(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inep alerta que 20% dos candidatos ainda não acessaram na web documento com local de prova

A orientação é para que os candidatos se certifiquem do local da prova com antecedência. Na Região Sudeste, 79,1% dos inscritos acessaram o site até o último levantamento


postado em 21/10/2015 06:00 / atualizado em 21/10/2015 17:37

As amigas Cleo, Aline (à frente), Fernanda e Giovanna (ao fundo) já imprimiram o cartão de confirmação: inseparáveis no colégio, vão prestar provas em locais diferentes(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
As amigas Cleo, Aline (à frente), Fernanda e Giovanna (ao fundo) já imprimiram o cartão de confirmação: inseparáveis no colégio, vão prestar provas em locais diferentes (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)

Os estudantes deverão imprimir o cartão de confirmação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão realizadas no próximo fim de semana em todo o Brasil. Pela primeira vez, o documento não foi enviado para a residência dos estudantes e só pode ser acessado pela internet na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O endereço é enem.inep.gov.br/participante. De acordo com o último balanço, cerca de 20% dos estudantes ainda não haviam acessado o site. Até ontem, dos 7,7 milhões de inscritos, 6,1 milhões (78%) participantes haviam entrado na Página do Participante em busca do documento. “É fundamental que os inscritos que ainda não acessaram o cartão de confirmação façam esse procedimento ao longo da semana com tranquilidade”, afirmou, em nota, o presidente do Inep, Chico Soares.

A orientação é para que os candidatos se certifiquem do local da prova com antecedência. Na Região Sudeste, 79,1% dos inscritos acessaram o site até o último levantamento. Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de candidatos, são 870.384 inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo, com mais de 1,25 milhão de candidatos. De acordo com MEC, a mudança na forma de envio representa economia de R$ 16,5 milhões para os cofres públicos.
Para acessar o cartão de confirmação, o participante deve informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento.

Quem esqueceu a senha, deve entrar na Página do Participante para recuperá-la. Para isso, basta informar o CPF e a data de nascimento. Feita a solicitação de senha, é necessário aguardar o encaminhamento por e-mail ou mensagem no celular (SMS) para realizar o novo acesso.

O cartão apresenta a identificação – nome, CPF, número de inscrição no Enem –, informações sobre hora e local de realização das provas e informações específicas, como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), se há necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio, se for o caso.

RELAXAMENTO Os colégios prepararam atividades de relaxamento para os dias que antecedem as provas. A meta é ajudar os estudantes a controlar a ansiedade. As atividades vão desde lanches coletivos até passeios na natureza. Hoje, no Colégio Magnum Buritis, os estudantes poderão participar de lanche coletivo e de atividades físicas. Também será realizada uma oficina de construção de aviãozinho de papel e pipa e futebol de sabão. Amanhã, os estudantes do Instituto Padre Machado farão caminhada pela Serra da Piedade. O objetivo é oferecer momento de reflexão, análise e relaxamento.

No Colégio Padre Eustáquio, um quiz com perguntas sobre a matéria do Enem será aplicado na hora do intervalo. Por volta das três da tarde, os alunos poderão se divertir com uma aula de dança de salão. A ideia, segundo Mateus Pereira de Almeida, professor de dança, é proporcionar aos alunos momentos de relaxamento e descontração. Na véspera da prova, os alunos do Colégio Arnaldo passarão o dia em um clube recreativo com atividades motivacionais e esportivas.

As amigas Aline Safar e Fernanda Solano, ambas de 17 anos, Cleo Gonzaga e Giovanna Lavarini, ambas de 18, são inseparáveis e durante o processo de preparação para o Enem estiveram juntas no Colégio Padre Machado. As quatro já entraram no site do Inep e imprimiram o cartão de confirmação. Mas, na hora da prova, elas estarão separadas. Cada uma fará a prova em um local. Fernanda optou para fazer a prova no interior, na cidade dos pais, para fugir do trânsito. Ela fará a prova em Luz. “Lá é mais tranquilo e evitarei aborrecimento de trânsito”, disse. As meninas também estão atentas para não atrasar e chegar às 12h, quando os portões serão abertos. Este ano as provas terão uma novidade: os portões serão fechado às 13h, mas as provas só se iniciam às 13h30.

PASSO A PASSO

Endereço
  • Neste ano, o cartão de confirmação da inscrição do participante está disponível, exclusivamente, na Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante
  • O cartão de confirmação da inscrição não é documento obrigatório para a realização do exame, porém, é recomendável que o participante o tenha em mãos, para verificar as informações do local de provas.

O que o cartão contém
  • Número da inscrição;
  • Data, hora e local onde serão realizadas as provas;
  • Indicação da solicitação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso);
  • Opção de língua estrangeira;
  • Solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Como retirar
  • Para imprimir o cartão o candidato deve informar CPF e senha na Página do Participante.
  • Caso tenha esquecido a senha, a recuperação deve ser feita no endereço enem.inep.gov.br/participante. O participante recebe nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição.
  • Caso não tenha informado ou tenha alterado o celular ou o e-mail cadastrados na inscrição, o participante deve selecionar a opção “esqueci minha senha”, digitar os dados solicitados e em seguida selecionar “alterar dados cadastrais”

    Não perca: neste sábado e domingo, o Portal Uai e o Chromos publicam gabarito extra-oficial do Enem


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)