(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inscrições para o Sisu se encerram nesta quarta-feira

Segunda edição do Sistema de Seleção Unificada oferece mais de 55 mil cadeiras em 72 universidades públicas. Cursos da UFMG estão entre os mais disputados no país


postado em 09/06/2015 06:00 / atualizado em 09/06/2015 06:45

Escola de Engenharia da Federal de Minas: curso da universidade mineira tem grande procura(foto: Euler Junior/EM/D.A Press )
Escola de Engenharia da Federal de Minas: curso da universidade mineira tem grande procura (foto: Euler Junior/EM/D.A Press )

As inscrições da segunda edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já estão abertas e se encerram na quarta-feira, às 23h59. São 55.576 vagas em 72 instituições públicas. A lista de cursos ofertados já se encontra disponível no site do programa (sisu.mec.gov.br), onde também é realizada a inscrição. É possível ainda baixar aplicativo de consulta às vagas do Sisu 2015. Na primeira edição deste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a segunda mais procurada, com mais de 186 mil inscrições.


Para participar do Sisu, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter tirado zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem do ano passado, lembrando que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), no dia 15, será divulgado o resultado dos classificados na primeira opção, em chamada única. A matrícula deverá ser feita na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho. De 15 a 26 de junho será aberta a inscrição na lista de espera. A partir de 2 de julho, os candidatos da lista de espera começam a ser chamados pelas instituições em caso de abertura de vagas. No processo de inscrição, pode-se escolher até dois cursos, definindo a preferência. Até o fechamento do processo, é possível alterar a opção.

No ato da inscrição, o estudante deve selecionar a modalidade em que vai concorrer às vagas: ampla concorrência, Lei de Cotas ou eventuais reservas às ações afirmativas das instituições. A partir da nota obtida no Enem, o sistema vai fazer a seleção dos melhores classificados de acordo as opções realizadas.

NOTA DE CORTE O sistema informará periodicamente a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado na opção escolhida, com base no número total de inscritos e de vagas oferecidas. O candidato poderá alterar diversas vezes sua opção de curso até as 23h59 de amanhã, quando então vai valer sua última escolha para o processo de seleção do Sisu 2015.

Caso não seja selecionado para o curso marcado como primeira opção, o estudante poderá optar por fazer parte da lista de espera. Para isso, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do sistema unificado. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Enquanto isso...
...Cronograma do Prouni
Quem não conseguir uma vaga no ensino superior público tem ainda a opção de tentar vaga nas instituições particulares por meio de bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) Trata-se do Programa Universidade para Todos (Prouni), que a parti do dia 16 abre inscrições para sua segunda edição de 2015. O prazo para se inscrever é até dia 18. O processo prevê uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet, pelo site prouniportal.mec.gov.br, onde estão todas as informações sobre o programa, que é destinado a estudantes brasileiros de baixa renda. Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Não pode ter zerado a redação.

Fique por dentro
» O que é?
Sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

» Inscrições
Até amanhã. Devem ser feitas pela internet, por meio do site sisu.mec.gov.br/sisu. Ao se inscrever, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. E também definir se vai concorrer às vagas previstas na lei de cotas ou demais políticas afirmativas das instituições, se for o caso

» Chamada
Nesta edição terá uma chamada única regular. O resultado será no dia 15 deste mês.


» Lista de espera
De 15 a 26 deste mês

» Matrículas
A matrícula da chamada regular vai de 19 a 23 de junho. A partir de 2 de julho inicia a convocação da lista de espera

» Pré-requisitos
Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Enem de 2014 e não ter zerado a redação. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá mensagem negando a inscrição


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)