(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MATEMÁTICA

"Go" e a matemática da mente humana

Jogo chinês de 5 mil anos demonstra a superioridade da mente humana em relação aos supercomputadores


postado em 07/05/2015 10:57 / atualizado em 11/05/2015 11:25

"Go" mostra a superioridade da mente humana em relação aos supercomputadores. Com origem há cerca de 5 mil anos na antiga China, "Go" é um jogo estratégico de soma zero e de informação perfeita para tabuleiro, em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas. O seu nome se originou da pronúncia japonesa de um antigo caractere ? (go) e sua tradução significa "jogo de cercar (território)". Acredita-se que nenhuma partida de "Go" foi repetida nem uma única vez!

Tabuleiro e peças do
Tabuleiro e peças do "Go" - possibilidades quase infinitas. (foto: Zizou Man/CC-2014/Internet)

Isso pode ser verdade já que em um tabuleiro 19x19, existem cerca de 3³6¹×0.012 = 2.1×10¹7° posições possíveis, a maioria das quais são o resultado final de cerca de (120!) 2 = 4.5×10³?7 diferentes partidas sem capturas, resultando num total de 9.3×10567 jogos. Permitindo fazer capturas, então temos 10 elevado a (7,5 x 1048) partidas possíveis, a maioria das quais chegariam a ter 1.6×104? movimentos. Só para fazer duas comparações, o número de posições legais no Xadrez é estimado entre 104³ e 105° (com 10¹²³ partidas legais), e os físicos estimam que não há mais do que 10?° prótons no universo inteiro visível.
(foto: Montagem sobre foto de Otniel Souza.)
(foto: Montagem sobre foto de Otniel Souza.)

Devido a essas características, os supercomputadores ainda são incapazes de derrotar grandes mestres do "Go", assim como fizeram no "Xadrez", "Otelo", "Pôquer" e outro jogos. Curiosidade: "Go" era o jogo preferido de Einstein, do prêmio Nobel John Nash, do especialista em criptografia I.J.Good e de outros grandes nomes da física e matemática.

Raphael Xanchão é professor de Matemática do Percurso Pré-vestibular e Enem.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Go_and_mathematics

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)