(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barreiro tem a 1ª escola de ensino fundamental do país construída com PPP


postado em 14/07/2014 07:50

(foto: Divulgação PBH)
(foto: Divulgação PBH)

Com uma arquitetura que chama a atenção pela imponência e detalhes que deixam visíveis a qualidade da obra, a primeira escola de ensino fundamental construída por meio de parceria público-privada do Brasil abriu as portas para a comunidade. Erguida na Avenida Warley Aparecido Martins, 864, no Bairro Solar, Região do Barreiro, a Escola Municipal Solar Rubi possui uma área de 4.500 m² com 16 salas de aula, uma sala de computação, ginásio poliesportivo com vestiário e auditório com 158 lugares. Única instituição de ensino fundamental do entorno, ela possibilitará que as crianças não precisem se deslocar de ônibus para outros bairros.

Nesta segunda-feira, juntamente com as demais instituições da rede municipal de ensino, a escola dará início ao período letivo. São esperados 400 alunos do 1º ao 5º ano, transferidos de escolas do entorno para a nova escola, construída no próprio bairro. Um mês antes do início do período letivo, a escola abriu as portas para a comunidade. No dia 7 de junho, os moradores foram recepcionados com apresentação de teatro de sombras, narração de histórias e bate-papo sobre a comunidade e sua importância para a nova escola.

Desde que abriu as portas, a escola vem oferecendo diversas atividades. No final de junho, uma semana antes das demais escolas, iniciou o programa Escola nas Férias, projeto que oferece diversão e lazer em período de férias escolares. Cama elástica, pintura facial, jogos, oficinas e muitas brincadeiras tomaram conta da escola. Crianças de 6 a 14 anos puderam participar e, para permanecerem na escola das 9h às 16h, receberam lanches e almoço.

Com capacidade para atender 960 alunos de 6 a 14 anos de idade, a Escola Municipal Solar Rubi ainda possui vagas abertas do 1º ao 5º ano. As matrículas podem ser feitas a partir de quarta-feira, dia 16, das 8h às 17h, mediante apresentação do documento de identidade ou certidão de nascimento da criança e comprovante de endereço.

Além da Escola Municipal Solar Rubi, a primeira Parceria Público-Privada na área de educação do Brasil também prevê a construção de outras cinco escolas de ensino fundamental e 32 de educação infantil. Ao todo, serão beneficiados mais de 20 mil alunos em toda a cidade. Quatro Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) serão construídas por meio desta parceria na região do Barreiro. As Umeis Diamante e Maldonado estão em obras e as do Bairro das Indústrias e Lindeia serão iniciadas em breve.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)