(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Notas estão longe do ideal no ensino fundamental


postado em 08/12/2014 08:25 / atualizado em 08/12/2014 08:41

Os dados nacionais mostram que apenas 54,3% dos brasileiros concluíram o ensino médio até os 19 anos. Os números para o ensino fundamental também não foram satisfatórios. Enquanto a meta sinaliza 84%, apenas 71,7% dos alunos conseguiram finalizar a etapa até os 16 anos. O monitoramento mostra que, entre 2007 e 2009, os indicadores almejados foram atingidos, mas, desde então, têm se afastado do objetivo.

Alejandra Velasco, coordenadora-geral do Todos Pela Educação, explica que as metas iniciais previam um crescimento menor. “O início é um período de adaptação, mas esperava-se que em 2009 esse crescimento se acelerasse.” Ela sinaliza melhora no ensino fundamental, mas em ritmo lento, que gera uma situação de estagnação no ensino médio.

Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares discorda da estagnação. “Quase todos os índices da educação brasileira estão crescendo. Não é o ideal, mas estamos avançando. Porém, como o país começou a se preocupar tarde com a educação, temos um caminho longo pela frente”, defende. Soares relembrou ainda que o governo se pauta pelo Plano Nacional de Educação, lei aprovada em junho de 2014, com 20 metas a serem alcançadas gradualmente até 2024.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)