SIGA O EM

BIOLOGIA

Ascaridíase - o flagelo da pobreza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/09/2015 11:54 / atualizado em 16/09/2015 14:26

Percurso Pré-vestibular /ENEM

A verminose intestinal mais presente no mundo é a Ascaridíase. Causada pelo verme Ascaris lumbricóides, popularmente conhecido como lombriga, a doença atinge tanto o meio urbano como o rural, mas está vinculada a pobreza e a falta de higiene. É comum encontrar seus ovos nos alimentos, água não tratada, em bancos de praças, nos apoios dos ônibus e até mesmo no dinheiro. Seus ovos têm 50 micrômetros e portanto são invisíveis a olho nu.

 

Internet


As lombrigas são vermes nemátodeos, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. Logo, o parasita tem um corpo cilíndrico e alongado. O seu aspecto é liso e brilhante, sua cor varia entre o branco e o amarelo. Sua boca, em uma das extremidades, possui três grandes lábios. A sua reprodução é sexuada, ou seja, tem lombriga macho e fêmea. Os vermes adultos podem viver até dois anos. O comprimento do parasita varia entre 15 a 40 centímetros, sendo que o número de parasitas em um mesmo hospedeiro pode chegar ao impressionante número de seiscentos.

 

 A contaminação da verminose ocorre, normalmente, pela ingestão de água ou alimentos contaminados por seus ovos. Por isso sua prevenção está ligada diretamente a questão do saneamento básico e da higiene. As crianças são a população mais atingida, já que não entendem as regras de higiene. Todo o seu ciclo biológico possui apenas um hospedeiro ou tipo monoxeno: o homem.

 

Valter Campanato/Agência Brasil
 

 

A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos da lombriga na água ou alimentos, especialmente verduras. No intestino delgado, as larvas são liberadas e alcançam a corrente sanguínea. Elas infectam o fígado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguíneos novamente, passando pelo coração e seguem para os pulmões. Nos pulmões se instalam nos alvéolos, e crescem mais com os nutrientes e oxigênio abundantes nesse órgão. Quando crescem um pouco mais, as larvas saem dos pulmões e sobem pelos brônquios chegando a faringe e a epiglote onde são deglutidas pelo tubo digestivo - causando uma cosquinha na garganta. Em seguida, elas passam pelo estômago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento, tornando-se adultos. A lombriga adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse período, ocorre a cópula e a liberação de ovos que são excretados com as fezes. Uma fêmea é capaz de liberar 200 mil ovos por dia e dando início ao ciclo novamente.

 

Percurso
 

 

Os principais sintomas são: dor abdominal, flatulência, cólica, diarreia, náuseas, vômito e presença de vermes nas fezes.Em casos de grandes infestações, eles podem causar oclusão intestinal (entupimento do intestino), o que pode levar a morte.

O tratamento da ascaridíase é feito com medicação. No entanto, a melhor estratégia de combate a doença é a prevenção - que muitas vezes tem que ser realizada em conjunto com a atuação de políticas públicas. A proxilaxia é realizada através de:

  • Cuidados com a higiene pessoal;
  • Uso de água tratada, fervida ou com cloro);
  • Higienização de alimentos in natura;
  • Saneamento básico;
  • Tratamento dos doentes.

Artigo do Percurso Pré-vestibulare e Enem.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600