(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

O Grande Colisor de Hádrons está ativo novamente


postado em 07/04/2015 15:41 / atualizado em 07/04/2015 16:03

Foi noticiado nos principais meios de comunicação que Grande Colisor de Hádrons (LHC) foi religado pela primeira vez desde 2013, com prótons circulando no túnel da máquina. Mas você sabe o que é um LHC?
LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons)(foto: Divulgação: CERN)
LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons) (foto: Divulgação: CERN)
O LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hádrons) é um super acelerador de partículas que já consumiu bilhões de dólares desde o início do seu funcionamento em 2008. Com 27 km de diâmetro e situado 175 metros abaixo do nível do solo próximo a Genebra na Suíça, o LHC é considerado uma das maiores maravilhas científicas da humanidade. Através dele, cientistas esperam explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Supõe-se que os experimentos realizados pelo dispositivo possa revolucionar a física desde as teorias da relatividade de Einstein.
Um evento simulado no detector de CMS, com o aparecimento do Bóson de Higgs. (foto: Divulgação:CERN )
Um evento simulado no detector de CMS, com o aparecimento do Bóson de Higgs. (foto: Divulgação:CERN )
Uma dessas experiências envolve a partícula subatômica Bóson de Higgs, também chamada de "partículas de Deus" por ser considerada uma das matérias-primas básicas da criação do Universo. Por tentar recriar os instantes posteriores ao Bing Bang através das colisões de partículas a velocidade próxima à da luz, o LHC poderá gerar informações chaves para explicar a origem de todos nós.
 
O prof. Franklyn Laporte leciona Física no Percurso Pré-vestibular e Enem.


*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)