SIGA O EM

ATUALIDADES

Professores irão desbravar o interior do Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[{'id_foto': 1003181, 'arquivo_grande': '', 'credito': 'Terra Negra/Divulga\xe7\xe3o', 'link': '', 'legenda': 'Professores Percy, Vitor Augusto, \xc2ngelo Bagni, Juninho, Marcelo e outros: proposta inovadora de mostrar o Brasil em uma expedi\xe7\xe3o de 10 mil quil\xf4metros.', 'arquivo': 'ns62/app/noticia_127983242361/2015/12/29/720860/20151229101123250988e.png', 'alinhamento': 'center', 'descricao': ''}]

postado em 29/12/2015 09:32 / atualizado em 18/02/2016 10:28

Desbravar o coração do Brasil: esse é o objetivo de um grupo professores dos principais pré-vestibulares de Belo Horizonte. Eles buscam realizar propostas para uma educação inovadora, longe da zona de conforto da sala de aula, com uma perspectiva interdisciplinar e "ao vivo". Durante o mês de janeiro, entre os dias 4 a 28, os professores João Marcelo, Percy Fernandes, Vitor Augusto, Juninho Lopes (Geografia), Ângelo Bagni (Biologia), William Menez, Gabriel Verdin e Rafael Verdin (História) irão percorrer de carro cerca de 10 mil quilômetros do “sertão” brasileiro registrando e analisando as características da fauna, flora, morfologia, geografia, economia, cultura, memória e história do “sertão” e suas relações com o sertanejo. A construção e reconstrução da identidade do habitante do “sertão” nas suas relações com o litoral. Tudo isso será registrado em vídeo, áudio, nos relatos de viagem poetizados pelo professor Flávio de Castro (Literatura) e nas fotografias de Rafael Carrieri.

Terra Negra/Divulgação

A expedição irá atravessar seis Estados brasileiros, sendo eles Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Piauí e Maranhão, com paradas agendadas em localidades estratégicas, escolhidas a partir dos estudos prévios realizados pela equipe, como o Parque Nacional das Sempre-Vivas – MG, Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu – MG, o Projeto Jaíba – MG, Parque Estadual do Terra Ronca – GO, Parque Estadual do Jalapão – TO, Parque Estadual do Cantão – TO, Parque Nacional Chapada Das Mesas – MA e a fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, conhecida atualmente como "MaPiToBa". Todas essas localidades serão analisadas em suas características, agradando ao público que se interessa por viagem e aventura, mas, também, aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre conteúdos específicos das disciplinas e em Atualidades para o ENEM e outros vestibulares.

Como produto da expedição, será lançado um livro sobre o Brasil Central, um documentário e pequenos vídeos nas redes sociais. Após a publicação do livro, o grupo irá retornar às localidades visitadas para oferecer palestras às comunidades, reforçando a importância da valorização das tradições e das riquezas naturais e culturais do cerrado brasileiro.

Toda a viagem pode ser acompanhada diariamente no Youtube, Facebook e Instagram, confira os links:

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600