(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Gêngis Khan e o legado mongol


postado em 04/05/2015 15:14 / atualizado em 04/05/2015 15:47

"Com a ajuda do Céu, eu venci um império enorme. Mas minha vida era muito curta para alcançar a conquista do mundo. Essa tarefa é deixada para você" - disse Temudjin (1162-1227), ou mais conhecido como Gêngis Khan (o Khan dos Khans). Impiedoso e violento, ele conquistou o maior império que um só homem já dominou durante o século XIII. Em seus 65 anos de vida, o líder nascido na Mongólia construiu o maior império em extensão, da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio. Seus descendentes chegaram à Europa e ao Golfo Pérsico. “É a carreira militar mais fulminante da história. É como se um chefe de uma tribo indígena brasileira conquistasse hoje a América do Sul”, afirma Mario Bruno Sproviero, professor de Língua, Literatura e Cultura Chinesas da Universidade de São Paulo (USP). A comparação faz todo sentido. Além de dispersos geograficamente, os mongóis não possuíam leis escritas, na verdade não tinham sequer escrita. Não conheciam a agricultura e seus modos eram pouco civilizados, mesmo para os padrões da época.

Raro retrato de Gêngis Khan pintado em seda... Imagem registrada no álbum da dinastia Yuan.(foto: National Palace Museum in Taipei - Domínio Público.)
Raro retrato de Gêngis Khan pintado em seda... Imagem registrada no álbum da dinastia Yuan. (foto: National Palace Museum in Taipei - Domínio Público.)

Mas nem só o terror construiu o império de Gêngis Khan. Ele foi um líder carismático, com profundo senso de justiça. Atos de bravura conquistavam seu coração e os guerreiros mais valentes, mesmo entre os inimigos, eram recompensados com posições de comando em suas tropas. Foi o primeiro líder a instituir a meritocracia na escolha dos seus generais, alto funcionários e conselheiros. Por outro lado, os traidores eram castigados com a morte. O líder era grato aos amigos e respeitava a religião alheia, incorporando cristãos, budistas e muçulmanos em seus quadros. Valorizava o conhecimento a seu modo: entre os prisioneiros, aqueles que tinham profissões ou alguma habilidade eram enviados para Caracorum, fortaleza militar que servia de capital para os mongóis. Preferia a recuar a ter grandes perdas em uma batalha, não dormia em palácios - apenas em tendas e vivia no modo simples mongol, ganhando muita admiração e lealdade do soldado comum.
Cerco mongol: Supremacia tecnológica nas armas de cerco às custas da escravização de engenheiros e cientistas dos povos conquistados.(foto: Bill Toroli - Mural of seige warfare, Genghis Khan Exhibit, Tech Museum San Jose, 2010 (CC))
Cerco mongol: Supremacia tecnológica nas armas de cerco às custas da escravização de engenheiros e cientistas dos povos conquistados. (foto: Bill Toroli - Mural of seige warfare, Genghis Khan Exhibit, Tech Museum San Jose, 2010 (CC))

O Legado Mongol

A "Pax Mongolica" - enquanto perdurou - garantiu a expansão do comércio entre o oriente e a Europa, como a "Estrada da Seda" e abertura das antigas rotas da Antiguidade. A restauração das rotas de comércio trouxe para o oriente muitos mercadores europeus e embaixadores ocidentais. Com efeito, a "Pax Mongolica" foi um dos mais importantes mecanismos que movimentou o renascimento comercial da Europa Medieval.

A expansão do Império Mongol.(foto: CC BY-SA 3.0)
A expansão do Império Mongol. (foto: CC BY-SA 3.0)

Na cultura, o maior legado de Gengis Khan foi a propagação do "Yassak", ou código de leis e de moral dos mongóis por toda a Ásia e parte da Europa. Fazem parte do "Yassak" normas morais, como amar ao próximo, não roubar, não cometer adultério e não mentir; normas educacionais, como honrar o justo e o inocente, respeitar os sábios; éticas, como não trair ninguém, poupar os idosos e os pobres; normas religiosas, que obrigavam todos os mongóis a honrar todas as religiões. Apesar da simplicidade das leis, a punição pela a maior parte dos delitos na época era a morte. E os mongóis desse período tinham uma incrível criatividade para as penas de morte...

Artigo escrito pelo Percurso Pré-vestibular e Enem.

 

Fontes:
Man, John. Genghis Khan: Life, Death and Resurrection. Londres; Nova York: Bantam Press. ISBN 0-593-05044-4
Morgan, David. The Mongols. Nova York: Blackwell Publishers. ISBN 0-631-17563-6
Saunders, J.J. The History of the Mongol Conquests. University of Pennsylvania Press, 1 de março de 2001, ISBN 0-8122-1766-7.
Weatherford, Jack. Genghis Khan and the Making of the Modern World. [S.l.]: Crown Publisher e Three Rivers Press. ISBN 0-609-80964-4

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)