(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas VESTIBULAR

Torne-se um engenheiro aeroespacial no ITA


postado em 04/12/2015 11:53 / atualizado em 18/02/2016 10:38

No próximo dia 15 de dezembro, começa o vestibular de conteúdo mais denso na área de exatas e concorrido do país: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Considerado um centro de excelência em pequisa e desenvolvimento de tecnologias (P,D&I), o ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Ele está localizado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na cidade de São José dos Campos em São Paulo.

Sede do ITA: excelência em engenharia aeroespacial.(foto: Agência FAB)
Sede do ITA: excelência em engenharia aeroespacial. (foto: Agência FAB)
 

No vestibular, o instituto oferece 140 vagas no curso de graduação em Engenharia com especializações em: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. O ITA oferece moradia e serviços médicos e odontológico a custos subsidiados, além de bolsa de estudos em ensino e alimentação.

Engenheiros do ITA durante pesquisa em aerodinâmica.(foto: Agência FAB)
Engenheiros do ITA durante pesquisa em aerodinâmica. (foto: Agência FAB)
 

O processo seletivo é composto por questões fechadas em todas as disciplinas e questões abertas apenas nas disciplinas de Matémática, Física e Química e também uma Redação. Sendo que as questões abertas tem metade do peso das questões fechadas. Ou seja, o candidato deve domminar os conceitos da prova.

Programação

15/12/2015 (terça-feira)
8h* - 12h - Física
16/12/2015 (quarta-feira)
8h - 12h - Português e Inglês
17/12/2015 (quinta-feira)
8h - 12h - Matemática
18/12/2015 (sexta-feira)
8h - 12h - Química

*Horário de Brasília

Mesmo conseguindo a pontuação necessária para a aprovação, o vestibulando ainda passa por um exame médico de caráter eliminatório. Apenas os candidatos aptos ao serviço militar podem ser aprovados. Por ser parte da Aeronáutica, todos os seus alunos tem servir o serviço militar por um ano no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos, a menos que já sejam Aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas.

Na próxima semana, o portal UAI/EM e o Percurso Pré-vestibular irão lançar uma série de vídeos exclusivos com dicas dos maiores especialistas do exame em Minas Gerais, os professores Rômulo e Jesus. Não deixe de ver, se você irá fazer o vestibular do ITA.

Sobre o ITA

Inspirado visão sonho do oficial da aeronáutica Casimiro Montenegro Filho em desenvolver um centro de pesquisa tecnológica similar ao MIT (Massachusets Institute of Technology), o ITA foi criado em 16 de janeiro de 1950 e tem como missão à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse do campo Aeroespacial, em geral, e do Comando da Aeronáutica, em particular.

Formatura de engenheiros: disciplina militar e inovação.(foto: Agência FAB)
Formatura de engenheiros: disciplina militar e inovação. (foto: Agência FAB)
 

Hoje o ITA é o mais importante centro de educação na formação de especialistas para a pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial do Brasil. A excelência na formação dos seus profissionais tornaram possível a criação de empresas como a EMBRAER e da Agência Espacial Brasileira.

Mais informações: https://www.vestibular.ita.br/

Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)