de Inverno, muitos deles tem a oportunidade de apresentar novos projetos e trabalhos autorais. Esse ano, os shows musicais ficam por conta dos itabiranos, salvo pouquíssimas exceções”, completa Sônia. “Gostaria de destacar que Drummond é o nome desse ano. Desde o estudo mais puro e fiel de seu texto até a arte de rua, os eventos do 41º Festival de Inverno de Itabira terão sua obra como inspiração. A ideia é, além de valorizar e celebrar o legado que ele deixou, usá-lo como ponto de partida a criação do novo... novos pontos de vista, novas abordagens, novas artes, novos olhares, novos produtos”, explica.

 

 

 

Veja pontos turísticos de Itabira



PROGRAMAÇÃO

 

Jésus Henrique
5 de julho (domingo) | 20h
Local: Praça do Areão
Classificação: livre
Gratuito
Sucesso de crítica e público no último The Voice Brasil, o itabirano Jésus Henrique, hoje, é referência de voz doce, afinada e envolvente. O jovem cantor descobriu o talento muito cedo e de lá pra cá não parou mais. A potência vocal conquistou importantes cantores brasileiros como Daniel, Luiza Possi e Lulu Santos.

Recital de Saxofone
6 de julho (segunda) | 18h30
Local: Casa do Brás | Escola Livre de Música
Classificação: livre
Gratuito
Os recitais de alunos da Escola Livre de Música já fazem parte da agenda mensal de eventos da Fundação Cultural. Neles, os alunos demonstrar os conhecimentos adquiridos ao longo dos meses de estudo. Nessa apresentação especial, a classe de saxofone mostra a versatilidade musical do instrumento com um repertório variado de canções de Charlie Chaplin, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

Mesa Redonda “A Rosa do Povo: 70 anos”
6 de julho (segunda) | 19h30
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade
Classificação: livre
Gratuito
Mediada pelo jornalista e escritor Edmílson Caminha, essa mesa redonda pretende discutir a importância histórica e literária do livro “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade. Participam o jornalista monlevadense Wir Caetano, o professor da Unifei, Milton Zamboni, o integrante da Academia Itabirana da Letras, Marconi Ferreira e a estudiosa, Solange Alvarenga.

Contação de histórias com Beatriz Myrrha
7 de julho (terça) | 10h, 13h30 e 15h
Local: Galeria da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
A contadora de histórias Beatriz Myrrha recebe crianças de todas as idades e promove
contações de histórias inspiradas em livros de autores brasileiros. Durante as sessões de contação, ela incentiva o amor pela leitura por meio de atividades recheadas de brincadeiras e música.

Exposição literária itinerante “A Rosa do Povo”
Abertura: 7 de julho (terça) | 18h
Período expositivo: 14 a 25 de julho | 8h às 19h
Local: Fazenda do Pontal
Classificação: livre
Gratuito
Com curadoria da Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto, essa exposição reúne banners com poemas especialmente selecionados do livro “A Rosa do Povo” para comemorar os 70 anos de seu lançamento. O visitante poderá conhecer mais perto os texto que fizeram deste um livro icônico.

Mesa redonda “Processos Criativos”
7 de julho (terça) | 19h
Local: Galeria da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
Nessa mesa redonda, artistas itabiranos se reúnem para discutir os processos criativos de suas artes. Mediados por Edmílson Caminha, o estilista Ronaldo Silvestre, o tatuador Dério Di Carvalho, a artista plástica Solange Bethônico e a grafiteira Maria Raquel discutem ainda a influência da poética drummondiana em manifestações artísticas.

Recital de Piano

8 de julho (quarta) | 18h30
Local: Casa de o Brás | Escola Livre de Música de Itabira
Classificação: livre
Gratuito
Neste recital, os alunos de piano do professor André Durval apresentarão um pouco do que foi desenvolvido no primeiro semestre de 2015. No repertório, obras de grandes compositores eruditos como J.S.Bach, peças de compositores populares como Tom Jobim, canções que viraram clássicos das trilhas de filmes e músicas do pop da atualidade.

