SIGA O EM

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Há 60 anos, morria o físico Albert Einstein

Matemático responsável pela Teoria da Relatividade se tornou um dos maiores cientistas da atualidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/04/2015 11:16 / atualizado em 20/04/2015 08:24

No dia 18 de abril de 1955 morria, em Princeton (EUA), por conta de um aneurisma abdominal, o físico Albert Einstein. Einstein se recursou a ser operado, por considerar que "tinha vivido tudo que podia viver". Considerado um dos maiores cientistas da atualidade, ele é conhecido pela fórmula E=mc², que descreve a relação entre massa e energia e cria os fundamentos da mecânica quântica. Nascido no dia 14 de março de 1879 na Alemanha, Einstein publicou em 1915 a teoria geral da relatividade, onde desenvolveu a noção da gravidade, como resultante da curvatura do tempo-espaço. Com sua teoria, derrubou o conceito da invariabilidade do tempo e as leis do movimento de Isaac Newton.


Devido ao nazismo na Alemanha, Einstein decidiu imigrar para os Estados Unidos, em 1932, onde trabalhou como professor em Princeton. Apesar de seus estudos contribuírem para a bomba atômica, ele nunca participou e sequer foi convidado pelo governo americano para sua construção durante o Projeto Manhattan. Provavelmente seu nome foi cortado da equipe pelas suas ideias pacifistas e socialistas. Após a detonação da bomba atômica em Hiroshima no Japão em agosto de 1945, o físico mobilizou a comunidade científica internacional para conter a bomba e demonstrar os seus riscos para a humanidade.


Depois da guerra, Einstein dedicou o resto da vida na Universidade de Princeton aos estudos de uma teoria completa para unificar a gravidade com as forças eletromagnéticas. Apesar de ter pesquisado vários aspectos da teoria geral da relatividade, como buracos de minhoca, a possibilidade de viajar no tempo, buracos negros e a criação do universo, ele nunca completou seu trabalho. Einstein recebeu inúmeros prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Nobel de Física e morreu aos 76 anos de idade. Em 1999, a revista Time o classificou como o homem mais influente do século XX.

As charadas de Einstein

Albert Einstein, além de físico, matemático e filósofo, gostava de criar quebra-cabeças e charadas. Alguns especialistas dizem que 98% da pessoas são incapazes de resolvê-los. Outros sugerem que Einstein criou esses quebra-cabeças não para testar a inteligência, mas para se livrar de todos os alunos o procuravam para orientação. Pode ser que não haja alguma verdade nessas histórias, mas de qualquer forma, ele criou ótimos enigmas.

Vamos ver se você consegue resolver esse: Einstein e o time de futebol.

Há 7 jogadores em uma equipe de futebol. Cada jogador tem uma posição diferente, número de camisa e altura. Descubra o nome, a sua posição e altura corretos. Os dados:

Justin é o goleiro
O atacante da direita é #10
O goleiro tem 6'4''
Joe é 6'1''
Ryan é o atacante da direita
A pessoa ao lado de Ryan é #14
A pessoa que possui 6'4'' é # 16
#10 tem 5'8''
O atacante da esquerda é #15
Brad é o beque direito
Brendan é o #20
Michael tem 7'1''
Miguel é #6
Michael é o beque direito
#42 é o beque direito
Brad tem 6'2''
#6 é o defesa central
#15 tem 7'1''
#20 tem 6'7''
Miguel tem 5'10''
#14 tem 6'1''
A pessoa que possui 6'7'' é o beque da esquerda.

Clique aqui para ver a resposta.

Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem



Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Eduardo
Eduardo - 18 de Abril às 16:59
Que dureza este texto. A fórmula E=mc2 originou a Mecânica Quântica e o Einstein quis unificar a gravidade com as forças eletromagnéticas. Jornalista escrevendo sobre coisas do jornalismo já está difícil, sobre ciência então...
 
Eduardo
Eduardo - 18 de Abril às 16:59
Que dureza este texto. A fórmula E=mc2 originou a Mecânica Quântica e o Einstein quis unificar a gravidade com as forças eletromagnéticas. Jornalista escrevendo sobre coisas do jornalismo já está difícil, sobre ciência então...
 
Jose
Jose - 18 de Abril às 16:48
Quem morreu em 1955 já tem 60 anos de morto e não 50 conforme apresentado
 
Raimundo
Raimundo - 18 de Abril às 16:41
Pelo amor de Deus Estagiário. Se ele morreu em 1955 hoje fazem 60 ANOS E NÃO 50.!!!!
 
João
João - 18 de Abril às 16:53
A matemática passou longe da redação do Uai. Os restos de Einstein devem ter dado uma sacudida no túmulo.