SIGA O EM

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

O Grande Colisor de Hádrons está ativo novamente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/04/2015 15:41 / atualizado em 07/04/2015 16:03

Prof. Franklyn Laporte

Foi noticiado nos principais meios de comunicação que Grande Colisor de Hádrons (LHC) foi religado pela primeira vez desde 2013, com prótons circulando no túnel da máquina. Mas você sabe o que é um LHC?
Divulgação: CERN
O LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons) é um super acelerador de partículas que já consumiu bilhões de dólares desde o início do seu funcionamento em 2008. Com 27 km de diâmetro e situado 175 metros abaixo do nível do solo próximo a Genebra na Suíça, o LHC é considerado uma das maiores maravilhas científicas da humanidade. Através dele, cientistas esperam explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Supõe-se que os experimentos realizados pelo dispositivo possa revolucionar a física desde as teorias da relatividade de Einstein.
Divulgação:CERN
Uma dessas experiências envolve a partícula subatômica Bóson de Higgs, também chamada de "partículas de Deus" por ser considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo. Por tentar recriar os instantes posteriores ao Bing Bang através das colisões de partículas a velocidade próxima à da luz, o LHC poderá gerar informações chaves para explicar a origem de todos nós.
 
O prof. Franklyn Laporte leciona Física no Percurso Pré-vestibular e Enem.


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600