Os sons da madeira - Exposição de luthieria com Luiz Cássio
8 de julho (quarta) | 19h30
Local: Foyer da Fundação Cultural
Período expositivo: 8 a 25 de julho | 8h às 19h
O luthier e marceneiro itabirano Luiz Cássio de Alvarenga Martins Cruz descobriu a aptidão para a arte de fazer violão ainda na adolescência, com o pai, José Martins Cruz, também luthier. Violonista de formação erudita, Luiz Cássio mostra nesta exposição que a inspiração no pai rendeu bons frutos, e uma longa e conhecida carreira como luthier de violões e violas.

Exposição “Sá Maria, Fragmentos!”

Local: Rancharia do Museu do Tropeiro | 20h
Período expositivo: 8 de julho a 8 de agosto | 8h às 18h
A exposição propicia uma viagem pela “Obra do Poeta”, nos tempos de criança com a sua babá Sá Maria. Ela vai além, sem deixar de ressaltar o seu lirismo poético. Essa relação carinhosa do poeta, longe dos meandros das senzalas, lá, nos campos de cereais, nas casas dos senhores de engenho e distantes do papel do ser “coisificado” que lhe foi atribuído.

Contação de Histórias - Griôs
9 de julho (quinta) | 18h30
Local: Casa de Drummond
Classificação: livre
Gratuito
Eustáquio Liberato e Marconi Ferreira se juntam em uma “roda de causos” para relembrar as histórias difundidas pelos griôs itabiranos. A ideia é manter viva prática de compartilhar a cultura oral e preservar o patrimônio imaterial da cidade.

Exposição “Uma rua começa em Itabira...”
Abertura: 9 de julho (quinta) | 19h
Período expositivo: 8 de julho a 20 de setembro | 8h às 18h
Local: Casa de Drummond
Classificação: livre
Gratuito
Esse importante coletivo de artistas apresenta obras inspiradas nas ruas itabiranas. A belíssima exposição, que ocupará alguns dos cômodos da Casa de Drummond, reúne obras dos artistas itabiranos Márcio Sampaio, José Assunção, Solange Bethônio, Júlio de Papa Roma e Neide Barbosa.

Happy Hour com Luiz Bira
10 de julho (sexta) | 18h30
Local: Deck da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
Nesse novo projeto, a Fundação Cultural recebe artistas itabiranos para performances musicais. Luiz Bira abre a programação cultural do Happy Hour da Fundação com suas interpretações inspiradas de músicas da MPB e apresenta ao público um pouco de suas composições autorais.

Cóccix Companhia Teatral em “Pedaço de homem cercado de outro por todos os lados”

10 de julho (sexta) | 20h
Local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$15,00 (quinze reais)
Nesse drama, dirigido por Juliana Pautillha, confinamento e necessidade criam um perpétuo jogo em que imagens, movimentos, palavras e sons desencadeiam conflitos e situações, em incessante transformação. O roteiro é uma provocação acerca da condição do homem contemporâneo, mergulhado em um mundo estranhamente contraditório de excessos e escassez.

Grupo Tumbaitá em “PARAMINAS”
11 de julho (sábado) | 20h
local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação livre
Ingressos: R$15,00 (quinze reais)
O Tumbaitá, em PARAMINAS, vai buscar na Marujada os laços que unem duas das culturas populares que o inspiram o grupo: a mineira e a paraense. O que se vê no palco é o encontro das três raças que compõe a origem dos dois estados, e que se tornaram as referências culturais de seus povos: negros, portugueses e índios.

Banda Valvulina convida Sobrinho do Padre
11 de julho (sábado) | 20h
Local: Praça do Areão
Classificação livre
Gratuito
Em seu show “De Abbey Road a Cabral Street”, a banda Valvulina promove o encontro do rock mundialmente conhecido dos rapazes de Liverpool com o rock folclórico eternizado pelos itabiranos da inesquecível banda “Sobrinhos do Padre”. O repertório resgata a poética da saudosa banda itabirana e mescla com os clássicos eternizados pelos Beatles.

