(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

A Secessão e a industrialização da guerra

Como a Guerra Civil Americana tornou-se o primeiro conflito industrializado da humanidade, tornando o genocídio em massa possível nas grandes guerras modernas.


postado em 11/05/2015 11:06 / atualizado em 11/05/2015 13:06

Guerra Civil Americana, também conhecida Guerra de Secessão ou foi uma guerra civil travada entre 1861 e 1865 nos Estados Unidos, durante o governo de Abraham Lincoln, depois de vários estados escravistas do sul declararem sua secessão e formarem os Estados Confederados da América. Os estados que não se rebelaram ficaram conhecidos como "União". A guerra teve sua origem na controversa questão da escravidão, especialmente nos territórios ocidentais. Após quatro anos de sangrentos combates que destruíram grande parte da infraestrutura do sul do país, a Confederação entrou em colapso, a escravidão foi abolida, um complexo processo de reconstrução começou, a unidade nacional retornou e a garantia de direitos civis aos escravos libertos começou.

Marcas de castigos aos escravos da cultura de algodão: o horror nas fazendas no sul dos Estados Unidos.(foto: McPherson and Oliver - U.S. National Archives, 1863)
Marcas de castigos aos escravos da cultura de algodão: o horror nas fazendas no sul dos Estados Unidos. (foto: McPherson and Oliver - U.S. National Archives, 1863)

A Guerra Civil Americana foi uma das primeiras verdadeiras guerras industriais. Estradas de ferro, o telégrafo, navios a vapor e armas produzidas em massa foram utilizados extensivamente. A mobilização de fábricas, minas, estaleiros, bancos, transportes e alimentos civis prenunciavam a Primeira Guerra Mundial. O conflito foi a guerra mais mortal na história dos Estados Unidos, resultando na morte de cerca de 750 mil soldados e um número indeterminado de vítimas civis.
Soldados da União nas trincheiras de Fredericksburg, Virginia (EUA). Industrialização dos estados do Norte garantiram a vitória sobre os estados confederados do sul.(foto: J. Russell, 30 de abril de 1863 - U.S. National Archives)
Soldados da União nas trincheiras de Fredericksburg, Virginia (EUA). Industrialização dos estados do Norte garantiram a vitória sobre os estados confederados do sul. (foto: J. Russell, 30 de abril de 1863 - U.S. National Archives)

Gettysburg: um banho de sangue
"A colheita da morte" - milhares de corpos de soldados da União e Confederados estendidos nos campos após a batalha de Gettysburg. (foto: Timothy H. O'Sullivan - U.S. National Archives, 1863 )

A Batalha de Gettysburg na colina do cemitério foi mais sangrenta de todos os tempos na história norte-americana, estima-se que as baixas chegaram até 50 mil soldados em três dias de batalha. Os confederados foram liderados pelo general Robert E. Lee e a União pelo general George G. Meade. A vitória do Norte, iniciou a derrocada da Confederação.

Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)