(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Usando a termodinâmica para manter a cerveja gelada


postado em 13/05/2015 13:49 / atualizado em 13/05/2015 16:13

Você está em um churrasco e vai tomar uma cerveja gelada em um dia bem quente. É claro que quer manter a bebida gelada pelo maior tempo possível enquanto estiver bebendo, não é... Qual é a melhor opção, utilizar um copo de plástico ou de alumínio?

Copo de alumínio não é a melhor opção para sua cerveja ficar mais tempo gelada.(foto: https://steelysdrinkware.com/)
Copo de alumínio não é a melhor opção para sua cerveja ficar mais tempo gelada. (foto: https://steelysdrinkware.com/)
 

Um erro frequente é escolher um copo metálico, pois ao segurá-lo você o sente gelado, além de formar gotículas de água em volta dele, igual as propagandas de tv. Lembre-se, não existe quente e frio, existe na verdade uma sensação térmica causada pela diferença de temperaturas entre os corpos.

Se voce sente algo "gelado" no copo, é porque ele está roubando, com grande intensidade, energia em forma de calor da sua mão. Como o alumínio tem alta condutividade térmica, ele transfere o calor da sua mão para a bebida, fazendo com que sua cerveja aumente a temperatura em menor tempo que o copo de plastico, que é um mau condutor de calor. Resumindo, o copo de plástico é um isolante térmico muito melhor que o copo de alumínio e manteria sua bebida gelada por mais tempo.

(foto: Otniel Souza)
(foto: Otniel Souza)
 

E as gotas de água no copo? Elas aparecem devido à condensação do vapor d'agua suspenso na atmosfera. O copo já transferiu energia à bebida, resultando temperatura baixa, pois ele tende a entrar em equilíbrio térmico.O vapor em contato com o recipiente fornece também energia a ele, diminuindo a sua temperatura e se condensa tornando líquido. Por isso em dias de calor, fuja dos copos de metal.

Franklyn Laporte é professor de Física no Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)