Tarde do rock + Encontro de Motociclistas
12 de julho (domingo) | 15h
Local: Praça do Areão
Classificação livre
Gratuito
Para comemorar o dia mundial do rock, a Fundação Cultural se junta aos clubes de motociclista de Itabira e região para realizar uma inesquecível tarde de rock. Na programação, o agudo poderoso do cantor Túlio Torres com seu novo projeto Ankhata Deep Roses; a mistura de folk e country da dupla Itabira Fellow on the road e a energia da banda belo-horizontina Creedence Cover.

Extensão cultural

12 de julho (domingo) | 17h
Local: Praça de Ipoema
Classificação livre
Gratuito

Entre os projetos de descentralização da cultura, a extensão cultural leva ao distrito de Ipoema uma animada programação com apresentação dos jovens do projeto Meninos de Minas e atividades de pintura facial para a criançada. Além disso, será exibido do filme brasileiro “Tainá 2”, por meio da parceria com o projeto “Cinema Petrobrás em Movimento”.

Música na Igreja – Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
12 de julho (domingo) | após a missa
Local: Matriz Nossa Senhora da Conceição – Distrito de Ipoema
Classificação livre
Gratuito
O bem sucedido projeto “Música na Igreja”, leva até a Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Ipoema, a apresentação do Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O grupo, que une gerações de apaixonados pelo canto coral, apresenta um repertório que passeia entre cânones - cantados em diferentes estilos, lugares e línguas – e músicas populares brasileiras.

Autocaricaturas animadas de Drummond
13 a 17 de julho | ao longo do dia
Local: Fazenda do Pontal
Classificação livre
Gratuito
A Fundação Cultural realiza a exibição de um conjunto de vídeos idealizados e produzidos por Pedro Graña Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade. Nos vídeos, as autocaricaturas desenhadas pelo avô ganham vida recitando poemas como “Mãos dadas”, “Quadrilha” e “Memória”.

Exposição “Dedicatórias”

Abertura: 13 de julho (segunda) | 19h
Período expositivo: 13 de julho a 13 de setembro | 8h às 18h
Local: Fazenda do Pontal
Classificação: livre
Gratuito

Desde que foi criada, a Biblioteca Pública Luiz Camillo de Oliveira Netto vem recebendo importantes doações. As mais significativas delas foram realizadas por Carlos Drummond de Andrade que fomentou a leitura enviando livros próprios e de seus autores preferidos para engrandecer o acervo da Biblioteca Pública. Muitos deles com belíssimas dedicatórias que serão, pela primeira vez, mostradas ao público nessa exposição.

Bate papo musical com Eric Galm

13 de julho (segunda) | 20h
Local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação livre
Gratuito
O professor norte-americano Eric Galm, diretor do Departamento de Música da Trinity College, universidade da cidade de Hartford, em Connecticut falará do seu trabalho de pesquisa sobre a música brasileira nos Estados Unidos e de seu livro “The Berimbau: Soul of Brazilian Music”. Ao final do evento haverá uma apresentação do grupo Meninos de Minas com a participação especial de Eric Galm.

Isadora Fischer em “Recital em Família”
15 de julho (quarta) | 16h
Local: Casa do Brás | Escola Livre de Música
Classificação: livre
Gratuito
Com apenas seis anos, a pequena Isadora Fischer se apresentará pela primeira vez em um recital oficial. Acompanhada dos pais, André Durval, pianista, e da mãe, Daniele Fischer, educadora musical, ela mostrará seu dom para a música cantando e tocando violino, piano e flauta doce. No repertório, obras de J.S.Bach, I.Perlman, E.Villani Côrtes e trilhas de filmes.

Palestra com Carlos Felipe

16 de julho (quinta) | 19h
Local: Galeria da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
O escritor Carlos Felipe realiza uma palestra em que reflete sobre o período após a ediçwww.fccda.mg.gov.brão do livro “A Rosa do Povo”, de Carlos Drummond de Andrade.

