(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cartão do Enem deve ser retirado no site do Inep

Documento que indica onde o candidato fará as provas não será enviado por correio neste ano e já pode ser acessado no site do Inep. Estado de Minas publica simuladão


postado em 10/10/2015 06:00 / atualizado em 10/10/2015 11:26

Estudantes chegam à UFMG para os exames do Enem do ano passado: Inep recomenda que candidato conheça o local onde fará as provas com antecedência(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 9/11/14)
Estudantes chegam à UFMG para os exames do Enem do ano passado: Inep recomenda que candidato conheça o local onde fará as provas com antecedência (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 9/11/14)
 

Os candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem retirar o cartão de confirmação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame. A consulta deve ser realizada no endereço enem.inep.gov.br/participante. A orientação é que o estudante verifique os dados e se certifique do local onde fará as provas, marcadas para os dias 24 e 25. Pela primeira vez, o cartão não será enviado para a residência do candidato. Como a maior parte dos estudantes ainda não fez a consulta, a duas semanas das provas, o ministério está enviando e-mail aos inscritos que ainda não verificaram os dados do cartão de confirmação.

Até o último balanço, divulgado pelo Inep na tarde de ontem, cerca de 2,6 milhões de participantes haviam acessado o cartão de confirmação de inscrição. Cerca de 7,75 milhões de candidatos deverão fazer o teste, cujas notas serão usadas para que se

cadastrem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma informatizada que gerencia as vagas para os cursos das instituições públicas de ensino superior.

O presidente do Inep, Francisco Soares, recomendou que o candidato se certifique do local da prova e se programe para visitá-lo antes do fim de semana do teste. Os estudantes que perderam ou se esqueceram da senha poderão recuperá-la via e-mail (informado na inscrição) ou SMS (de celular válido). O inscrito também pode recorrer ao serviço do Inep para tirar dúvidas pelo telefone 0800-616161. No dia 24, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 25, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

O cartão deverá apresentar os dados do participante, com data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

SIMULADO Na edição deste sábado, o Estado de Minas publica simulado elaborado por professores dos colégios Bernoulli, Coleguium, Santo Antônio, Magnum Cidade Nova e Loyola, instituiçõess mineiras que ficaram entre as 10 melhores posições do Enem 2014. Ao longo da próxima semana, terá continuidade a série de reportagens, com dicas sobre as áreas de ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e suas tecnologias, bem como reportagens sobre como se preparar para as provas.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)