(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Primeiro dia de prova do Enem foi um sucesso, avalia Inep

"Não foram registradas intercorrências graves em nenhum dos 418 locais de aplicação", informou, em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira( Inep)


postado em 03/12/2016 21:46 / atualizado em 03/12/2016 22:20

Alunos chegando para as provas do Enem, na PUC/MG(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Alunos chegando para as provas do Enem, na PUC/MG (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)

As provas do primeiro dia da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) "foram realizadas com sucesso", avaliou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A aplicação do teste contou com monitoramento, além do Ministério da Educação (MEC), das polícias estaduais e Federal, do Exército e de outros parceiros.

"Não foram registradas intercorrências graves em nenhum dos 418 locais de aplicação", informou, em nota, o Inep.

Hoje (3), os estudantes tiveram quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. As provas foram aplicadas em 418 locais em 165 municípios. Não há exame apenas em quatro estados: Roraima, Acre, Amazonas e Amapá.

Ausências


O Inep ainda não divulgou um balanço da segunda aplicação. Isso será feito amanhã (4).

No entanto, segundo a autarquia, na manhã de hoje (3), a 3 horas do início do exame, cerca de 27% dos inscritos não haviam sequer acessado o cartão de confirmação, que indica o local de prova.

A primeira aplicação do Enem foi nos dias 5 e 6 de novembro e registrou o maior índice de ausências desde 2009 – 30% dos candidatos aptos a fazer o exame na data.

Segunda aplicação


O Enem foi aplicado no início de novembro para 5,8 milhões de candidatos, mas 277.624 tiveram o exame adiado, o que custou aos cofres públicos um adicional de R$ 10,5 milhões.

De acordo com o Inep, do total de candidatos inscritos para a segunda aplicação, 273.521 (98,52%) não puderam participar do Enem regular por causa das ocupações em escolas, universidades e institutos federais, e 4.103 (1,47%) foram afetados por contingências como interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Com Agência Brasil

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)