A ideia do escritor é falar sobre o momento político em que Drummond estava inserido quando na época em que editou o livro, além de todo o contexto social e histórico da época.

Happy Hour com Vando Lúcio

17 de julho (sexta) | 18h30
Local: Deck da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
Dando continuidade ao projeto Happy Hour da Fundação, o saxofonista Vando Lúcio, acompanhado de um violonista, realiza uma apresentação instrumental, passeando por diversos estilos musicais. No repertório, nomes como Caetano Veloso, Djavan, Adoniram Barbosa e Chico Buarque.

Itabira em Concerto – Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira e Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

17 de julho (sexta) | 20h
Local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação: livre
Ingressos: R$15,00 (quinze reais)
Coral da Fundação Cultural e Orquestra de Câmara se encontram nesse grande concerto. Juntos no palco, 30 cantores e 21 instrumentistas apresentam um repertório com obras Hendel, Dvorak, além de cânones e algumas peças da música popular mineira homenageando o poeta e letrista Fernando Brant. O Coral apresentará a "Ave Maria Itabirana", do músico itabirano Daniel Soares e um arranjo especial para o poema "Anoitecer" de Drummond. O encontro contará ainda com alunos da Escola Livre de Música e músicos da Corporação Musical Santa Cecília.

Itabiranos em Cena “Noite do Samba”
18 de julho (sábado) | 21h
Local: Praça do Areão
Classificação: livre
Para transformar a Praça do Areão em uma grande roda de samba, a Fundação Cultural, por meio do projeto “Itabiranos em Cena”, reúne nomes importantes do gênero em Itabira.
Romário Araújo, Nonoca, Deivison Araújo, Bruno Pires, Gilson Panta, Dudu GPM e Vitor Andrade provam que mineiro também é bom de samba.

“Itabiranos em Cena” Tarde Hip Hop
19 de julho (domingo) | 15h
Local: Praça do Areão
Classificação: livre
Gratuito
A Praça do Areão será palco, durante toda a tarde, de apresentações musicais e de dança ligadas ao movimento hip hop. Para isso, o projeto “Itabiranos em Cena” reuniu os principais e mais influentes expoentes do gênero na cidade. A programação conta com a presença dos rappers Thiago SKP, Luquinha DDG, Manu Máfia, Pedro DDG, Bruno K2, Renato N22, Sensei MC, Nego Liso, o grupo Verbo Mental, Tomate Beatbox e os dançarinos de rua do Connection Crew.

Mágico Silas em “Imaginação”

19 de julho (domingo) | 16h
Local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação: livre
Ingressos: R$15,00 (quinze reais)
Em “Imaginação”, o Mágico Silas comanda um show de mágica de alto nível. Efeitos modernos e técnicas clássicas se fundem criando um belo espetáculo com grandes ilusões. Acompanhado pelo ator e mágico Elton Magalhães, ele promete cativar o público e despertar a imaginação por meio da mágica.

Extensão cultural
19 de julho (domingo) | 16h
Local: Adro da Matriz Nossa Senhora do Carmo – Distrito de Senhora do Carmo
Classificação: livre
Gratuito
Entre os projetos de descentralização da cultura, a extensão cultural leva ao distrito de Senhora do Carmo uma animada programação com apresentações dos jovens dos projetos Meninos de Minas e Coral do Combem, além de atividades de pintura facial para a criançada.

Música na Igreja – Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira
19 de julho (domingo) | após a missa
Local: Matriz Nossa Senhora do Carmo – Distrito de Senhora do Carmo
Classificação: livre
Gratuito
Esse concerto promete encantar o público. Formada há três anos, a Orquestra de Câmara é regida pelo maestro Cláudio Lage e conta com cerca de 14 integrantes. Nessa apresentação, o repertório abrange obras de Jean-Joseph Mouret, Erik Satie, Jeremiah Clarke, entre outros.

Exposição “A Alfaiataria”

Abertura: 20 de julho (segunda) | 19h
Período expositivo: 8 de julho a 8 de agosto | 8h às 18h
Local: Casa de Drummond
Classificação: livre
Gratuito
Em homenagem ao memorialista itabirano Chiquinho Alfaiate, a Fundação Cultural remontará a sua conhecida alfaiataria. Ao longo dos anos, a alfaiataria deixou de ser apenas seu lugar de trabalho e passou a ser palco das bem humoradas conversas com o itabirano ilustre. Nessa exposição, poderão ser vistos objetos pessoais, fotos antigas, a velha máquina de costura, entre outros pertences que possibilitarão conhecer um pouco da história de Chiquinho. Durante a abertura da exposição, os integrantes do Programa Drummonzinhos farão uma performance poética da poesia “Eu etiqueta”.

Exposição “Tatuagem: processo criativo” com Dério Di Carvalho

Abertura: 20 de julho (segunda) | 19h
Período expositivo: 8 de julho a 8 de agosto | 8h às 18h
Local: Casa de Drummond
Classificação: livre
O tatuador Dério Di Carvalho descobriu muito cedo sua aptidão para as artes. Os traços firmes e precisos carregam consigo muito de poesia e lirismo. Desenhos, esboços, pesquisas e talento permeiam sua obra. Nessa exposição, ele mostrará como constrói sua arte até que ela seja marcada na pele de alguém. E seu processo criativo poderá ser visto de perto, desde os primeiros traçados no papel até o momento da tatuagem.

Extensão cultural

21 de julho (terça) | 16h
Local: Rua São Francisco - Bairro Santa Marta
Classificação: livre
Entre os projetos de descentralização da cultura, a extensão cultural leva ao bairro Santa Marta uma animada programação com apresentações dos rappers Thiago SKP e Lukinha DDG, espetáculo do Circo Vira Volta e pintura facial para a criançada. Além disso, por meio da parceria com o projeto “Cinema Petrobrás em Movimento”, haverá exibição do filme “Rio 2”.

Música na Igreja – Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira

21 de julho (terça) | após a missa
Local: Igreja da Saúde
Classificação: livre
Gratuito
Esse concerto promete encantar o público. Formada há três anos, a Orquestra de Câmara é regida pelo maestro Cláudio Lage e conta com cerca de 14 integrantes. Nessa apresentação, o repertório abrange obras de Jean-Joseph Mouret, Erik Satie, Jeremiah Clarke, entre outros.

Extensão cultural

22 de julho (quarta) | 17h
Local: Centro de Esporte e Lazer do Bairro Praia
Classificação: livre
Gratuito
Entre os projetos de descentralização da cultura, a extensão cultural leva ao bairro Santa Marta uma animada programação com espetáculo do Circo Vira Volta e pintura facial para a criançada.

Projeto “Claro Enigma” – sessão comentada
22 de julho (quarta) | 20h
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade
Filme: “O vestido”, de Paulo Thiago (Drama | 120’ | 2004)
Classificação indicativa: 14 anos
Gratuito
Ao produzirem o famoso poema de Drummond, “O caso do vestido”, para uma linguagem cinematográfica, o diretor Paulo Thiago e o roteirista Haroldo Marinho encaram um grande desafio. Em uma narrativa carregada de drama, duas irmãs encontram um vestido de festa no porão e ao questionarem a descobrem que ele é a causa da separação dos pais.

Projeto Resíduo + Professores leem Drummond

Abertura: 23 de julho (quinta) | 19h
Período expositivo: 8 de julho a 20 de setembro | 8h às 18h
Local: Casa de Drummond
Classificação: livre
Gratuito
Ao caminhar pela sala de jantar da Casa de Drummond, os visitantes poderão ouvir a declamação do poema “Resíduo”, do poeta, na inconfundível voz da professora Myriam Brandão. Outros professores como Leda Lage, Aparecida Pinto Coelho, Carlos de Cássia Silva, Graça Lima e Maxsandro Ferreira Soares leem poemas de “A Rosa do Povo”, um momento de beleza e emoção, reunindo professores itabiranos que formaram gerações de alunos e hoje se encontram nesse vídeo. Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer um pouco mais do que o poeta pensou e opinou, por cartas trocadas com a mãe sobre fatos históricos itabiranos. Além disso, integrantes do Programa Drummonzinhos realizarão inspiradas performances poéticas.

Solenidade de lançamento livro “Itabira tecida em prosa”

24 de julho (sexta) | 19h
Local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
Em parceria com a Vale, a Fundação Cultural realização a solenidade de lançamento do livro “Itabira tecida em prosa” que homenageia Chiquinho Alfaiate. O livro reúne registros e memórias de um dos mais importantes personagens da Itabira contemporânea. Chiquinho
completaria um século de vida em 2015.

Concerto Oficial da Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira
24 de julho (sexta) | 20h
Local: Teatro da Fundação Cultural
Classificação: livre
Gratuito
Para marcar a mudança de ciclo de repertório, a Orquestra de Câmara apresentará seu concerto oficial com novas composições. Entre as obras que passarão a integrar o repertório oficial, “Prelude and Fugue”, de Brian Balmage, “Pequena Suite Brasileira”, de Matheus Felix, “Travessia no Agreste”, “Canto das Lavadeiras”, entre outras.

Grande Sarau Alguma Poesia – Drummonzinhos e convidados
25 de julho (sábado) | 19h30
Local: Praça Acrísio Alvarenga
Classificação: livre
Gratuito
Dando início às comemorações de um ano do "Sarau Alguma Poesia", os integrantes do Programa Drummonzinhos convidaram inúmeros artistas itabiranos que trabalho com a palavra, para participar desse Grande Sarau. A ideia é promover um intercâmbio entre artistas, incentivar a diversidade cultural e o fomentar o amor à leitura.

Maíra Baldaia Trio
25 de julho (domingo) | 20h
Local: Praça do Areão
Classificação: livre
Gratuito
A multifacetada artista itabirana, Maíra Baldaia volta a se apresentar no Festival de Inverno de Itabira, dessa vez com o show autoral “Maíra Baldaia Trio”. As composições próprias, arranjadas pelo músico Alysson Salvador, se inspiram em canções e histórias orais ou escritas das culturas mineira e afro-brasileira. Assim, a apresentação une música, interpretação, ancestralidade e poesia.


Nathy Faria em “Jazzy Marley”
25 de julho (sábado) | 22h
Local: Praça do Areão
Classificação: livre
Nathy Faria, em parceria com os músicos Richard Neves, Fernando Delgado e Rafael Eloi, propõe uma viagem no tempo e nas canções de Bob Marley, experimentando sonoridades guiadas por teclados, bateria, baixo e voz. No repertório de “Jazzy Marley”, clássicos como “Woman no cry”, “I Shot the sheriff”, “Redemption song”, entre outros, recebem versões contemporâneas influenciadas por vertentes do jazz e do pop.

Grande Festa de Encerramento

26 de julho (sábado) | a partir das 14h
Local: Praça do Areão
Classificação: livre
Com uma extensa programação, voltada para toda a família e públicos de todas as idades, a Fundação Cultural reúne artistas e manifestações culturais numa grande festa de encerramento do Festival de Inverno. Ao longo do dia, atividades como o piquenique literário com a contadora de histórias Beatriz Myrrha e pintura facial, garantem a diversão da criançada. Apresentações culturais com Drummonzinhos, Meninos de Minas e Tumbaitá levam para a praça o resultado dos intensos trabalhos de pesquisa desenvolvidos por esses grupos, voltados para poesia, dança e música. Os participantes das equipes de slackline também marcarão presença. Grandes nomes da música itabirana, encerram o Festival de Inverno com o show “Versatilidades”. Carlos Cabeça, Tony Primo, Gleissinho, Ana Moreira, Renata Araújo, Mário Afrânio, Felipe Guiniu e Cláudia Silva serão presenças garantidas.













Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
Últimas Notícias